Você sabe como precificar produtos no varejo?
A correta precificação de produtos no varejo é bastante complexa. Digo isto, porque a grande maioria dos comerciantes entendem a precificação como um cálculo matemático e não como uma parte integrante da estratégia geral da empresa.
Neste post, vamos mostrar como fazer a precificação no varejo para garantir uma margem de lucro adequada. Isso é o que se chama estratégia de precificação, no marketing.
Você vai ver que, seguindo nossas dicas, você vai aprender como calcular preço de venda com base nos custos e em outros fatores relevantes.
Veja também: Maximize o seu lucro no varejo com uma boa gestão de preços
Antes de colocarmos os preços em nossos produtos, devemos conhecer alguns pontos:
Essas e outras perguntas devem ser feitas para evitar erros de avaliação que são bastante comuns. Sem isso, não tem como precificar produtos no varejo.
Esses erros podem ser verificados nas seguintes afirmativas dos consumidores ao se depararem com os preços de seu negócio:
“Nossa, não pensei que fosse tão caro!”
ou
“Tá muito barato, dá até para desconfiar”.
Na grande maioria das vezes, o consumidor percebe se aquele produto está em uma faixa correta de preço ou não. Esta percepção vem de informações recebidas pelos cinco sentidos e que são comparadas com outras experiências de compras feitas no passado.
Deste modo, o consumidor ao entrar em um concessionária da marca Mercedes Benz espera encontrar produtos de qualidade superior e sabe que irá pagar um preço por isto.
Quer saber como fazer isso com a sua marca? Vamos te mostrar!
Muitas vezes a estratégia encontra-se tão bem feita e enraizada perante o público que pode impedir a empresa de ousar em novos mercados.
A própria Mercedes Benz foi vítima de seu sucesso ao lançar o Classe A. Apesar de ter uma relação custo benefício superior entre seus competidores diretos, não conseguiu alcançar um volume de vendas que justificassem o investimento realizado.
Podemos ainda nos questionar: e se o mesmo carro fosse lançado pela Fiat ou pela Volkswagen, seria sucesso?
Após a correta definição de nossas estratégias e objetivos, começamos a estudar a precificação baseado nas informações do custo do produto.
Note que o custo do produto é apenas uma das variáveis que temos que analisar. Ele não necessariamente define o preço de venda.
É importante observar ainda como os concorrentes estão comercializando o produto:
E, assim, ponderar o nosso preço em função do que agregamos a mais ou a menos do que eles.
Outro passo importante é dar ciência ao público, funcionários e clientes, da política de preços da empresa.
Um bom exemplo disto são as companhias áreas.
Elas vendem passagens com diferenças de preços de mais 500% em um mesmo vôo, mas o cliente não reclama.
Por quê?
Porque sabe que está pagando mais caro ou mais barato em função de quando comprou a passagem e da classe escolhida.
Da mesma maneira, cada loja vai construir um posicionamento perante o seu público. E deve usar a precificação como mais uma das ferramentas disponíveis que irão ajudar na construção desta imagem.
Lembre-se ainda de evitar um dos grandes erros do varejo que algumas redes insistem em perpetuar.
Trata-se da criação de um mark-up padrão para todos os centros de lucros, produtos e lojas.
Isto é um crime que ou aniquila o crescimento das vendas ou elimina o lucro da operação. Não tem como precificar produtos no varejo dessa forma!
Outro ponto a ressaltar é a falta de consistência das informações que estão disponíveis na maioria das empresas.
Nem sempre o empresário confia nas informações que são disponibilizadas pelo sistema. E, quase sempre, ele tem razão. Uma vez que conhece bem a qualidade da mão de obra que utiliza.
A falta de preparação dos funcionários tem sido uma preocupação constante e um obstáculo ao crescimento de diversas empresas.
Com a incorporação de novas tecnologias pelo varejo, a necessidade de treinamento e qualificação das pessoas têm sido uma questão central.
Outro fator que contribui para a inconsistência das informações são as integrações dos processos.
Hoje em dia a entrada de uma nota fiscal no depósito alimenta automaticamente o estoque, a contabilidade, o contas a pagar, o fluxo de caixa, o controle fiscal, etc.
Assim, um erro na entrada da mercadoria ocasionará uma serie de erros em cascata em todos os departamentos da empresa.
Leia também: Como a gestão de preços pode ajudar a maximizar lucros?
Além do exposto, vale ressaltar que este assunto é muito interessante e rico. Por isso, recomendo aos que se interessaram na precificação baseada em custos e outras formas de definir preços, os seguintes sites e livros:
Saiba mais: Precificação no varejo: como acertar em cheio nos preços dos seus produtos?
Agora que você já sabe como precificar produtos no varejo, está na hora de tonara a gestão de seu negócio mais ágil e objetiva com um ERP de varejo.
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