VPC significa verba de propaganda cooperada. Ela é uma verba em dinheiro ou em produtos bonificados disponibilizada por grandes fabricantes que querem incentivar a compra de mais produtos ou a venda de produtos que já estão no estoque dos varejistas.
Para receber essas verbas o varejista acerta uma meta de compra e ganha um valor para incentivar um preço final para consumidor mais competitivo. Outra alternativa é investir em propaganda e neste caso o varejista precisa comprovar o uso dessa verba.
Após este breve resumo, já começamos a entender a necessidade de um acompanhamento dessas verbas para você não perder dinheiro. Afinal, temos que acompanhar o que foi acordado com o fornecedor, o que realmente pago, como ele pagou e prestar contas nos casos que ele solicite. Pensando nisso, a Nérus desenvolveu um módulo que ajuda o varejista no controle das verbas disponibilizadas por seus fornecedores desde a negociação até o acerto desta verba.
Vou descrever brevemente este recurso.
Teremos um editor de verbas (figura 1) onde estarão todas as verbas acordadas com os fornecedores que poderão ter o status:
Essas verbas podem ser inseridas manualmente nos casos onde o fornecedor não as liberou mediante algum tipo de acordo ou automaticamente para casos onde existe um “cashback”. Neste último caso, definiremos no cadastro do fornecedor se ele gera verba e o percentual de retorno em cima das compras (Figura 2).
Verbas inseridas: agora passamos para a próxima etapa criando as movimentações da verba. Estes são valores passíveis de acerto. Eles são inseridos manualmente ou à medida que se fatura/recebe mercadorias em pedidos vinculados a uma verba. (Figura 3).
Utilizaremos as movimentações para gerar as notas de débito e posteriormente os acertos. Essas movimentações podem ter os status:
Nota de débito é o documento que o fornecedor se compromete a pagar determinado valor. Pode ser gerada uma nota de crédito para uma ou várias movimentações. o Nérus gerencia essas notas vinculando-as a cada movimentação e possibilita a impressão de um documento que pode ser criado com o padrão desejado e impresso a cada nota de crédito emitida(Figura 4). Partimos então para a última etapa que é o acerto com o fornecedor.
O Acerto inicia-se após o fornecedor retornar a nota de débito e pode ser realizado na mesma tela mostrada na (Figura 3) onde o Nérus permitirá realizarmos o acerto de 4 maneiras como mostrado na (Figura 5).
Crédito em conta: ao selecionar esta opção o crédito será adicionado automaticamente ao Banco selecionado o valor da movimentação.
Desconto no contas a pagar: Será aberto todas as parcelas em aberto do fornecedor para que se informe o valor de desconto que deseja em uma ou mais parcelas (Figura 6).
Contas a receber: Será inserida uma duplicata no contas a receber para este fornecedor fazendo com que ele fique em débito com o varejista.
Nota bonificada: Será aberta uma tela para que se informe uma nota de produtos bonificada que irá se vincular a esta movimentação para acertar o débito do fornece
Com isso, será possível gerenciar o processo de VPC do início ao fim.
O que você quer encontrar?