Ver todos
Índice
Assine nossa newsletter

    Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações sobre os produtos Nérus e declara estar ciente da Política de Privacidade.

    Voltar para o topo

    Aumente os lucros do seu varejo em 3 passos

    Por Marcos Nannetti
    Por Marcos Nannetti

    Compartilhe

    Os varejistas sabem bem que os fatores que impactam diretamente no bolso do consumidor — como o desemprego, as altas taxas de juro e a inflação — funcionam como imensos obstáculos para o crescimento de seus negócios. Por sua vez, alguns empreendedores não costumam se entregar a esse desaquecimento da economia e sabem que o sucesso no varejo também pode estar em sua própria capacidade de aprimorar as operações.

    Nesse caso, é preciso adotar uma série de boas práticas para apoiar os gestores e funcionários em suas atividades do dia a dia.

    Confira três passos que preparamos para você aumentar os lucros da sua rede varejista:

    1- Captando e analisando informações

    Somente ao saber em que ponto o negócio se encontra e os seus principais objetivos para o futuro, um empreendedor é capaz de fazer análises precisas e obter insights que promovam melhorias na oferta de produtos e serviços.

    Por isso, é de fundamental importância os gestores criarem indicadores para mensurar o desempenho da empresa em diversas dimensões, como: financeira, administrativa, comercial, pessoal, entre outras.

    2- Criando processos

    Gerenciar processos é um esforço fundamental para qualquer organização contemporânea. Mas em que consiste um processo? A resposta é simples: Atividades pré-determinadas que, se realizadas na sequência esperada, alcançarão um objetivo estabelecido. Essa abordagem da organização do trabalho pode trazer várias vantagens para o seu negócio. Por isso, manter registro por escrito de todos estes processos, bem como o nome dos responsáveis e fazer com que cada um dos envolvidos saiba o porquê de cada um deles é a base fundamental da administração por processos.

    3- Utilizando a tecnologia como aliada

    A era da internet e dos smartphones já chegou faz muito tempo, mas ainda não converteu a todos: não é preciso procurar muito para encontrar empresários que possuem pouca ou nenhuma familiaridade com a tecnologia da informação.

    No entanto, qualquer empreendedor do século XXI deve reconhecer a importância desses recursos para o seu negócio, pois, caso contrário, ficará limitado a práticas que já não são capazes de responder à velocidade e à dinâmica dos mercados atuais.

    No varejo, o uso da tecnologia para aprimorar as operações e negócios começa pelos ERPs — os sistemas de gestão empresarial. Esses softwares, que raramente são aproveitados em sua totalidade, podem fazer maravilhas pelos lucros do seu negócio.


    Leia também: Maximize o seu lucro no varejo com uma boa gestão de preços