nerus
Área do cliente

Qual a plataforma de ecommerce ideal para minha empresa?

plataforma de ecommerce ideal

A plataforma ideal para sua empresa depende da sua estratégia e da maturidade em termos de ecommerce.

De acordo com dados da Abcomm, publicados em artigo da Revista Época em 05/06/2020, foram abertas mais de 107.000 lojas virtuais em apenas 2 meses, efeito direto do COVID-19 na economia real. Nunca se viu um volume tão grande de novas lojas serem abertas. Assim, toda empresa, seja ela direcionada ao consumidor final (B2C) ou a empresas (B2B), está pensando agora em digitalizar suas vendas. No entanto, se desejo abrir uma loja para consumidor (foco deste artigo), qual o melhor caminho? Por onde devo começar? Qual a melhor loja para minha empresa? É isso que vamos tentar ajudar. 

A princípio, sempre gostamos de usar metáforas ou analogias para explicar conceitos mais sofisticados. Então vamos lá.

Se você quer comprar uma moto mas ainda não sabe andar de bicicleta, por onde deve começar? Mesmo se tiver muita pressa para começar, vide o cenário atual, você começaria comprando uma moto ou uma bicicleta? Pense. Vamos usar outra analogia. Imagine que sua empresa seja uma rede de lojas mais de 50 ou 100 pontos em todo o Brasil. Você começou com 50 ou 100 lojas ou começou com algumas poucas unidades e foi crescendo ao pouco? A resposta pode parecer frustrante mas na nossa opinião o segredo e começar rápido mas pequeno. Afinal de contas, não adianta saltar etapas.

A importância de começar aos poucos

Há até bem pouco tempo, as plataformas de ecommerce poderiam ser classificadas como próprias (instaladas de forma separada para cada empresa) ou plataformas compartilhadas (Saas - software as a service), alugadas. Neste sentido, até um  ano atrás íamos encontrar empresas que estava investindo no desenvolver soluções de ecommerce próprias comprando software (licenciamento) ou utilizando tecnologias “gratuitas” do tipo open-source (entre aspas pois não tinha nada de graça). No entanto, a partir de 2019, o desenvolvimento interno de plataformas de ecommerce ficou restrito às grandes corporações.

Ok, então isso quer dizer que basta assinar uma plataforma SAAS (tipo de sobrou da classificação anterior). Infelizmente, não!

Como citamos acima, o ideal é começar aos poucos. Por outro lado, existem diferentes plataformas para os diferentes graus de maturidade (exemplos: iniciante, médio e avançado). Para completar, dependendo da sua estratégia, também irão existir diferentes plataformas. Vamos explicar isso um pouco melhor. Se sua empresa é iniciante, deve começar com uma plataforma mais simples (Loja Integrada, MercadoShops, Simplo7, Tray, etc). Entretanto, se você já estiver investindo em ecommerce há alguns anos e já identificou pontos a melhorar, poderá optar por plataformas mais avançadas (VTEX, TrayCorp, Jet, JN2, etc). Além disso, sua empresa pode ter estratégias mais elaboradas (“Compra e online e retire na loja” por exemplo) pode precisar de plataforma mais customizáveis como as citadas por último. Veja a tabela abaixo.

Escolhendo a plataforma de e-commerce ideal

Maturidade x Estratégia Básica Avançada
Iniciante Loja integrada, MercadoShops, Tray VTEX, TrayCorp,JN2, JET
Experiente VTEX, TrayCorp,JN2, JET VTEX e TrayCorp

Em resumo, nossa sugestão é simples: comece aos poucos. Se você ainda não investiu e está começando agora, opte por uma solução mais simples até que consiga identificar quais os recursos que gostaria de ter. Afinal, não adianta começar com uma loja on-line sofisiticada (e cara) se você ainda não testou os recursos mais básicos. Vender on-line exige muito mais que tecnologia (vide outro artigo). Contudo, se já possui alguma experiência, as sugestões acima devem ajudá-lo a encontrar um bom fornecedor. Boas consultorias irão ajudar você a custo aceitável. Outra saída interessante também é adotar um bom integrador ou uma solução OMS Omnichannel que pode lhe oferecer flexibilidade para começar aos poucos mas não perder o trabalho de trabalho de integração. 

Até o próximo artigo.

Artigo escrito por: Cleber Piçarro e Marcos Nannetti

Quer saber mais sobre o Nérus O2 e o Nérus Web, preencha o formulário abaixo e nossos especialistas entrará em contato com você.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross