A implantação de um sistema ERP começa com a escolha do software adequado para o segmento de atuação da empresa. Afinal, o objetivo é permitir maior controle e uma tomada de decisão mais assertiva.
Entretanto, algumas empresas percebem a deficiência de integração de determinados ERPs ao iniciarem o processo de e-commerce do seu negócio. Essa percepção, geralmente, vem com o passar do tempo e devido ao crescente número de vendas. Diante deste cenário, algumas integrações se fazem necessárias para integrar o ERP e iniciar as vendas online.
Por isso, nesse artigo, você confere algumas integrações necessárias para seu ERP e para vender online. Um exemplo delas são cadastros (produtos, estoques, preços) e pedidos.
Primeiramente, antes de iniciar o cadastro, deve-se avaliar o ERP atual da empresa e se perguntar: "Este ERP foi pensado para o e-commerce?". Assim, as empresas começam a enxergar pontos deficitários.
São eles:
A falta ou pouco conhecimento sobre a escolha de um sistema ERP faz com que algumas empresas tenham dificuldades ao decidirem investir no processo de e-commerce. Ou seja, há uma lacuna que precisa ser resolvida para iniciar o processo de transformação digital.
Desta forma, essa lacuna de integração do ERP atual para os canais inviabiliza muitas vezes o crescimento do negócio. Uma vez que, o sistema não está preparado para marcar e datar as alterações e enviar as informações de cadastros.
Outra integração importante é a importação de pedidos, pois evita erros e retrabalhos no processo.
Neste processo, geralmente o ERP é passivo, e os pedidos são enviados no sentido do e-commerce para o ERP.
A seguir, confira as informações que precisam constar no pedido:
Ter e manter essas integrações em pleno funcionamento é a chave para que as empresas tenham uma operação eficiente. Nesse sentido é importante pensar nos processos de separação, embalagem, emissão de nota, envio da nota, recebimento da etiqueta, emissão do PLP (pré-lista de postagem).
No próximo artigo, iremos aprofundar um pouco mais nas integrações quando o E-commerce atinge mais de 200 pedidos de venda por dia. Afinal, se a realidade da sua empresa for essa, a operação do seu negócio precisa evoluir. Ou seja, um upgrade será necessário nos processos e integrações.
O que você quer encontrar?