Os canais de vendas, comunicação e relacionamento com o cliente se expandem constantemente. E diante de tantas possibilidades, o que dita a regra é a melhor forma de contato com o perfil do consumidor. Um varejo que não acompanha a pegada da tecnologia estará praticamente fora do mercado e não será lucrativo em poucos anos.
As interações pelos diversos canais e também tecnologias devem ser unificadas com o objetivo de criar experiência única que representa o propósito do varejo e promova não somente satisfação do cliente, mas também meios de novos relacionamentos.
Antigamente o varejo tratava basicamente de dois canais: a loja física e o telefone. Nos últimos anos as mudanças foram drásticas no formato e na velocidade.
O primeiro tipo de varejista será naturalmente expelido do mercado se não se atualizar. Lojas físicas não estão ultrapassadas, desde que você se diferencie e apresente ao seu cliente uma experiência única de compra. Dê ao seu cliente motivos suficientes para deixar a comodidade de comprar pela internet para interagir com um bom produto e um atendimento personalizado.
O segundo tipo, bom, a página no Facebook sozinha não vai ter levar a lugar algum. É preciso consistência e um profissional para gerenciar o mundo das redes sociais.
O terceiro tipo de varejista, teoricamente está no caminho certo. Será do perfil do segundo varejista que abordamos aqui ser um bom exemplo de mudanças para todos.
A diversidade de canais de vendas pode encher os olhos devido à agilidade e as novidades das ferramentas. Mais importante que entrar em todos os meios é primeiramente mapear todos os pontos de contato com o perfil do varejo e do público. Em sequência o formato de atendimento deve ser registrado e a equipe preparada para que as informações fluam integradas.
E para finalizar, uma informação essencial: os canais de vendas e pontos de contato com o cliente devem aparecer únicos e integrados em vários aspectos demonstrando consistência desde a identidade visual, atendimento, até os produtos, resultando na experiência do cliente com sua marca.
O que você quer encontrar?