Muitos motivos fazem que um software para gestão do varejo ERP seja essencial para sua loja ou rede de lojas.
Desde o controle de estoque até a capacidade de gerenciar com precisão os descontos concedidos, esses programas auxiliam na gestão da empresa e possibilitam um maior controle sobre aspectos fundamentais do negócio.
Mas será que você sabe escolher o melhor software de gestão para a realidade do seu negócio?
Há diversas opções e características de ERP para varejo. Pensando nisso, preparamos uma postagem especial para ajudá-lo nessa missão.
Continue lendo e aprenda para não errar na escolha do seu sistema de gestão para varejo.
Veja mais: Como calcular o retorno do investimento de um ERP no varejo
Antes de começar a analisar suas opções, defina os objetivos para a implementação do software de gestão de varejo no seu negócio e documente tudo.
O que você espera dele? Em uma realidade perfeita, como ele funcionaria? Quais são os problemas que você pretende resolver com o software de gestão de loja ERP?
Cada uma dessas respostas será fundamental para que você escolha o programa ideal para o seu negócio.
Além disso, sempre pense em metas: defina um prazo para a implementação. Considerar esses pontos antes de contratar um fornecedor te ajudará na aquisição correta de um software que atenda às necessidades da sua empresa.
Outro ponto fundamental é definir a verba disponível para a implementação do ERP.
O investimento para aquisição da tecnologia deve ser definido com base no faturamento da empresa. Você também pode considerar o retorno financeiro ao traçar as metas e os objetivos.
Normalmente as empresas do varejo definem entre 3% e 5% do faturamento líquido anual para investimentos na área de TI (Tecnologia da Informação).
É importante lembrar que esse investimento também deve incluir a infraestrutura necessária para a implementação da tecnologia no seu varejo. E também a manutenção dele nos próximos anos.
Para que seja possível adaptar o software de gestão de varejo ERP nas especificidades de sua empresa, é muito importante que você mapeie todos os processos internos do seu varejo.
Esse mapeamento deve ser explicitado para possíveis fornecedores durante a negociação.
Algumas soluções são mais flexíveis que outras, por isso é importante que os detalhes também constem nesse mapeamento.
Ao conciliar o orçamento disponível com as possibilidades de cada fornecedor será possível encontrar o melhor software para loja adequado à sua realidade.
Implementar um software de gestão para varejo ERP não é simplesmente instalar um programa nos computadores. Mas envolve uma complexa rede de infraestrutura e uma série de detalhes fundamentais para que sua empresa aproveite 100% de suas potencialidades.
Levando isso em conta, considere contratar um gerente de TI. Esse profissional deverá seguir os passos acima a fim de definir as necessidades da empresa e avaliar potenciais fornecedores.
Além disso, gerenciará o processo de implementação e acompanhará de perto a utilização do sistema. Com certeza é um investimento altamente recomendado!
Contratar um software ERP requer um investimento considerável, principalmente do seu tempo.
Por isso, busque referências de fornecedores em associações (como da classe patronal e da classe sindical), em outras empresas do seu segmento e com profissionais da área.
E o mais importante: lembre-se de visitar o seu novo fornecedor e alguns clientes do seu ramo se possível.
Vá até eles e conheça as pessoas que estão por trás da empresa. Analise a infraestrutura que ela possui e a opinião que os clientes atuais possuem sobre o software gestão varejo que você está contratando. Só depois disso tome a sua decisão!
A internet também pode ser uma boa fonte de informações. O mais importante é que você esteja seguro da contratação para não ter problemas e prejuízos no futuro!
Quer receber informações valiosas diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter e faça parte de nossa comunidade!
Leia também: Desafios do ERP no varejo, pra quê sofrer?
Você já viu como escolher um sistema de gestão de varejo. Mas o que não pode faltar para ele ser completo?
Apesar dos bons números e do grande volume de capital que o varejo movimenta, essa é uma área da economia bastante concorrida. Por isso, donos de varejo e empreendedores precisam sempre buscar soluções. E um software de gestão de varejo que os coloque à frente da concorrência e facilite a gestão do negócio pode ser a resposta.
Boas soluções tecnológicas possibilitam mais agilidade, controle e melhores resultados nas vendas.
Contudo, é bom que o empresário varejista fique atento a recursos que o sistema precisa ter para que proporcione vantagens a seu negócio.
Descubra o que um bom software de gestão para varejo deve oferecer ao seu varejo!
Veja também: Como um software pode ajudar minha empresa de varejo?
O varejista deve ter um excelente monitoramento do acervo de seu estoque, para que não empregue mais recursos do que o necessário nas mercadorias e acabe com um excesso de capital imobilizado.
Além disso, a falta de controle leva a riscos de não se ter os produtos mais procurados em determinada época. Isso ocasiona perda de vendas e de clientes por conta da ruptura dos itens em estoque.
Uma das maneiras que alguns sistemas de gestão para varejo solucionam e facilitam a vida dos varejistas é oferecer o recurso da grade bidimensional. Ela está disponível para itens os quais temos que controlar algumas variáveis tais como:
E por que isso facilita a gestão?
É muito simples perceber que quando tratamos os itens por grade o número de SKU (itens em estoque) diminuiu sensivelmente. Pois para o software todos as variações serão tratadas na grade e não no item reduzindo o trabalho.
Para ficar mais claro vamos a um exemplo:
Imagine que você queira fazer uma promoção de um tênis de corrida. Com o recurso de grade bidimensional, a inclusão de um item na promoção poderá ser válida para toda a grade, independente da cor e tamanho.
Assim uma única mudança pode afetar toda linha, e poupar um tempo enorme. Afinal, você teria que alterar item a item e marcar a promoção.
Esse recurso é muito importante também para as questões fiscais da empresa. Visto que para o fisco toda a grade deve ser tratada como um único item. Isso facilita e muito a gestão fiscal e o cumprimento das obrigações acessórias como o SPED Fiscal.
Para uma venda eficiente na ponta e que atenda às necessidades dos clientes, todos os setores da empresa devem estar interligados online com a frente da loja.
Você não concorda?
Veja bem, seu PDV agiliza o atendimento ao público, diminui as filas de pagamento e abrevia recebimentos das prestações. Acelerando, assim, também a emissão de notas fiscais.
Com a integração, todos os outros setores do negócio estarão com informações atualizadas.
O estoque, por exemplo, vai registrar a saída dos produtos vendidos; ou o financeiro, que já terá a anotação do cupom fiscal. Dessa forma, poderão agir com rapidez, repor os itens faltantes ou equalizando os preços caso a venda não esteja desempenhando bem.
Uma grande característica do varejo de sucesso é agir com rapidez, e se adaptar com velocidade aos desafios impostos pelas mudanças de atitude do consumidor. Por isso trabalhar online com um software de gestão do varejo integrado faz todo o sentido para a empresa!
Este post pode interessar você: 5 benefícios de ter um software de PDV para varejo
Um bom sistema para o varejo deve armazenar dados dos clientes, de maneira que, além do telefone, e-mail e endereço, seja possível ao empreendedor e à sua equipe terem acesso facilitado aos registros de relacionamento e históricos de compras das pessoas.
Isso vai permitir que o dono do negócio crie estratégias mais eficientes para fidelizar os clientes. E sugerir promoções muito mais segmentadas, conforme os hábitos de compra e características dos consumidores.
Em tempos de crise isso é ainda mais importante, use e abuse do relacionamento e explore os dados a seu favor!
Saiba mais: Relacionamento, tudo que você precisa saber para aumentar suas vendas
As informações sobre vendas e da gestão financeira do negócio devem ficar à vista do empreendedor e de sua equipe. Isso lhe permite conhecer a saúde financeira do empreendimento. E dessa forma, tomar as melhores decisões de aportes de recursos, pagamentos e investimentos.
É essencial ter uma visão panorâmica dos recursos que entram e saem da empresa. Do fluxo de caixa, dos tributos a pagar, da conciliação bancária.
Fazer isso de forma manual é possível, mas extremamente desgastante. Automatize ao máximo os controles e deixe o seu pessoal livre para ações mais importantes como o relacionamento com clientes e fornecedores.
Não é só ao momento de pré-venda que o varejista deve dar atenção. O pós-venda pode ser tão (ou até mais) importante do que a venda em si.
Quando existem trocas e reclamações feitas pelos consumidores, o varejista tem a chance de reforçar a confiança que o cliente pode ter na empresa.
O software pode ajudá-lo a resolver essas pendências mais rapidamente e de modo seguro. Encaminhando as reclamações de maneira fluida para determinado setor, e garantindo os cumprimentos dos prazos acordados.
Você já tem um software de gestão em seu varejo? Se não tem, em que aspectos acha que um sistema poderá efetivamente ajudá-lo? Compartilhe a sua opinião conosco!
Como você viu, para se ter uma boa gestão do seu varejo, é indispensável contar com um software que permita o controle e o gerenciamento de todos os processos do seu negócio.
Sem essa ferramenta, que reunirá todas informações de sua empresa em um único lugar, o controle fica muito difícil e trabalhoso.
Por isso, ao analizar o sistema de gestão para varejo, certifique-se de mais alguns detalhes.
Mas para ser efetivo, um sistema de gestão de varejo precisa integrar processos, operações e pessoas que façam parte dele. Desde a equipe interna, passando por fornecedores, parceiros de negócios e os próprios clientes.
Dentre os benefícios básicos que um software de gestão de loja integrado vai proporcionar ao varejo, podemos destacar os pontos abaixo:
Investir em um sistema de gestão para varejo vai otimizar os processos. Por isso, essa é uma decisão importante para o gestor.
Assim, escolher o software para loja não é uma tarefa trivial.
Dentre os critérios que devem ser considerados nesta etapa, podemos citar:
A Nérus possui um sistema que possui todas as características acima e outras características que são completamente personalizadas à necessidade da sua empresa. Solicite um contato da nossa equipe e conheça nosso sistema.
Leia também: Serviços Financeiros: a maximização do lucro ou sobrevida para o varejo?
O Nérus é um ERP pata varejo com excelente custo benefício e versões específicas para diversos ramos do varejo, como Móveis e Eletro, Materiais de Construção, Moda e Calçados e Autopeças.
O que você quer encontrar?