nerus
Área do cliente

Vale a pena investir em uma loja virtual? Vantagens e desvantagens do e-commerce

vantagens do e-commerce

vantagens do e-commerce

Na hora de empreender ou expandir os negócios do varejo, a pergunta é: Vale a pena investir em um e-commerce? Destacaremos para você todas as vantagens de um e-commerce bem planejado! Continue com a leitura e confira!

Vantagens e desvantagens do e-commerce

Vantagens do e-commerce

1- Rápido crescimento e expectativa de manutenção do mercado mesmo com a crise

Como você pode notar, existe uma constância no crescimento do e-commerce. E você pode contar com isso para abrir a sua loja virtual o mais rápido possível. Mas lembre-se que um e-commerce é uma empresa como qualquer outra e precisa ser planejado antes de entrar em ação.

2- Popularidade dos dispositivos mobile faz o e-commerce crescer como nunca

Uma parte crescente das compras online estão sendo realizadas a partir de smartphones, o que demonstra o potencial destes dispositivos. Como a expectativa é de que cada vez mais pessoas adquiram estes dispositivos, o mobile commerce ainda pode vir a ser o maior canal de vendas online, superando os computadores de mesa.

Sendo assim, ao criar o seu e-commerce, não esqueça de ter um design responsivo, que se adéque a qualquer dispositivo, mobile ou não.

Confira em nosso blog: Varejo de bolso

3- O e-commerce cresce porque traz praticidade para o cliente

Ruas cheias de carros, pessoas entrando e saindo de lojas. Todo esse movimento pode ser muito desgastante para um cliente e, por isso, mais e mais pessoas adotam o e-commerce como a principal forma de comprar. 61,6 milhões de pessoas compram pela internet todos os anos por:

A praticidade que se tem em fazer a compra e receber o produto em casa, em data e horário agendado, com frete grátis e até logística reversa caso o produto não agrade, é o que faz 61,6 milhões de pessoas comprarem pela internet todos os anos.

Desvantagens do e-commerce

1- Reaprender a fazer marketing

Atrair e fidelizar clientes no e-commerce envolve uma série de técnicas e ferramentas de marketing digital que quem trabalha exclusivamente com varejo físico terá que aprender a usar.

O marketing de conteúdo e o inbound marketing são alguns exemplos.

Isso, sem falar no consumidor 4.0, o consumidor digital superconectado e cheio de informações.

2- Forte concorrência de grandes empresas

Grandes e-commerces investem pesado em anúncios e outras estratégias de marketing digital.

Concorrer com eles não é fácil, veja o exemplo da Amazon que tem engolido diversos varejistas recentemente, principalmente na área de publicações.

3- Ampliar a estrutura tecnológica com o tempo

Você começa seu e-commerce com um loja online que você mesmo criou em uma ferramenta online e, com o tempo, terá que ampliar tudo isso para algo bem mais profissional.

Contratar desenvolvedores, ampliar espaço de hospedagem, capacidade de armazenamento de dados e providenciar uma logística perfeita.

Cresça com cuidado!

Fique de olho: Varejista, não caia em ações judiciais: 7 pontos da Lei sobre E-commerce

Confira este vídeo da Revista Exame que aponta mais algumas vantagens e desvantagens do e-commerce:

Conclusão: Conhecer o mercado e o público é o que traz resultados

Para ter sucesso com um e-commerce você precisa conhecer o mercado onde vai atuar e o público que vai atender. Assim você terá os diferenciais necessários para oferecer o que há de melhor no seu nicho de mercado, tanto em produtos quanto em atendimento. Não tente ser mais um, esforce-se para ser único para o perfil do cliente que escolher para atender.

Leia também: 8 dicas de controle de estoque para seu e-commerce

Investir em capacitação e tecnologias que auxiliem você a conhecer melhor o seu público, como sistemas de CRM, BI, ERP, vai tornar a gestão do seu e-commerce mais fácil e aprimorar suas estratégias de marketing e vendas.

Sem planejamento nenhum negócio vai adiante, portanto, desenvolva sua ideia e busque os recursos ideais para desenvolver um trabalho que garanta a satisfação do cliente e a sua lucratividade. Investindo e planejando com consciência, vale a pena sim, ter um e-commerce!

Entendeu as vantagens do e-commerce? Ficou atento às suas desvantagens? Então, confira este vídeo do e-commerce na prática e evite alguns erros muito comuns:

Você está pronto para começar a planejar o seu e-commerce? Ainda tem alguma dúvida? Escreva para a gente!

Leia também: Benefícios do e-commerce: 5 motivos para integrar a sua loja física às vendas na internet

Agora que você conhece as vantagens do e-commerce e também suas desvantagens, veja mais maneiras de usar a tecnologia a favor do seu varejo, baixe nosso e-book gratuito: 5 passos para promover a transformação digital na sua rede

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross