O Brasil está ficando mais velho e por isso os varejistas devem se preparar para adaptar suas lojas e linhas de produtos para esse novo consumidor.
Afinal, cabe a empresa atender bem os seus principais clientes, e se o perfil está mudando, o empreendedor também precisa mudar sua estratégia para envolver esses consumidores em uma nova fase de sua vida. Que tal ver como isso pode afetar seu negócio e conferir dicas para maximizar as vendas e ampliar os lucros da empresa?
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Você sabe o que são características demográficas do consumidor? Na verdade, não é difícil entender o que são características demográficas do consumidor.
Confira esta definição:
Características demográficas do consumidor são informações como idade, profissão, gênero, estado civil, nível de escolaridade, naturalidade, etnia, entre outras.
Ficou claro para você o que são características demográficas do consumidor?
Os Millennials, por exemplo (nascidos depois doa nos 90) e a geração X (nascidos depois do final da década de 60 em diante) têm comportamentos diferentes. E você deve conhecê-los.
Confira algumas informações colhidas pela empresa de pesquisa MindMIners:
A segmentação demográfica é muito importante para quem quer entender seu público-alvo. Por isso, é muito importante entender as mudanças que ocorreram no Brasil e como elas afetam os fatores demográficos de uma empresa.
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A renda é certamente uma das variáveis demográficas mais importantes. E, naturalmente, espera-se que pessoas mais velhas tenham uma maior disponibilidade de renda para gastar no varejo. Afinal, seus ganhos passam a ser maiores a medida que elas avançam na carreira.
Outras variáveis demográficas também são fatores que podem obrigar diferentes dinâmicas em seu negócio, tais como:
Todos esses fatores influenciam de maneiras diferentes o seu negócio e elas estão em constante mutação.
Espera-se que em 2030 a maior faixa populacional no Brasil será de pessoas entre 45 a 49 anos. Hoje a maior faixa encontra-se entre 30 a 35 anos.
Isso nos permite fazer diversas perguntas:
Como você está trabalhando o seu varejo para capitalizar com o aumento de renda?
Com o aumento da idade dos meus clientes, qual a mudança posso prever nos produtos e serviços que minha loja oferece que irá agradar a este novo consumidor?
As faixas etárias são importantes elementos demográficos, que determinam efetivamente as linhas de mercadorias e serviços de inúmeras marcas.
Os produtos em geral se mostram mais propensos ao consumo de acordo com a determinação etária do público-alvo. As pessoas mais jovens — que têm menos de 35 anos — são muitas vezes os melhores consumidores para os itens de alta tecnologia, como smartphones, livros eletrônicos e jogos de computador.
Certos grupos também apresentam mais poder de compra do que outros. Por exemplo, existem 47,68 milhões de pessoas no Brasil com idade entre 40 a 59 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Além de ser um grupo em crescimento, os empreendedores de pequenos e médios negócios têm muito a ganhar com a venda de produtos para esta faixa da população. Afinal, ela está geralmente mais estabilizada financeiramente e costuma fazer grandes adições de consumo.
Torna-se cada vez mais importante modificar o atendimento em seu ponto de venda para as pessoas na faixa entre 40 e 60 anos de idade.
Um público maior também aprecia a ideia de sustentabilidade, o que significa que você deve atrelar seus artigos e serviços à ideia de ser ecologicamente correto. Aposte ainda na hipersegmentação, focando em nichos cada vez mais recortados e específicos.
Antes de investir em qualquer ação de marketing e relacionamento, o empreendedor precisa entender seu público-alvo e nas últimas inovações no varejo.
Por isso, deve coletar os dados demográficos dos clientes e contatos, através de inquéritos simples e pesquisas de mercado.
A partir dessas informações, é mais fácil entender as necessidades individuais que recheiam seu público-alvo. Uma vez que você já conhece bem mais o público para o qual está anunciando, será capaz de fazer uma mensagem de marketing mais focada naquelas demandas.
Esta será sua chance de criar uma marca que seja reconhecível e confiável para aquela faixa etária com a qual vai trabalhar e se diferenciar de seus concorrentes.
Existem algumas boas opções de produtos para se investir e que agradam a esta crescente faixa de mercado mais velha, desde calçados ortopédicos a produtos orgânicos, por exemplo.
Além disso, o empreendedor deve apostar em ideias como sustentabilidade e objetividade na sua publicidade, que são princípios bastante valorizados pelas pessoas de 40 e 50 anos.
Vale a pena, ainda, incentivar o uso de letras maiores em seus anúncios e cores com mais contraste.
Sua empresa já está preparada para lidar com as atuais mudanças demográficas da população brasileira? O que você tem feito para conquistar as faixas etárias mais velhas? Conte um pouco de suas experiências nos comentários!
Ficou claro para você o que são dados demográficos e como podem afetar seu negócio? Então, leve-os em conta na hora de tomar decisões em seu negócio.
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