Por que as Datas Sazonais são tão importantes para o Varejo?
Um impulso fundamental para as vendas. É possível resumir assim a importância das chamadas Datas Sazonais para o Varejo. Também conhecidas como comemorativas, são dias específicos do calendário em que é possível explorar determinados temas e preparar o público por meio de ações como campanhas de marketing e promoções.
Em um cenário ainda marcado pela pandemia da Covid 19 e a lenta recuperação econômica do Brasil, as datas sazonais se tornam mais relevantes. E saber como aproveitá-las faz toda a diferença no orçamento do negócio.
Um ótimo exemplo disso é a Maria Chocolate. Marca conhecida dos mineiros na comercialização de artigos para confeitaria. A empresa vê na Páscoa a oportunidade para aumentar o faturamento e aumentar sua participação no mercado.
Regina Fátima, responsável pelas áreas de Compras e Estoque, fala sobre o que levou a marca a investimentos que vão fazer diferença em 2022. “Há mais de um ano tínhamos esse projeto porque nossa loja física não estava suportando mais o fluxo de pedidos e a grande demanda, principalmente durante a Páscoa. A partir daí vimos a necessidade de ter um Centro de Distribuição, onde é feita toda a operação do e-commerce”, explica.
O CD representou um grande salto de qualidade em logística e vendas. As operações foram iniciadas em janeiro e de lá são enviados produtos para todo o Brasil. Agora, todas as atenções estão voltadas para o feriado mais doce do ano. “Estamos com as expectativas lá em cima para a Páscoa, para vender muito”, afirma.
A Maria Chocolate conta com o Nérus WEB Omnichannel. Software mais completo do mercado para varejo de médio e grande porte, ele faz a integração entre lojas físicas, e-commerce e marketplace. É uma ferramenta completa para gerenciar diversos processos: compra, estoque, venda, faturamento e distribuição. Presente em diversas redes varejistas Brasil afora, o software é completo e dispensa a necessidade de outros sistemas. Todas as funcionalidades do dia a dia para as lojas estão lá e podem ser acessadas de maneira simples e prática.
Baseado no sistema operacional Lynux (o que dispensa a necessidade de licenças de operação), o Nérus WEB Omnichannel conta com banco de dados MYSQL aberto e ilimitado. Tanto o software quanto o banco de dados rodam na nuvem AWS, maior e mais segura do mundo. Esse fator elimina a necessidade de investir em data center, servidores e infra-estrutura específica para isso.
Recuperação da economia e fôlego para o Varejo
A retomada da economia brasileira e o avanço da vacinação contra a Covid 19 são fatores fundamentais para o fôlego do Varejo. Isso é comprovado pela percepção de quem acompanha o mercado de perto. Especialistas apontam que a Páscoa de 2022 será a melhor desde 2019, o último ano antes da pandemia. Líder no país, a Lacta espera um aumento de 10% nas vendas. Para alcançar essa meta, a empresa aposta na adaptação do portfólio para diferentes perfis de clientes, com opções variadas de produtos. Além dos tradicionais ovos de Páscoa, a marca vai oferecer barras de chocolate e caixas de bombons, com linhas exclusivas para as crianças.
De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio deve faturar R$2,16 bilhões nesse feriado. Na comparação com 2021, o valor representa aumento de 1,9%.
O e-commerce acompanha essa tendência de crescimento. Os pedidos devem crescer 6% e o ticket médio deve ter acréscimo de 4%. A aposta de diversas marcas é no omnichannel, modalidade que registrou crescimento exponencial justamente durante a pandemia. Mais do que oferecer preço, qualidade e uma boa experiência, é preciso facilitar o contato e a jornada de compra ao consumidor. Estabelecer relações de confiança, que vão além das transações comerciais, é fundamental.
O que você quer encontrar?