A implementação de um ERP - Enterprise Resource Planning - ou SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil - não é uma tarefa fácil, ela requer tempo e maturidade por parte do comércio.
Não é simplesmente uma inserção de ferramenta de gestão no
Na verdade, a implantação de um ERP é uma mudança cultural.
E essa mudança deve ser suportada pela alta gerência e envolver a todos os funcionários, independente do nível de uso do sistema.
Assim, todos serão responsáveis de alguma forma pela geração de dados que serão lançados no ERP.
Em termos gerais, é preciso ter consciência que alto investimento inicial, principalmente tempo e esforço da equipe, será diluído ao longo do tempo. Com isso, as inúmeras facilidades e automatizações proporcionadas pelo sistema serão aproveitadas por todos.
Veja, a seguir, o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial e as providências a serem tomadas para o sucesso na implementação de um ERP.
Veja também: 5 sinais que mostram o momento certo para investir em um ERP
Antes de descobrir como implantar um Sistema Integrado de Gestão Empresarial em seu negócio, é importante entender plenamente o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, não acha?
Não é difícil entender o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
Imagine uma empresa que controla seus estoques usando planilhas. Já, a área de compras, têm um software próprio para isso. Por outro lado, é usa um programa para controle financeiro, por essa área da empresa. Quanto aos processos de RH, são tocados com planilhas e e-mails.
Percebeu como cada uma dessas áreas têm uma forma diferente de armazenar e trocar informações?
Não seria melhor se estoques, vendas e financeiro, por exemplo, pudessem compartilhar dados e gerenciar seus processos com mais transparência e agilidade?
Pois é exatamente isso o que faz um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, ou ERP, se preferir.
Veja o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, de forma resumida: trata-se de um software que integra todas as informações das diversas áreas da empresa de forma transparente e em tempo real. Assim, ele permite uma troca ágil dessas informações, acelerando os processo de tomada de decisão e de gerenciamento. Além disso, evita-se a criação de dados duplicados e informações conflitantes.
Confira esta ilustração de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial:
Confira: Como um ERP pode ajudar no gerenciamento de sua loja
Agora que você já sabe o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, confira algumas providências importantes que você deve tomar se quiser implantar um ERP com sucesso:
O ERP é uma ferramenta tecnológica e, para funcionar corretamente, depende de uma base sólida por parte do comércio.
Isso inclui o que se refere à Infraestrutura, como servidores que comportem a quantidade de informações que trafegam diariamente. Também, uma rede com banda larga para que o sistema seja ágil e possa dar conta dos atendimentos sem demora. E sistemas de segurança para manter as informações em sigilo.
Além disso, outros recursos se fazem necessários para o perfeito funcionamento do ERP.
Hoje em dia, toda a infraestrutura pode ser nas nuvens, o que reduz consideravelmente os custos de investimentos em infraestrutura.
Veja mais: 4 vantagens da adoção de um ERP no varejo
A ferramenta deve ser alimentada adequadamente para que gere o diferencial competitivo desejado.
E por isso é preciso treinar toda a força de vendas e demais funcionários para a utilização do ERP, ensinando as funcionalidades, as responsabilidades dos operadores do sistema e a importância da ferramenta para a otimização do trabalho de todos.
A implementação de um ERP requer um período de implantação e adaptação das pessoas ao novo processo.
A paciência é fundamental para que a implementação do sistema seja agradável para todos e contribua para a melhoria do atendimento ao cliente.
Um ERP sem o apoio de processos bem definidos pode vir a ser um fracasso. Portanto, crie processos internos, documente-os e crie uma cultura de processos no seu varejo.
Isso fará com que as pessoas sejam mais facilmente capacitadas e possam contribuir para os resultados finais.
Somente depois de implantar os processos insira o ERP. Assim as pessoas terão uma visão mais abrangente de como a ferramenta facilitará o dia a dia delas.
Leia também: Como calcular o retorno do investimento de um ERP no varejo
Nérus é um ERP para varejo que trabalha com transparência e segurança para melhorar a gestão de informações e conhecimentos na empresa, trazendo os melhores resultados.
O que você quer encontrar?