Ver todos
Índice
Assine nossa newsletter

    Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações sobre os produtos Nérus e declara estar ciente da Política de Privacidade.

    Voltar para o topo

    Logística no varejo: como garantir a eficiência na montagem e entrega em empresas de móveis e eletros?

    Por Marcos Nannetti
    Por Marcos Nannetti

    Compartilhe

    Logística no varejo

    A entrega e montagem de móveis é o “calcanhar de Aquiles” de muitas empresas que comercializam este tipo de produto.

    Não são poucas as companhias do setor que enfrentam dificuldades para gerenciar a entrega e montagem de suas mercadorias para clientes, partindo do ponto de venda para a casa do consumidor.

    Garantir uma boa logística no varejo envolvendo móveis que têm diversos itens físicos separados tem alguns desafios.

    Ter processos alinhados e fazer com que a entrega e a montagem sejam feitas com sucesso para satisfazer o cliente são alguns deles.

    Descubra, agora. como garantir a eficiência na montagem e entrega em empresas de móveis e eletros com nossas dicas de logística no varejo.

    Veja também: Integração dos processos melhora a logística do varejo de móveis e aumenta os lucros

    Dicas de logística no varejo

    Integre venda, entrega e montagem de móveis

    Apostar na utilização de um software integrado, que envolva desde o agendamento do pedido solicitado pelo cliente até o acompanhamento final das entregas e montagens dos produtos, permite uma visão completa do processo.

    Assim, pela ferramenta, é possível acompanhar, depois das vendas efetuadas, uma série de informação.

    Por exemplo, o status da entrega e da montagem. Dessa forma, é possível agir rapidamente caso aconteça algum atraso ou problema.

    Um sistema de gestão integrado permite que os processos sejam realizados de forma eficiente.

    Como isso, se reduz significativamente a chance de erro e, consequentemente, aumenta a satisfação dos clientes.

    Outro ponto a considerar é a informação íntegra e correta na mão dos vendedores. Porque qualquer reclamação ou observação feita pelo cliente ficará devidamente registrada e respondida pela empresa.

    Isso leva transparência ao cliente e gera confiança em todos na equipe de vendas.

    1- Centralize a assistência técnica

    Um software que integra todas as etapas do processo de vendas no setor de móveis e eletros tem outra funcionalidade que faz a diferença no quesito eficiência: contar com um sistema centralizado de assistência técnica.

    Com isso, quando o cliente fizer uma reclamação ou colocar uma observação em seu pedido, esta informação ou queixa fica registrada no sistema.

    Esse recurso permite que o gestor acompanhe a demanda para avaliação. Assim, pode se certificar que o cliente foi atendido em seu pedido ou reclamação.

    Desa forma, ele faz toda a diferença na satisfação do consumidor.

    Além disso, gerenciar todo o tramite de devolução do produto ou envio de peças pelos fornecedores é muito difícil de ser feito se você não tiver um sistema moldado e projetado para a operação.

    2- Aprimore o controle e garanta a qualidade da entrega e montagem de móveis por empresas terceirizadas

    Muitos empresários perdem clientes fiéis por conta de problemas na entrega e montagem de móveis feitas por empresas terceirizadas.

    Fica atento a mais uma de nossas dicas de logística no varejo e entenda porque isso acontece:

    Como o controle é menor e as companhias podem não compartilhar a filosofia de atendimento da empresa que realizou a venda, é importante se prevenir para manter a satisfação do cliente durante todo o processo.

    Um software integrado é útil neste sentido. Já que, no caso de entrega e montagem terceirizada, a ferramenta pode receber e fornecer informações aos profissionais responsáveis pelo serviço.

    Assim, se garante a promessa ao cliente final. Além disso, facilita o controle do andamento e da qualidade do processo.

    3- Utilize um software que entenda o conceito de multi-volumes

    É comum que aconteçam problemas de logística com móveis.

    Isso porque eles possuem diversos itens físicos separados. Ou seja: são compostos por multi-volumes quando estão desmontados.

    Por exemplo: podemos citar um roupeiro, que tem gavetas, puxadores, portas, espelhos, etc. E cada um desses itens são embalados e armazenados separadamente em um determinado volume.

    Assim, para não correr o risco de, na hora da separação e conferência, o almoxarife enviar peças a menos, ou o montador verificar que há peças erradas, é importante ter um processo automatizado.

    Nesse sentido, ele deve entender as particularidades do setor e ajudar os seus funcionários no desempenho de suas funções.

    Para isso, utiliza a tecnologia do código de barras, coletores e, claro, softwares especializados.

    Adotar um software integrado vai otimizar os processos de montagem e entrega de móveis e eletros. Além disso, vai evitar os erros. Assim, você deixará os clientes mais satisfeitos e mais abertos para realizarem futuras compras com a sua empresa.

    Confira em nosso blog: Como o Nérus ajudou a otimizar a operação das Lojas Móbile

    Você tem mais alguma dica para aumentar a eficiência na entrega e montagem de móveis? Compartilhe com a gente através dos comentários!

     

    Saiba mais: Programe a entrega e a montagem dos móveis na hora da venda

    Nérus é um ERP para varejo desenvolvido por especialista no ramo. Conta com versões especializadas por segmentos, uma delas especialmente desenvolvida para o setor de Móveis e Eletro.