Antes da internet você só conseguia informações sobre um produto que desejava de duas formas: visitando a loja ou conversando com um amigo que já havia adquirido este produto. As propagandas eram limitadas às qualidades. Estes dois caminhos visavam basicamente obter informações para aumentar sua confiança e tomar a decisão de compra. Teríamos que ir à loja para conhecer o produto e iríamos tocar, provar, cheirar, pesar, experimentar, etc. Se isso ainda não fosse suficiente, iríamos conversar com o vendedor ou mesmo ligar para um amigo. Ou seja, a tomada de decisão exigia confiança. Ainda exige.
Com o aparecimento das vendas on-line (e-commerce, marketplaces, whatsapp, redes sociais, etc) os consumidores continuam a buscar confiança para decidirem. Ninguém compra sem um mínimo de informações. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 (Eckert et al., 2020) mais de ⅔ (mais de 66%) da confiança depende da qualidade das informações oferecidas pelo site. Fácil de entender. Na era das vendas pela internet, dependemos de um trabalho do “dono do site”, do vendedor (Seller). Se alguém espera ter sucesso nas vendas on-line precisa aprender a descrever seu produto com muita criatividade. Fotos, vídeos, descrições, aplicações, etc. Isso é básico. Além disso, precisa também estar disponível para tirar dúvidas (chat, e-mail, telefone, whatsapp, etc). É assim que as pessoas agem. Além disso, alguns sites se preocupam muito com as revisões (reviews): Amazon, Mercado Livre, B2W, etc. Afinal, essa é uma forma especial de aumentar a confiança dos seus clientes.
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Fornecedores mais bem estruturados (indústrias) estão trabalhando para digitalizar seus cadastros. Isto ajuda mas ainda não é suficiente. A variedade de produtos a serem vendidos na internet conta com grandes fornecedores mas também fornecedores menores que ainda não se prepararam para o mundo digital. Você vai precisar aprender a fazer isso dentro de casa ou vai precisar de ajuda de empresas especializadas. Diversas empresas no FotoPontoCom, Actme, Lett Digital, etc, oferecem serviços e tecnologias para facilitar o enriquecimento de cadastros (nome dado ao processo de adicionar informações digitais). Alguns fornecedores como a Nérus também oferecem tecnologias para replicar e manter estas informações atualizadas em diversos canais simultaneamente.
Não acreditamos em receitas mágicas. Contudo, acreditamos que cada empresa deve experimentar e encontrar as alternativas mais coerentes para seu negócio. Se precisar de ferramentas digitais consulte a Nérus. Teremos prazer em ajudar e também apresentar nossa rede de parceiros.
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