O processo de vendas no varejo é uma das formas mais antigas de fazer negócios. Por isso mesmo, possui uma série de mitos associados à sua prática.
Eles não seriam um problema se não fossem levados a sério pelos empresários. Com isso, eles acabam deixando de fazer o que é melhor para a sua empresa por terem uma ideia equivocada a partir destes mitos.
Veja a seguir nossas dicas de vendas no varejo. Elas indicam quais são os 4 principais mitos do varejo e aprenda por que você não deve segui-los na sua empresa!
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Ao desenvolver sua estratégia de vendas no varejo, muitos empreendedores acabam tomando decisões erradas, por acreditarem em certas "verdades".
Confira nossas dicas de vendas no varejo e descubra que esses mitos podem atrapalhar seu negócio. Abandone essas práticas e veja como aumentar vendas no varejo com muito mais facilidade.
A presença do dono é importante, principalmente no começo de vida do negócio, quando os processos de vendas ainda estão se consolidando e a equipe é reduzida.
Depois, especialmente quando a intenção é expandir o mercado, é necessário aprender a delegar e selecionar bons parceiros.
O “olho do dono” só funciona quando o negócio ainda é pequeno. E, muitas vezes, as empresas acabam deixando de crescer porque o empresário tem medo de perder o controle. Mas, na verdade, ele não da conta de tudo e acaba por não controlar nada.
Mire-se no exemplo das maiores empresas de varejo do mundo: todas possuem uma intrincada rede de administração, que vai do presidente até o gerente da loja.
Essa frase também é um clássico popular, mas ela está bem longe de ser verdade do dia a dia empresarial.
Quando um time está ganhando, surge a melhor oportunidade de trazer novas peças e testar profissionais diferentes. Pois a empresa passa por um momento mais tranquilo e estruturado.
Por outro lado, quando ela passa por uma crise ou está em um momento de processos confusos, uma mudança na equipe ou a adição de um novo funcionário pode tornar as coisas ainda mais difíceis. Por isso, saiba enxergar o momento certo de realizar mudanças na empresa.
Outro mito muito popular no mundo das vendas é o de que, para vender muito, é preciso abordar muitos clientes.
E mais: quanto mais clientes forem abordados, mais vendas acontecerão. Isso podia até fazer sentido há algumas décadas. Mas, hoje, com as novas tecnologias e o surgimento de diferentes canais de vendas, a história vem mudando.
A abordagem do vendedor não é mais a única forma de o cliente comprar.
Hoje, no lugar de pensar em atrair o maior número possível de clientes, a empresa deve focar em leads qualificados. Ou seja, pessoas que tenham o perfil de compra da sua loja, que se interessem pelo seu tipo de produto e tenham uma grande chance de realizar a compra e se fidelizar.
Este é um mito que nasce na mesma época do anterior, quando a abordagem do vendedor era a única maneira que um cliente poderia realizar uma compra. Os tempos mudaram. Hoje o cliente possui outros canais e está muito mais bem informado.
Com isso, o comportamento do “vendedor pitbull”, aquele que não descansa enquanto não fechar a venda, é visto cada vez mais de uma maneira antipática e invasiva.
Em vez de treinar a sua equipe de vendas para ser insistente, foque na gentileza dos profissionais e na capacidade de dar informações e tirar dúvidas sobre os produtos.
Na hora de pensar em sua estratégia de vendas, não acredite em tudo que te falam!
O empresário do varejo deve atuar de modo racional, fazendo as escolhas que sejam as mais adequadas para o sucesso do seu negócio.
Para isso, é essencial eliminar do dia a dia os mitos do varejo. Por mais que eles possam ter sido úteis no passado, o processo de vendas, atualmente, é baseado em satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.
Por isso, conheça-os profundamente, com ajuda da tecnologia e sistemas de vendas. Afinal, não tem como alavancar vendas no varejo sem entender exatamente o que seu consumidor deseja.
E você, quer compartilhar algum outro mito sobre as vendas no varejo? Deixe seu comentário!
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