Nérus o2

Como o Nérus O2 pode acelerar seu processo de vendas digitais? E quais as fases de implantação do Nérus O2?

Como o Nérus O2 pode acelerar seu processo de vendas digitais? E quais as fases de implantação do Nérus O2? 600 350 Leonardo Dicker

Nérus O2 é um conjunto de ferramentas e processos que permitem a integração das lojas físicas com a venda digital, tanto em sites próprios quanto em marketplaces. O nome O2 vem da junção do varejo “Off-line” (físico) e “On-line” (digital). Por meio do Nérus O2, o varejista consegue, de uma forma bastante simples, integrar todos os processos de atualização de cadastros, preços, estoques e vendas, não importando se a venda foi feita na loja física ou na internet.

Todos os varejistas físicos conhecem profundamente os processos que envolvem as operações das lojas:

  • escolha do ponto;
  • compra de mercadorias;
  • transferências entre lojas;
  • controle de estoque;
  • venda no PDV;
  • expedição e entrega, seja na loja ou na casa do cliente.

Contudo, ocorre que a venda pela internet possui algumas particularidades e diferenças em relação às vendas tradicionais. E como esse canal de vendas só vai crescer ao longo dos próximos anos, é preciso que o tratamento da venda digital seja feito de forma adequada pela empresa.

Por que as vendas digitais precisam da automaçãoagilidade proporcionadas pelo Nérus O2?

Duas das questões mais importantes da venda se referem a preço e estoque. No entanto, fazer uma gestão de preço na loja pode se tornar bastante complexo e nem é preciso entrar na discussão dos impostos: tabela de preços por cliente ou região, preço diferenciado por loja, produtos promocionais, etc. Soma-se a esse cenário a venda em diferentes canais digitais: o Mercado Livre, por exemplo, cobra uma comissão diferente do Magazine Luiza. Portanto, faz sentido precificar de forma diferente por canal. É aí que entra o Nérus O2 para ajudar nesses processos!

💡 Ao receber um preço “base” do ERP, o Nérus O2 aciona uma precificação por canal e, de forma automática (se assim desejado pela empresa), atualiza os canais digitais de venda. Isso facilita enormemente a gestão dos preços, especialmente se a empresa trabalha com um leque muito grande de produtos.

O mesmo raciocínio vale para os estoques. Afinal, eles possuem uma complexidade adicional em função das diferentes operações que podem ser feitas pensando-se em processo com vários canais simultâneos. A opção de Retirar na Loja é um bom exemplo: se o prazo para retirada for muito  curto – 1 ou 2 horas, por exemplo, o que é uma ótima facilidade para o cliente – o ideal é que o estoque já esteja na loja. Por outro lado, para prazos maiores, a mercadoria pode ser transferida de um Centro de Distribuição para a loja de retirada. Lá ela é preparada para ser entregue ao cliente. O Nérus O2 permite enviar para os canais digitais tanto o estoque acumulado de todas as lojas quanto o estoque por loja/filial, permitindo à empresa ofertar o melhor serviço ao consumidor.

As fases de implantação

Discussões acerca de estoque e preço compõem uma parte importante da implantação do Nérus O2. Contudo, na prática, essa implantação é divida em 3 fases.

Primeira fase

Na primeira delas, são discutidos os objetivos estratégicos da empresa na integração dos canais digitais, sejam eles marketplaces ou um site próprio. São também levantados os canais mais adequados de acordo com o mix de produtos, e quais os produtos – ou categoria de produtos – que serão inicialmente trabalhados para se compor o catálogo digital. É nessa fase que se discutem também questões fiscais ligadas ao estoque (CNPJ específico ou o mesmo do CD, separação ou não de uma área de estoque específica para o digital, etc) e ainda uso de KITs de produtos e outras definições.

Segunda fase

É na segunda fase que o ocorre o treinamento do Painel do Nérus O2, tendo de um lado a conexão real ao ERP – base de testes ou mesmo de produção – e de outro a conexão com todos os canais digitais escolhidos. Nessa fase também é discutido e executado o “enriquecimento” dos produtos, de tal forma que possam ter um bom desempenho de vendas. Isso inclui boas fotos, vídeos, descrição detalhada de características e atributos, diferenciais, etc. E toda a parte de parametrização do ERP, de forma que possa enviar produtos para o Nérus e receber pedidos vendidos é também feita nessa fase.

Terceira e última fase

Finalmente, a terceira fase contempla a publicação dos anúncios e a efetiva entrada em operação da venda digital. O Nérus O2 então se encarrega de puxar do ERP qualquer alteração de preço, estoque ou outros dados dos produtos e distribuir automaticamente para todos os canais de venda, de forma a simplificar enormemente a gestão de produtos para venda. Ao mesmo tempo, o Nérus O2 é o responsável por centralizar toda a recepção de pedidos vendidos, seja em qual canal for, e enviar para o ERP para que seja feito o processo normal de faturamento, expedição e o despacho da mercadoria.

Portanto, com o Nérus O2, o varejista acelera enormemente o processo de vendas digitais, incorporando novos canais de venda com toda a segurança e agilidade.

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