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    O que não pode faltar em um software de gestão no varejo? Como escolher o seu?

    Por Marketing Nérus
    Por Marketing Nérus

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    software gestão varejo

    Muitos motivos fazem que um software para gestão do varejo ERP seja essencial para sua loja ou rede de lojas.

    Desde o controle de estoque até a capacidade de gerenciar com precisão os descontos concedidos, esses programas auxiliam na gestão da empresa e possibilitam um maior controle sobre aspectos fundamentais do negócio.

    Mas será que você sabe escolher o melhor software de gestão para a realidade do seu negócio?

    Há diversas opções e características de ERP para varejo. Pensando nisso, preparamos uma postagem especial para ajudá-lo nessa missão.

    Continue lendo e aprenda para não errar na escolha do seu sistema de gestão para varejo.

    Veja mais: Como calcular o retorno do investimento de um ERP no varejo

    Como escolher um software de gestão para varejo

    1- Documente seus objetivos

    Antes de começar a analisar suas opções, defina os objetivos para a implementação do software de gestão de varejo no seu negócio e documente tudo.

    O que você espera dele? Em uma realidade perfeita, como ele funcionaria? Quais são os problemas que você pretende resolver com o software de gestão de loja ERP?

    Cada uma dessas respostas será fundamental para que você escolha o programa ideal para o seu negócio.

    Além disso, sempre pense em metas: defina um prazo para a implementação. Considerar esses pontos antes de contratar um fornecedor te ajudará na aquisição correta de um software que atenda às necessidades da sua empresa.

    2- Defina o orçamento

    Outro ponto fundamental é definir a verba disponível para a implementação do ERP.

    O investimento para aquisição da tecnologia deve ser definido com base no faturamento da empresa. Você também pode considerar o retorno financeiro ao traçar as metas e os objetivos.

    Normalmente as empresas do varejo definem entre 3% e 5% do faturamento líquido anual para investimentos na área de TI (Tecnologia da Informação).

    É importante lembrar que esse investimento também deve incluir a infraestrutura necessária para a implementação da tecnologia no seu varejo. E também a manutenção dele nos próximos anos.

    3- Mapeie os processos internos

    Para que seja possível adaptar o software de gestão de varejo ERP nas especificidades de sua empresa, é muito importante que você mapeie todos os processos internos do seu varejo.

    Esse mapeamento deve ser explicitado para possíveis fornecedores durante a negociação.

    Algumas soluções são mais flexíveis que outras, por isso é importante que os detalhes também constem nesse mapeamento.

    Ao conciliar o orçamento disponível com as possibilidades de cada fornecedor será possível encontrar o melhor software para loja adequado à sua realidade.

    4- Considere contratar um especialista

    Implementar um software de gestão para varejo ERP não é simplesmente instalar um programa nos computadores. Mas envolve uma complexa rede de infraestrutura e uma série de detalhes fundamentais para que sua empresa aproveite 100% de suas potencialidades.

    Levando isso em conta, considere contratar um gerente de TI. Esse profissional deverá seguir os passos acima a fim de definir as necessidades da empresa e avaliar potenciais fornecedores.

    Além disso, gerenciará o processo de implementação e acompanhará de perto a utilização do sistema. Com certeza é um investimento altamente recomendado!

    5- Busque referências

    Contratar um software ERP requer um investimento considerável, principalmente do seu tempo.

    Por isso, busque referências de fornecedores em associações (como da classe patronal e da classe sindical), em outras empresas do seu segmento e com profissionais da área.

    E o mais importante: lembre-se de visitar o seu novo fornecedor e alguns clientes do seu ramo se possível.

    Vá até eles e conheça as pessoas que estão por trás da empresa. Analise a infraestrutura que ela possui e a opinião que os clientes atuais possuem sobre o software gestão varejo que você está contratando. Só depois disso tome a sua decisão!

    A internet também pode ser uma boa fonte de informações. O mais importante é que você esteja seguro da contratação para não ter problemas e prejuízos no futuro!

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    Leia também: Desafios do ERP no varejo, pra quê sofrer?

    O que não pode faltar em um software de gestão no varejo?

    software gestão varejo

    Você já viu como  escolher um sistema de gestão de varejo. Mas o que não pode faltar para ele ser completo?

    Apesar dos bons números e do grande volume de capital que o varejo movimenta, essa é uma área da economia bastante concorrida. Por isso, donos de varejo e empreendedores precisam sempre buscar soluções. E um software de gestão de varejo que os coloque à frente da concorrência e facilite a gestão do negócio pode ser a resposta.

    Boas soluções tecnológicas possibilitam mais agilidade, controle e melhores resultados nas vendas.

    Contudo, é bom que o empresário varejista fique atento a recursos que o sistema precisa ter para que proporcione vantagens a seu negócio.

    Descubra o que um bom software de gestão para varejo deve oferecer ao seu varejo!

    Veja também: Como um software pode ajudar minha empresa de varejo?

    1- Controle de grade bidimensional

    O varejista deve ter um excelente monitoramento do acervo de seu estoque, para que não empregue mais recursos do que o necessário nas mercadorias e acabe com um excesso de capital imobilizado.

    Além disso, a falta de controle leva a riscos de não se ter os produtos mais procurados em determinada época. Isso ocasiona perda de vendas e de clientes por conta da ruptura dos itens em estoque.

    Uma das maneiras que alguns sistemas de gestão para varejo solucionam e facilitam a vida dos varejistas é oferecer o recurso da grade bidimensional. Ela está disponível para itens os quais temos que controlar algumas variáveis tais como:

    • cor e tamanho para calçados e roupas;
    • ou tonalidade e bitola para piso cerâmicos.

    E por que isso facilita a gestão?

    É muito simples perceber que quando tratamos os itens por grade o número de SKU (itens em estoque) diminuiu sensivelmente. Pois para o software todos as variações serão tratadas na grade e não no item reduzindo o trabalho.

    Para ficar mais claro vamos a um exemplo:

    Imagine que você queira fazer uma promoção de um tênis de corrida. Com o recurso de grade bidimensional, a inclusão de um item na promoção poderá ser válida para toda a grade, independente da cor e tamanho.

    Assim uma única mudança pode afetar toda linha, e poupar um tempo enorme. Afinal, você teria que alterar item a item e marcar a promoção.

    Esse recurso é muito importante também para as questões fiscais da empresa. Visto que para o fisco toda a grade deve ser tratada como um único item. Isso facilita e muito a gestão fiscal e o cumprimento das obrigações acessórias como o SPED Fiscal.

    2- Integração do PDV à retaguarda

    Para uma venda eficiente na ponta e que atenda às necessidades dos clientes, todos os setores da empresa devem estar interligados online com a frente da loja.

    Você não concorda?

    Veja bem, seu PDV agiliza o atendimento ao público, diminui as filas de pagamento e abrevia recebimentos das prestações. Acelerando, assim, também a emissão de notas fiscais.

    Com a integração, todos os outros setores do negócio estarão com informações atualizadas.

    O estoque, por exemplo, vai registrar a saída dos produtos vendidos; ou o financeiro, que já terá a anotação do cupom fiscal. Dessa forma, poderão agir com rapidez, repor os itens faltantes ou equalizando os preços caso a venda não esteja desempenhando bem.

    Uma grande característica do varejo de sucesso é agir com rapidez, e se adaptar com velocidade aos desafios impostos pelas mudanças de atitude do consumidor. Por isso trabalhar online com um software de gestão do varejo integrado faz todo o sentido para a empresa!

    Este post pode interessar você: 5 benefícios de ter um software de PDV para varejo

    3- Melhor gestão de clientes

    Um bom sistema para o varejo deve armazenar dados dos clientes, de maneira que, além do telefone, e-mail e endereço, seja possível ao empreendedor e à sua equipe terem acesso facilitado aos registros de relacionamento e históricos de compras das pessoas.

    Isso vai permitir que o dono do negócio crie estratégias mais eficientes para fidelizar os clientes. E sugerir promoções muito mais segmentadas, conforme os hábitos de compra e características dos consumidores.

    Em tempos de crise isso é ainda mais importante, use e abuse do relacionamento e explore os dados a seu favor!

    Saiba mais: Relacionamento, tudo que você precisa saber para aumentar suas vendas

    4- Controle financeiro

    As informações sobre vendas e da gestão financeira do negócio devem ficar à vista do empreendedor e de sua equipe. Isso lhe permite conhecer a saúde financeira do empreendimento. E dessa forma, tomar as melhores decisões de aportes de recursos, pagamentos e investimentos.

    É essencial ter uma visão panorâmica dos recursos que entram e saem da empresa. Do fluxo de caixa, dos tributos a pagar, da conciliação bancária.

    Fazer isso de forma manual é possível, mas extremamente desgastante. Automatize ao máximo os controles e deixe o seu pessoal livre para ações mais importantes como o relacionamento com clientes e fornecedores.

    5- SAC (serviço de atendimento ao consumidor)

    Não é só ao momento de pré-venda que o varejista deve dar atenção. O pós-venda pode ser tão (ou até mais) importante do que a venda em si.

    Quando existem trocas e reclamações feitas pelos consumidores, o varejista tem a chance de reforçar a confiança que o cliente pode ter na empresa.

    O software pode ajudá-lo a resolver essas pendências mais rapidamente e de modo seguro. Encaminhando as reclamações de maneira fluida para determinado setor, e garantindo os cumprimentos dos prazos acordados.

    Você já tem um software de gestão em seu varejo? Se não tem, em que aspectos acha que um sistema poderá efetivamente ajudá-lo? Compartilhe a sua opinião conosco!

    Sistema de gestão para sua varejo, será que vale a pena investir, afinal?

    software gestão varejo

    Como você viu, para se ter uma boa gestão do seu varejo, é indispensável contar com um software que permita o controle e o gerenciamento de todos os processos do seu negócio.

    Sem essa ferramenta, que reunirá todas informações de sua empresa em um único lugar,  o controle fica muito difícil e trabalhoso.

    Por isso, ao analizar o sistema de gestão para varejo, certifique-se de mais alguns detalhes.

    Centralize a gestão utilizando um software de gestão de varejo integrado

    Mas para ser efetivo, um sistema de gestão de varejo precisa integrar processos, operações e pessoas que façam parte dele. Desde a equipe interna, passando por fornecedores, parceiros de negócios e os próprios clientes.

    Dentre os benefícios básicos que um software de gestão de loja integrado vai proporcionar ao varejo, podemos destacar os pontos abaixo:

    • Controle de movimentações de estoques, desde a saída e entrada de produtos, mas passando por devoluções, trocas, transferências entre lojas, etc;
    • Controle de fluxo de caixa;
    • Adequação à legislação nos processos de registro e emissão de NF e outros aspectos legais e tributários;
    • Previsibilidade das vendas através de registros anteriores;
    • Orçamento financeiro com visão de longo prazo;
    • Compras mais assertivas gerando um giro maior de estoque;
    • Análise de dados para obter informações relevantes a partir de relatórios informatizados que podem ser enviados por e-mail ou SMS;
    • Acesso facilitado a informações mais completas para a tomada de decisões mais acertadas.

    Investir em um sistema de gestão para varejo vai otimizar os processos. Por isso, essa é uma decisão importante para o gestor.

    Assim, escolher o software para loja não é uma tarefa trivial.

    Dentre os critérios que devem ser considerados nesta etapa, podemos citar:

    Critérios para escolher um software de gestão de loja:

    • Funcionalidades do sistema atendendo às demandas especificas do varejo, como: Ponto de Venda integrado com a retaguarda da loja; Gestão da Precificação para otimizar as margens de contribuição de cada produto e de cada linha da empresa; Controle de toda a movimentação financeira, desde o fechamento caixa até os pagamentos realizados a fornecedores; Gerenciamento contábil e fiscal, considerando não apenas as movimentações, mas as obrigações e informações mais relevantes para o varejo; Gerenciamento de clientes, com informações fundamentais para novas vendas, fidelizações e relacionamentos; Gestão da Logística contendo controle do recebimento, do armazenamento, da separação, da conferência, da entrega, da montagem, da assistência técnica, etc.
    • Suporte técnico e disponibilidade da empresa fornecedora para treinamento e a realização de serviços específicos como a construção de relatórios e ou de dashboards;
    • Expertise da empresa no ramo do varejo;
    • Acompanhamento de cases de sucesso para confirmar a procedência e idoneidade do fornecedor do software.

    A Nérus possui um sistema que possui todas as características acima e outras características que são completamente personalizadas à necessidade da sua empresa. Solicite um contato da nossa equipe e conheça nosso sistema.

    Leia também: Serviços Financeiros: a maximização do lucro ou sobrevida para o varejo?

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