nerus
Área do cliente

Quais os diferenciais do Nérus O2: hub e integrador de ERP

integrador erp

O integrador ERP, de uma maneira geral, é muito bom em lidar com os processos tradicionais de uma empresa e com a gestão de varejo. Isso significa uma retaguarda capaz de gerenciar:

  • o controle de estoque - o que inclui entradas, saídas e transferências;
  • livros e documentos fiscais;
  • registros contábeis;
  • toda a gestão de contas a pagar e receber.

O PDV, on-line ou não com a retaguarda, é o responsável por prover um bom atendimento ao cliente, facilitando a venda da mercadoria e emitindo o documento fiscal no menor tempo possível. 

A seguir vamos buscar explicar como funciona e quais as vantagens de apostar em um integrador ERP. Além disso, também vamos destacar o trabalho de um hub de integração para vendas omnichannel que incluam marketplace.

Confira!

Integrador ERP e a gestão do varejo

Para a venda na internet por meio de um site próprio, existem atualmente dezenas de plataformas altamente especializadas no varejo digital.

Mesmo as plataformas mais simples possuem recursos como:

  • preços promocionais;
  • facilidade de fechamento da compra com poucos cliques;
  • acompanhamento do ciclo completo do pedido;
  • integração com diferentes gateways de pagamento, entre tantas outras funcionalidades.

Com efeito, faz pouco sentido para os integradores ERPs terem esses mesmos recursos. A lógica aponta para uma estratégia de integração, que é muito mais eficiente e pode absorver o melhor dos dois mundos.

Quando se fala em marketplaces, a situação não é muito diferente: o mercado já conta com várias empresas que fazem parte da elite dos melhores marketplaces do Brasil. Entre eles:

  • Magazine Luiza;
  • Mercado Livre;
  • Amazon;
  • Americanas.com etc.

Todos permitem fazer a gestão dos anúncios, o controle do estoque e do preço do produto em cada plataforma, e ainda a recepção dos pedidos vendidos, normalmente apresentando um painel centralizado com todas as informações das vendas, inclusive com separação por canal.

Leia também: Por que vender em marketplace antes do ecommerce? Conheça as vantagens dessa opção

Os problemas começam quando o volume de pedidos começa a se tornar relevante na operação digital. Nesses casos é preciso uma boa orquestração de todos os componentes para que os processos sejam executados com agilidade e segurança.

A venda on-line possui suas particularidades e velocidade no envio das mercadorias, aliada à precisão do que está sendo entregue, é absolutamente essencial.

Plataformas de venda on-line, por exemplo, não emitem a nota fiscal de venda - isso normalmente fica a cargo do integrador ERP, pela complexidade envolvida: cálculo exato dos impostos e especialmente da DIFAL, com a consequente emissão das guias de pagamento.

Redundar toda essa lógica em outro local não é uma boa estratégia. Ao mesmo tempo, processos de picking e packing podem ser feitos no ERP ou nas plataformas, mas é fundamental que sejam feitos em apenas um local e que as outras partes se integrem perfeitamente. 

Integrador para marketplace: o melhor hub de integração

Integração e processos então são as palavras-chave no cenário de vendas omnichannel, e esses são justamente os principais diferenciais do Nérus O2.

Primeiro porque já ele traz embutido anos de conhecimento de varejo, em função da própria experiência da Nérus como integrador ERP.

Fazer um pedido on-line chegar do site ao ERP não é exatamente muito complicado. Mas se, por exemplo, esse pedido vier de uma loja cujo CNPJ é diferente da loja que fará a entrega - caso de mercadoria retirada na loja - exigirá uma decisão sobre eventuais notas de transferências (ou outro processo legal) para que a legislação fiscal seja rigorosamente cumprida.

Além disso, com o Nérus O2 é possível fazer uma integração perfeita entre as diversas partes envolvidas.

Os produtos que serão vendidos na internet são atualizados por meio do integrador ERP de forma transparente e automática, sempre que houver alguma alteração cadastral, mudança de preço e/ou do estoque.

Ao chegarem ao integrador de marketplace da Nérus O2, os produtos são enriquecidos com outras informações indispensáveis para as vendas on-line, e que não necessariamente precisam estar no ERP:

  • fotos de muita qualidade;
  • características detalhadas de acordo com a categoria;
  • descrição com tags específicas para o Google, etc.

As vendas em marketplaces ocorrem por meio de anúncios e o Nérus O2 faz uma gestão muito competente nessa área. É possível publicar um anúncio em várias plataformas ao mesmo tempo e sempre que uma mercadoria é vendida, o estoque é atualizado em todas as demais plataformas de venda, simultaneamente, chegando até a pausar todos os anúncios em caso de fim do estoque.

Para vendas em site próprio valem os mesmos recursos e a integração ocorre de forma natural e transparente.

Independentemente do canal da venda, os pedidos são automaticamente enviados para o integrador ERP à medida que as vendas forem ocorrendo, facilitando enormemente o trabalho de separação e embalagem da mercadoria. 

Finalmente, o Nérus O2 possui recursos exclusivos que permitem automatizar várias tarefas importantes do dia-a-dia de uma operação digital, na linha do “faça isso” se “ocorrer aquilo”.

Leia também: Como um software de automação no varejo pode ajudar minha empresa?

Pode-se definir, por exemplo, que uma etiqueta de entrega já seja instantaneamente gerada assim que um pedido for recebido. Ou então que um e-mail seja enviado para o administrador caso um produto tenha seu preço reduzido com um percentual maior do permitido. 

Com vasta experiência na otimização de processos de varejo e recursos de tecnologia que garantem uma integração suave e transparente com os principais ERPs do mercado, o integrador de marketplace Nérus O2 é uma escolha segura para uma ótima experiência na administração de vendas on-line, tanto em site próprio quanto em marketplaces.

Resumindo, o Nérus O2 é uma plataforma de integração omnichannel que funciona como hub de integração de marketplace, hub de e-commerce e integrador de ERP que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas ao maiores marketplaces do brasil, sem trocar de software de gestão para varejo ou plataforma de e-commerce.

Ficou curioso? Conheça o Nérus O2solução omnichannel para sua loja física ou virtual ideal para digitalizar seu varejo, reduzir custos e aumentar seu faturamento.

Preencha o formulário abaixo e receba uma avaliação gratuita dos nossos especialistas!

Este artigo foi escrito por : Leo Dicker

Leia também:

✔ Números do e-commerce no Brasil em 2019

✔ Porquê entrar no Marketplace antes do E-commerce?

✔ Qual o futuro do varejo?

✔ O que é um Marketplace?

Porquê o e-commerce deu errado para o varejista físico?

Quer saber mais sobre o Nérus O2 e o Nérus ERP, preencha o formulário abaixo e nossos especialistas entrarão em contato com você.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross