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A implantação de um sistema ERP começa com a escolha do software e passa por diversos processos. Nesse artigo, você confere algumas integrações para seu ERP e vender online.

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Quais processos devo considerar para integrar meu ERP e vender online?

A implantação de um sistema ERP começa com a escolha do software adequado para o segmento de atuação da empresa. Afinal, o objetivo é permitir maior controle e uma tomada de decisão mais assertiva.

Entretanto, algumas empresas percebem a deficiência de integração de determinados ERPs ao iniciarem o processo de e-commerce do seu negócio. Essa percepção, geralmente, vem com o passar do tempo e devido ao crescente número de vendas. Diante deste cenário, algumas integrações se fazem necessárias para integrar o ERP e iniciar as vendas online.

Por isso, nesse artigo, você confere algumas integrações necessárias para seu ERP e para vender online. Um exemplo delas são cadastros (produtos, estoques, preços) e pedidos.

Principais integrações do ERP que precisam ser realizadas

1. CADASTROS

Primeiramente, antes de iniciar o cadastro, deve-se avaliar o ERP atual da empresa e se perguntar: "Este ERP foi pensado para o e-commerce?". Assim, as empresas começam a enxergar pontos deficitários.

São eles:

  • Falta de campo de descrição mais detalhada do(s) produto(s);
  • Falta de campo para inserção de foto(s) do(s) produto(s);
  • Impossibilidade de variações de produto(s) corretamente como cor, sabor, tamanho, voltagem etc;
  • Não oferece possibilidade de precificação por canal;
  • Não há separação de estoques dentro de um mesmo CNPJ.

A falta ou pouco conhecimento sobre a escolha de um sistema ERP faz com que algumas empresas tenham dificuldades ao decidirem investir no processo de e-commerce. Ou seja, há uma lacuna que precisa ser resolvida para iniciar o processo de transformação digital.

Desta forma, essa lacuna de integração do ERP atual para os canais inviabiliza muitas vezes o crescimento do negócio. Uma vez que, o sistema não está preparado para marcar e datar as alterações e enviar as informações de cadastros.

PEDIDOS

Outra integração importante é a importação de pedidos, pois evita erros e retrabalhos no processo.

Neste processo, geralmente o ERP é passivo, e os pedidos são enviados no sentido do e-commerce para o ERP.

A seguir, confira as informações que precisam constar no pedido:

  • Itens
  • Quantidade
  • Valores
  • Endereço de entrega do cliente
  • Dados da transportadora
  • Acréscimo ou descontos
  • Taxa de comissão do marketplace e e-commerce

Ter e manter essas integrações em pleno funcionamento é a chave para que as empresas tenham uma operação eficiente. Nesse sentido é importante pensar nos processos de separação, embalagem, emissão de nota, envio da nota, recebimento da etiqueta, emissão do PLP (pré-lista de postagem).

No próximo artigo, iremos aprofundar um pouco mais nas integrações quando o E-commerce atinge mais de 200 pedidos de venda por dia. Afinal, se a realidade da sua empresa for essa, a operação do seu negócio precisa evoluir. Ou seja, um upgrade será necessário nos processos e integrações.

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