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5 dicas dicas para vender mais no varejo e recuperar o desempenho "daquela filial"

dicas para vender mais no varejo

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Varejistas que possuem filiais sabem que, por mais que os parâmetros de funcionamento delas sejam os mesmos e que os planejamentos estratégicos visem ações similares, as performances nunca são as mesmas.

Uma unidade sempre se sobressai em relação à outra e o grande questionamento é: por que isso acontece?

Neste post, traremos alguns dicas para vender mais no varejo para que você seja capaz de identificar os motivos pelos quais uma das lojas da rede está com baixo desempenho.

Aí, é só aplicar nossas dicas de varejo para tentar reverter esse quadro e melhorar o desempenho dessas filiais.

Confira e coloque este aprendizado em prática!

Leia também: 6 dicas práticas de como abrir uma filial com segurança: tudo que você precisa saber!

5 dicas de como vender mais no varejo

1- Conheça a fundo o seu negócio

Todo gestor de uma unidade varejista precisa ter em mãos indicadores para a rápida tomada de decisão.

Por exemplo, eles precisão saber:

  • quantos clientes são necessários para manter o empreendimento em pleno funcionamento;
  • a taxa média de conversão de vendas;
  • o ticket médio.

E mais alguns indicadores essenciais do varejo.

Sem essas informações, não é possível projetar quais deverão ser os esforços e investimentos feitos para aumentar o desempenho da empresa.

Além disso, não poderá ser criada uma meta de faturamento. Assim como não se saberá qual a quantidade necessária de compradores no mês; ou qual deverá ser o valor do ticket médio.

E tudo isso é essencial para uma boa performance.

De posse de todos os dados é que poderemos saber se precisamos aumentar o tráfico na loja ou apenas direcionar esforços para o atendimento, visando aumentar a conversão dos orçamentos em vendas. Ou ainda mudar o mix e muitos outros insights.

Indicadores de planejamento financeiro são muito importantes para o varejo. Conheça os principais:

 

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Fonte: NFe.io

Leia mais:  Três grandes indicadores de desempenho no varejo

2- Saiba quem é o seu público-alvo

Essa é uma das mais importantes dicas para vender mais no varejo.

É fundamental que todos os gestores das lojas da rede tenham pleno conhecimento sobre o perfil de seus clientes. Isso porque os dados levantados sobre eles (como gênero, faixa etária, renda, desejos, etc), serão cruciais para que seja determinado o tamanho do mercado presente na região em que a unidade está situada.

Assim, um gestor poderá verificar qual a quantidade potencial de consumidores na região e identificar se estes números têm relação com o baixo desempenho apresentado.

Por isso é crucial registrarmos os dados de todos nossos clientes e prospects. Pois só desta maneira saberemos que público estamos atraindo. E, assim, quais as mudanças devemos fazer para ajustar a nossa oferta à real situação de demanda da loja.

Saiba mais: O que são características demográficas do consumidor e como impactam seu negócio

3- Defina os limites de atuação das lojas da rede

Assim como conhecer o público-alvo é importante, delimitar a abrangência de atuação da unidade também é.

De acordo com o site Geofusion existem estratégias de utilização de técnicas de Geomarketing que permitem analisar qual a distância que um potencial cliente está de uma determinada empresa.

Ainda segundo a página, é possível afirmar que existe um padrão circular de 800 metros no qual os prospectes se encontram.

É claro que isso depende muito do tipo de loja e do mix oferatdo. Mas se você se interessou, saiba que existem profissionais que só cuidam disso. Eles podem ajudar bastante.

Inclua mais esta entre as dicas para vender mais no varejo: você não precisa saber tudo, mas tenha os telefones de quem sabe.

De posse dessa informação em relação a uma das lojas da rede, será preciso direcionar os esforços para atração de consumidores nessa região.

4- Observe a concorrência

Ainda que exista uma população X na área de influência de seu empreendimento, que seja relevante para sua empresa, lembre-se que você terá que dividi-la com os concorrentes presentes na mesma região.

E para que você tenha ideia do desempenho geral do mercado nesta localidade onde sua unidade está inserida, faça uma pesquisa de mercado.

Com ela, será possível averiguar se são fatores internos ou externos os que têm impedido que uma das lojas da rede alcance melhores resultados.

Além de adquirir esta percepção, você também conseguirá identificar formas de atuação mais eficientes e adaptar suas estratégias à localidade.

Uma das mais tradicionais maneira de estudar a concorrência é fazendo a analise das 5 forças de Porter. Você conhece? Então, confira este infográfico:

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Fonte: Siteware

5- Antecipe-se e saiba ler os sinais

A última de nossas dicas para vender mais no varejo está relacionada a estudar sua loja.

Fazer uma boa pesquisa de mercado bem feita responde a várias questões centrais do porquê uma loja não vai bem.

Certo, e se eu não tenho dinheiro para contratar um especialista, o que fazer? Simples, muitas vezes uma conversa rápida com vendedores e clientes, mas de forma constante, a observação in loco sobre as necessidades, desejos e comportamentos dos clientes presentes na loja, são algumas das estratégias que podem ser utilizadas para identificar se há algo fora do lugar. Feito isso, o administrador será capaz de constatar se o problema é realmente externo, o que define a crise; ou se é interno, o que denota problemas de gestão.

E agir, é claro! Consciência do problema sem a efetiva ação tem nome: negligência.

Leia também: Crise ou a má gestão? Veja um exemplo de controle de estoque mal feito e decida o que leva a isso

Depois de todas essas dicas para vender mais no varejo, agora você sabe o que deve ser feito para identificar o porquê do baixo desempenho de uma das lojas da rede varejista. Então, conte para a gente: a sua empresa já passou por este tipo de situação? Tem alguma dica para dividir conosco? Deixe um comentário com a sua opinião!

O Nérus é um  ERP para varejo criado por varejistas experientes. Por isso, tem tudo que sua rede precisa.

Quer mais dicas de varejo? Então, clique AQUI e conheça a Revista Update.

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