nerus
Área do cliente

O que é mais importante: especialização em redes de lojas ou o tamanho do fornecedor de software?

fornecedor de software

Vez por outra nos encontramos no mercado com alguns concorrentes maiores em termos de tamanho e o cliente fica com uma questão importante nas mãos: "Tamanho é documento? Devo optar pelo maior ou pelo mais especializado"?

Afinal, quando se trata de escolher o fornecedor de software para sua empresa, que critérios levar em conta? Como avaliar um fornecedor de software, afinal?

Vou tentar clarear a questão.

Veja também: Como um software de automação no varejo pode ajudar minha empresa?

Como escolher um fornecedor de software para sua empresa

Tamanho x Especialização

Há 20 anos atrás, todos os fornecedores de software tinham como principal estratégia a "generalização".

Em outras palavras, todos fornecedor de software buscava ter um software que seria "bom em tudo" (Varejo, Indústria, Construção, etc...).

Essa era uma época (de 1990 a 2000) em que existiam poucas soluções especialistas no mercado e, portanto, quanto mais genérico fosse o fornecedor mais mercado teria.

Qual o problema, então? O problema é que, com o passar dos anos, fornecedores especialistas como a Nérus (Varejo para Redes de Lojas, foco em 6 ramos específicos) começaram a acrescentar muita inteligência em suas soluções. E, com isso, fazem uma  grande diferença nas operações para as quais foram projetadas.

Essa "inteligência em termos de processos" economiza tempo, diminui custos em customizações, risco de implementações e, principalmente, velocidade nas melhorias. É isso que faz a diferença para o negócio (fechamento cego de caixa, grades de cor e tamanho, sped, nfe, nfce, etc).

Logo, a especialização conta muito mais que o tamanho do fornecedor do software.

Mais do que isso, quanto menos especializado for o fornecedor, maior será o investimento que você terá que fazer em customizações. E, com isso, maiores serão as restrições ou resistências para atender as novas demandas que irão surgir do seu ramo. E

m outras palavras, você terá menos dinheiro para investir no seu negócio.

Especializada e também tem porte

Ok, aí temos uma diferença importante. Quando você encontra um fornecedor de software que é especializado e que já tem um porte significativo e, principalmente tempo de mercado, você achou um parceiro que pode ser muito bom a longo prazo para seu negócio.

Isto é, você encontrou empresas que além de especializadas já se organizaram para aproveitar o mercado no qual seu negócio está posicionado.

Na Nérus, por exemplo, nos dedicamos exclusivamente ao varejo. Desde de suas funções de retaguarda (compras, estoque, financeiro, fiscal, contábil, etc.) até nas suas operações de críticas (vendas nas lojas, armazenagem, transferência, entrega, montagem, assistência técnica, crediário, etc).

Fazemos "apenas" isso.

Logo, se você encontrou dois fornecedores de software especializados, obviamente o porte faz diferença, pois irá acrescentar mais segurança na sua decisão de compra.

Procure empresas especializadas no seu negócio e a maior certamente terá uma vantagem.

Mas atenção: apenas se forem realmente equivalentes em termos de especialização!

Leia em nosso blog: As 10 principais causas na falha de projetos de software

Como diferenciar os fornecedores de software?

Afinal, como avaliar um fornecedor de software? Existem centenas, talvez milhares, de empresas fornecedoras de software.

Mas e se.... acontecer de não encontrar empresas totalmente equivalentes? Muitas vezes competimos com empresas que possuem 5 a 10 vezes nosso tamanho.

E os clientes ficam confusos: como podemos compara-los?

Na verdade, é relativamente simples. Pergunte ao seu fornecedor de software (não deixe de visita-lo):

  • Quantas dessas pessoas que trabalham para vocês ficam exclusivamente dedicadas para o desenvolvimento de seus sistemas para o varejo?
  • Quantos analistas de negócio têm exclusivamente para implantação em redes de varejo?
  • Quantos analistas de suporte têm exclusivamente para redes de varejo?

Na hora que você somar tudo isso, encontrará a "capacidade intelectual" dedicada exclusivamente para o seu negócio.

Caso o fornecedor seja até maior, mas tenha menos pessoas dedicadas, isso deixará claro apenas que ele é maior, mas menos especializado.

Conclusão: O Mundo é da especialização

É muito importante que sejamos cada vez mais especializados para garantir a você, nosso cliente, o melhor em termos de processos e softwares. Isto é: ferramentas prontas para apoiar vendas e reduções de custo, com a melhor relação custo x benefício do mercado.

O mundo está cada vez mais especializado. Defenda seu negócio buscando o fornecedor que mais entenda o seu ramo.

O Nérus é um ERP para varejo muito completo, porque foi criado por quem vivencia e é especialista nesse segmento.

Saiba mais: O que considerar na hora de escolher uma empresa de software?

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross