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Como um ERP pode ajudar no gerenciamento de sua loja

 

Manter as informações da sua empresa sob controle é uma prática fundamental para uma gestão eficiente. Ela minimiza os riscos e possibilita uma série de benefícios, dentre eles a  antecipação dos problemas que poderão afetar a sua empresa.

A utilização de software de gestão para unificar todas estas informações em um único lugar é  uma prática comum do varejo. Isso permite que se crie indicadores através de relatórios, gráficos, tabelas dinâmicas que possibilitam a tomada de decisão baseada em dados concretos e não em achismos ou suposições. Continue lendo esse artigo e entenda como um ERP pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo de sua operação!

1 – Planejamento de compras

As informações referentes ao giro estoques, dados das últimas compras, shopping de preços dos concorrentes e previsões de vendas das lojas permitem que a empresa planeje suas compras com maior eficiência. Através deles é possível que a diretoria determine não apenas as compras em curto prazo, mas também as necessidades a médio e longo prazos.

De posse de todas estas informações, o ERP pode sugerir com maior precisão as quantidades a serem compradas e as suas respectivas datas em que serão necessárias. Dessa maneira dificilmente faltará ou sobrará algum produto em seu estoque. Isso sem contar que com um bom planejamento abre-se maiores possibilidades de negociação de preços e frequencias de compra com os fornecedores.

2 – Evitar produtos encalhados

Quando os produtos estão acumulando poeira nas prateleiras é hora de repensar se o seu modelo de compras realmente é eficiente ou se sua empresa está comercializando os produtos corretos para o seu público alvo. Além de rever o seu planejamento de compras, considere a possibilidade de fazer uma promoção específica ou então tentar associar sua venda a algum outro produto que tenha mais saída.

O grande benefício aqui é ter a informação em tempo hábil para tomar decisões e resolver um problema – antes que ele se torne grande demais. Imagine uma loja de roupas, por exemplo, que se vê presa com uma linha inteira de inverno no estoque em plena primavera brasileira. Um prejuízo que poderia ter sido evitado se tivesse sido constatada a queda das vendas no início do período.

3 – Determinar padrões de compra

Através dos relatórios de gerenciamento de vendas é possível determinar padrões de compra  de seus clientes em um determinado período de tempo. Esses números irão demonstrar, por exemplo, quando um determinado produto sai mais e possibilitar que você negocie com fornecedores uma compra com prazos maiores.

Os padrões também são importantes para perceber quais produtos não são vendidos nesses períodos pré-determinados. Isso possibilita que você desenvolva ações como promoções, descontos, vendas casadas ou, até mesmo, que pare de comprá-los.

4 – Agilidade e economia

Quando você tem o controle absoluto de sua empresa, possui liberdade para reorganizá-la da melhor maneira possível. Você começa a entender que se aumentar as compras e oferecer um leque maior de alternativas de produtos para os seus clientes, pode ser que você acabe com caixa apertado e o seu cliente nem se sinta mais satisfeito do que antes. Mas como saber disso se você não tem os números na mão?

Isso representa uma economia de tempo e dinheiro, além de otimizar a sua curva de aprendizado. Lembre-se que no varejo, muitas vezes, temos que testar alguns modelos para ter certeza se funcionam ou não, e para isso é necessário agilidade e informação correta na mão.

5 – Previsibilidade de movimentação

Determinar quais produtos terão mais aceitação e a melhor época do ano para essas vendas é uma vantagem competitiva muito importante. Ela permite que você negocie melhor com seus fornecedores, consiga melhores condições para comprar e compre as quantidades exatas para não ter sobras no estoque.

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