integração é uma das chaves para vender mais

Empresas com boas integrações vendem até 6 vezes mais no e-commerce e marketplace

Empresas com boas integrações vendem até 6 vezes mais no e-commerce e marketplace 600 350 Cléber Piçarro

Vender é essencial mas o processo o e-commerce termina no depósito e depois no escritório. Integração e backoffice são chaves.

Segundo uma pesquisa da MIT Sloan1 de 2014, vender no mundo digital é sempre uma combinação de dois pontos: boas informações para o consumidor e uma boa logística. Ainda mais relevante são as estatísticas dos marketplaces, as quais afirmam que sellers (vendedores) que possuem bons processos de retaguarda (logística incluída), bem integrados, vendem de 3 até 6 vezes mais que os demais. Agora, ficam duas dúvidas:

  1. O que é uma boa integração com a retaguarda?
  2. Por que faz a diferença ter bons processos?

Vamos tentar responder estas duas perguntas.

Integração com a retaguarda

Uma boa integração com a retaguarda significa estar conectado com a(s) plataforma(s) escolhidas (B2W, Mercado Livre, Whatsapp, VTEX, etc)  utilizando as melhores tecnologias e principalmente integrando processos necessários na retaguarda (leia-se aqui o seu ERP). Vários clientes que atendemos começaram seu processo de integração de forma muito artesanal ou improvisada, buscando claro acelerar e baratear a integração por questões óbvias. Normalmente fizeram uma integração entre os marketplaces, e-commerces e seus ERPs usando programadores com pouca experiência de integração com plataforma SAAS e vendas digitais.

Com  muita frequência estas integrações paravam de funcionar e as consequências eram ruins: pedidos com erro, vendas que não eram atendidas, processamento manual das vendas etc. Além disso, quando o pedido chegava na retaguarda normalmente não conseguiam processar com velocidade e qualidade por não possuírem bons processos para separar, conferir, faturar, entregar e acompanhar as entregas. Enquanto o volume de vendas não é tão grande trata-se apenas de uma dificuldade. Quando o volume de vendas cresce, trata-se de um problema grave. Em resumo, não planejaram e não executaram a integração entre as plataformas e o backoffice corretamente. Conclusão: começaram rápido mas não conseguiram crescer em vendas pois vários problemas os impediram.

A venda como parte essencial de um processo maior

A venda é uma parte essencial de um processo maior. Depois de vender é necessário processar essa venda corretamente integrando com seu ERP (logística, financeiro, contábil, fiscal, etc). Se sua empresa você vender mas não conseguir fazer a logística ou mesmo controlar seu estoque, financeiro e fiscal de forma integrada, não conseguirá crescer. Vender é essencial mas administrar tudo que acontece antes e depois da venda também. 

Para finalizar, acreditamos em três pilares para uma boa estratégia de digitalização de vendas: velocidade, integração e aprendizado. Comece rápido pois o consumidor já tomou sua decisão. Comece integrado com seu ERP, usando bons processos e boas plataformas. Opte por soluções que lhe ofereçam flexibilidade para se adaptar. O aprendizado é uma fase chave e você precisa respeitá-lo. Se você precisa de orientação sobre a integração com seu ERP, seja ele TOTVS, Sênior, Sankhya ou outros. Entre em contato com a Nerus. Temos tecnologias e processos que podem acelerar seu processo de crescimento em vendas.

Referências:

  • Bell, D. R., Gallino, S., & Moreno, A. (2014). How to win in an omnichannel world. MIT Sloan Management Review, 56(1), 45.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Compartilhe