nerus
Área do cliente

Você já ouviu falar em Picking and Packing? Veja porque o ano de 2021 foi ideal para quem já vende via internet.

O ano de 2020 foi um dos melhores para quem faz vendas pela internet. Isso, principalmente, devido ao isolamento social. A pandemia de Covid-19 fez com que os clientes buscassem lojas online para fazer suas compras e, consequentemente, mudassem seus hábitos de consumo. Mas, o que seria  picking e packing?
Você sabe o que esses termos significam? E como tudo isso está relacionado com as estratégias logísticas de e-commerce? Acompanhe este artigo para saber mais sobre as novas possibilidades do varejo.

Varejo digital em alta

De acordo com uma pesquisa realizada pela ABComm - Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico, o faturamento do varejo digital cresceu 56,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando a marca de R$ 41,92 bilhões em agosto/2020
Apesar do momento ser promissor, ainda podemos identificar diversos desafios na operação online, sendo, uma das principais, a logística de distribuição de produtos
A partir disso, podemos observar que, ao realizar a entrega o mais rápido possível, com os produtos e dados certos, é possível realizar uma economia considerável, evitando custos com:

  • Expedição gastando muito tempo no processo de separação;
  • Erros humanos;
  • Operações de devolução;
  • Reputação da marca no universo online.

Ainda de acordo com dados da ABComm, 61% das lojas virtuais do país têm como principal problema o atraso nas entregas. Nesse sentido, vale destacar que o primeiro contato do cliente com a empresa "física" no comércio eletrônico acontece ao receber o produto.
Por isso, faz-se necessário não apenas cumprir os prazos de entrega, mas, sim, tornar a experiência do cliente surpreendente

Afinal, o que é Picking e Packing?

Dentre tantas opções de performances para processos de uma operação logística, existem duas que se destacam das demais, isso porque afetam não somente a operação, como também a satisfação dos consumidores, são eles Picking and Packing
Em tradução livre podemos chamar de “Separar e Embalar”, onde sua função é aumentar a eficácia nesses dois processos. Pode parecer simples, mas ambos são processos importantes para qualquer operação logística.
Para tanto, esses fatores podem causar desgastes entre as equipes responsáveis pelas tarefas, sendo que cada negócio possui um processo de expedição próprio, adaptado à realidade específica.

Processo de Picking

Considerado um processo crítico, o Picking é o processo no qual envolve cerca de 40% do custo com mão de obra. É responsável por controlar o tempo na execução do ciclo de um pedido, desde o momento da solicitação até o recebimento do produto.
Atualmente, as empresas optam por automatizar o processo, mas isso deve ser feito com cautela e análise em relação ao seu custo/benefício, no qual pode ser realizado de diversas maneiras:

  • Picking discreto: envolve a execução da operação integralmente por um único colaborador, um pedido de cada vez;
  • Picking por zona: o processo é dividido por zonas e cada colaborador atende um único SKU (Unidade de Manutenção de Estoque, em português);
  • Picking por lote: um lote é formado por vários SKUs e cada colaborador atende um lote com vários SKUs diferentes;
  • Picking por onda: cada colaborador atende um único SKU por turno, para evitar acúmulo de produtos na expedição.

Processo de Packing

Assim como o picking, o packing é um processo que exige organização, cujo vem sendo automatizado pelas empresas. Um erro e o produto pode sofrer uma avaria e ser devolvido.
No entanto, apesar de soar como uma tarefa corriqueira, o processo envolve a embalagem do produto de acordo com suas especificações. Ou seja: utilizar a embalagem correta para cada produto.
O objetivo do processo de packing é juntar os produtos a fim de facilitar o manuseio, preservação e, até mesmo, a descaracterização da embalagem para evitar furtos.

E, como a Nérus pode auxiliar você?

A Nérus oferece uma gama de soluções tecnológicas pensadas e planejadas para diversos tipos de negócios. Um exemplo é o recurso que possibilita a conferência e separação de mercadorias, para as vendas originadas pelo e-commerce, sendo possível:

  • Realizar a montagem de pedidos por canal de venda, por transportadora, por período e por rotas;picking e packing nérus
  • Processo otimizado para execução sequencial (e simples) das atividades, consistindo basicamente em ‘Iniciar Picking’, ‘Realizar Conferência’, ‘Emitir Nota Fiscal';picking e packing nérus
  • A saída de carga é possível após todos os pedidos estiverem com a situação concluída. Neste momento, é impressa a PLP (pré-lista de postagem), quando você também poderá efetuar as impressões das etiquetas para demarcar as mercadorias.

picking e packing nérus
Você percebeu como a Nérus tem a solução prática e simples para o seu negócio? Por fim, se você chegou até aqui e se interessou em entender mais sobre o processo de picking e packing, entre em contato conosco. Na Nérus, ajudamos a sua empresa a trilhar este caminho da forma mais suave possível. Conte com a nossa equipe para alcançar o sucesso no mundo digital. Boas Vendas!

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross