nerus
Área do cliente

O que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial? Saiba tudo sobre ele!

O que é sistema integrado de gestão empresarial

O que é sistema integrado de gestão empresarial

A implementação de um ERP - Enterprise Resource Planning - ou SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil - não é uma tarefa fácil, ela requer tempo e maturidade por parte do comércio.

Não é simplesmente uma inserção de ferramenta de gestão no

Na verdade, a implantação de um ERP é uma mudança cultural.

E essa mudança deve ser suportada pela alta gerência e envolver a todos os funcionários, independente do nível de uso do sistema.

Assim, todos serão responsáveis de alguma forma pela geração de dados que serão lançados no ERP.

Em termos gerais, é preciso ter consciência que alto investimento inicial, principalmente tempo e esforço da equipe, será diluído ao longo do tempo. Com isso, as inúmeras facilidades e automatizações proporcionadas pelo sistema serão aproveitadas por todos.

Veja, a seguir, o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial e as providências a serem tomadas para o sucesso na implementação de um ERP.

Veja também: 5 sinais que mostram o momento certo para investir em um ERP

O que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial e como implantá-lo

Antes de descobrir como implantar um Sistema Integrado de Gestão Empresarial em seu negócio, é importante entender plenamente o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, não acha?

O que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, afinal?

Não é difícil entender o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Imagine uma empresa que controla seus estoques usando planilhas. Já, a área de compras, têm um software próprio para isso. Por outro lado, é usa um programa para controle financeiro, por essa área da empresa. Quanto aos processos de RH, são tocados com planilhas e e-mails.

Percebeu como cada uma dessas áreas têm uma forma diferente de armazenar e trocar informações?

Não seria melhor se estoques, vendas e financeiro, por exemplo, pudessem compartilhar dados e gerenciar seus processos com mais transparência e agilidade?

Pois é exatamente isso o que faz um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, ou ERP, se preferir.

Veja o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, de forma resumida: trata-se de um software que integra todas as informações das diversas áreas da empresa de forma transparente e em tempo real. Assim, ele permite uma troca ágil dessas informações, acelerando os processo de tomada de decisão e de gerenciamento. Além disso, evita-se a criação de dados duplicados e informações conflitantes.

Confira esta ilustração de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial:

o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Confira: Como um ERP pode ajudar no gerenciamento de sua loja

Que providências tomar na hora de implantar o um Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Agora que você já sabe o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial, confira algumas providências importantes que você deve tomar se quiser implantar um ERP com sucesso:

1- Infraestrutura de TI

O ERP é uma ferramenta tecnológica e, para funcionar corretamente, depende de uma base sólida por parte do comércio.

Isso inclui o que se refere à Infraestrutura, como servidores que comportem a quantidade de informações que trafegam diariamente. Também, uma rede com banda larga para que o sistema seja ágil e possa dar conta dos atendimentos sem demora. E sistemas de segurança para manter as informações em sigilo.

Além disso, outros recursos se fazem necessários para o perfeito funcionamento do ERP.

Hoje em dia, toda a infraestrutura pode ser nas nuvens, o que reduz consideravelmente os custos de investimentos em infraestrutura.

Veja mais: 4 vantagens da adoção de um ERP no varejo

2- Treinamento para os usuários

A ferramenta deve ser alimentada adequadamente para que gere o diferencial competitivo desejado.

E por isso é preciso treinar toda a força de vendas e demais funcionários para a utilização do ERP, ensinando as funcionalidades, as responsabilidades dos operadores do sistema e a importância da ferramenta para a otimização do trabalho de todos.

3- Paciência e disposição

A implementação de um ERP requer um período de implantação e adaptação das pessoas ao novo processo.

A paciência é fundamental para que a implementação do sistema seja agradável para todos e contribua para a melhoria do atendimento ao cliente.

4- Processos documentados e implementados

Um ERP sem o apoio de processos bem definidos pode vir a ser um fracasso. Portanto, crie processos internos, documente-os e crie uma cultura de processos no seu varejo.

Isso fará com que as pessoas sejam mais facilmente capacitadas e possam contribuir para os resultados finais.

Somente depois de implantar os processos insira o ERP. Assim as pessoas terão uma visão mais abrangente de como a ferramenta facilitará o dia a dia delas.


Leia também: Como calcular o retorno do investimento de um ERP no varejo

Nérus é um ERP para varejo que trabalha com transparência e segurança para melhorar a gestão de informações e conhecimentos na empresa, trazendo os melhores resultados.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross