O que é marketplace?

O que é marketplace? 600 350 Marcos Nannetti

O que é marketplace?

O Marketplace nada mais é do que um Shopping Center no mundo virtual, e exatamente como o Shopping Center do mundo real, ele reúne diversas lojas com infinidade de produtos em um só lugar, e além disto consegue prestar uma série de serviços para o varejista, mas principalmente se concentrando em propaganda e logística, justamente as maiores duas dores enfrentadas pelos lojista virtuais.

E por quê faz sentido para o varejista físico?

As principais diferenças entre possuir uma loja virtual (e-commerce) e entrar no mundo virtual via marketplace está no esforço que o varejista irá empreender. Para montar a sua própria loja, o varejista terá que escolher uma plataforma, adequar esta plataforma para sua maneira de vender os seus produtos, se preocupar em gerar tráfego e fluxo constante de visitantes, escolher uma empresa de meio de pagamento, garantir a segurança contra fraude, cuidar de toda a cadeia de distribuição e logística, ter um  departamento de SAC (serviço de atendimento ao consumidor) para ficar no básico. Já nos marketplaces, vários destes serviços já estão inclusos no preço cobrado ou estão pré-formatos na plataforma disponibilizada, facilitando o aprendizado e o início do caminhar do varejista físico no mundo on-line.

Por quê o varejista não entende o valor cobrado pelo marketplace?

Muitos dos varejista tradicionais se assustam com o valor da comissão cobrado pelos marketplaces e sempre questionam que o valor é muito alto para simplesmente “vender” os produtos. A lógica que está na cabeça dele é a comissão que ele paga ao vendedor. Compreendo perfeitamente este tipo de questionamento simplesmente porque muitos deles não sabem de tudo que é necessário para se ter uma presença digital relevante no mundo virtual. Só vão começar a entender quando começarem o seu próprio esforço para fazer parte  deste novo mundo. O que eu digo sempre para eles é que o marketplace é a forma mais simples e rápida de se adquirir conhecimento do que é realmente o varejo digital e suas possibilidades.  É através dele que o varejista físico vai entender o que é necessário construir para se ter sucesso neste novo formato e mais que isso, vai entender como construir uma conexão entre o mundo virtual e físico, o famoso omnichannel, só assim a sua operação irá prosperar e crescer neste novo contexto.

Usando o marketing do Marketplace a seu favor

Mas como usar a força do marketplace a seu favor? É claro que é muito difícil brigar de igual para igual com um marketplace.  Os volumes investidos em marketing digital e a quantidade de engenheiros de software contratados para garantir um fluxo constante de clientes são inimagináveis para um varejista. Bom, se não podemos com ele, vamos ganhar com eles, da mesma forma que muitos varejistas ganharam com a entrada dos shoppings centers no mercado na década de 1980. A lógica e a estratégia de negócio muitas vezes terá que ser revista e adaptada à nova realidade, mas com certeza existe espaço a explorar. Alguns clientes da Nérus estão usando o marketplace como uma ferramenta de promoção e liquidação dos saldos de estoques, outros para testar novos produtos, a nova moda de “compra e retira” já chegou em alguns marketplaces e também é uma forma bastante interessante de gerar fluxo na loja. Na semana passada fui comprar uma bebida e me surpreendi com um cartaz que dizia que aquela loja era ponto de distribuição de produtos das Lojas Americanas, ou seja o lojista já estava aproveitando a venda de outros lojista para gerar tráfego na sua loja. Talvez estas ações não encaixem na sua estratégia, mas com certeza você terá que bolar alguma outra que faça sentido para explorar a força do novo varejo: rápido, integrado, dinâmico e mutável. Simplesmente porque o novo consumidor quer assim.

Nós da Nérus estamos aqui para ajudá-lo a pensar em alguma forma de fazer a integração dos mundos off-line e on-line dar certo para sua organização.

Este artigo foi escrito por: Marcos Nannetti

Leia também:

✔ O que é um Marketplace?

✔ Porquê o e-commerce seu errado para o varejista físico?

✔ Transformação digital e omnichannel no varejo: como fazer e por onde começar?

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