e-commerce regional

O que é um e-commerce regional? Isso tem sentido para quem já possui lojas e clientes?

O que é um e-commerce regional? Isso tem sentido para quem já possui lojas e clientes? 600 350 Cléber Piçarro

Há 20 anos, quando o e-commerce ainda dava seus primeiros passos, a estratégia era abrir uma loja virtual para vender para o mundo todo. Em outras palavras, vou abrir uma loja e vou vender muito para qualquer lugar do mundo ou do país (ex.: Amazon, Submarino, Dell, etc). Pensando em itens fáceis de serem entregues e com a baixa concorrência, esta estratégia era realmente vencedora. Alguns de nossos clientes tiveram muito sucesso com esta abordagem (anita.com.br) e chegaram a ser o 5º canal em calçados femininos no Brasil. A pergunta hoje é: essa estratégia ainda faz sentido? Frente a concorrência, aos custos crescentes de marketing e a entrega, esta seria a forma correta para desenvolver seu negócio hoje? A menos que já tenha muita experiência em vendas digitais, não achamos que esta saída seja a mais coerente.

De acordo com algumas pesquisas os dois fatores básicos para o sucesso nas vendas digitais são (1) informações confiáveis e (2) logística eficiente (rápida e com custo aceitável). Vamos entender isso como (1) confiança e (2) entrega. Ou seja, para que o consumidor tome a decisão de comprar pela internet ele precisa ter confiança para comprar (informações, clareza, etc) e  entrega de qualidade. Ora, se sua empresa já possui lojas e consumidores, nada mais coerente do que aproveitar estes “ativos” para potencializar sua venda.

Como o e-commerce regional pode ajudar uma loja que já possui clientes?

Em primeiro lugar, comunicando com quem você já conhece (programa de fidelidade, cadastros promocionais, crediários, etc). Uma das grandes dificuldades no mundo digital continua sendo a conquista de novos clientes. Se você já os possui, deve utilizá-los. Eles vão conhecer novos produtos sem ter que ir à loja, podem indicar novos consumidores, podem comprar com muito mais confiança.

Em segundo lugar, você pode aproveitar suas lojas para fazer a entrega e concretizar a venda. Estratégias como retire-na-loja ou envie-da-loja podem ao mesmo tempo acelerar e baratear a entrega, além de trazer fluxo de clientes para a loja, no caso da primeira.

Alguns marketplaces como a B2W estão oferecendo ferramentas de vendas muito interessantes como propaganda regional, receba na loja, entre outras. O e-commerce regional pode fazer todo o sentido para sua empresa e você pode estar perdendo essa oportunidade. 

O COVID certamente acelerou a demanda pelas vendas digitais mas isso já estava acontecendo de forma consistente há alguns anos. Logo, se você ainda não está usando este tipo de abordagem, deve experimentar com certeza. Não acreditamos em receitas mágicas. Acreditamos que deve experimentar e encontrar as alternativas mais coerentes para seu negócio.

Se precisar de ferramentas digitais para isso, consulte a Nérus. Teremos prazer em ajudar e apresentar nossa rede de parceiros.

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