Vantagens do sistema ERP nas empresas

Vantagens do sistema ERP nas empresas e redes de lojas

Vantagens do sistema ERP nas empresas e redes de lojas 608 608 Cléber Piçarro

Vantagens do sistema ERP nas empresas

Muitos empresários se preguntam quais as vantagens de um ERP nas empresas, principalmente em lojas de varejo.

Mas você sabe o que é um sistema ERP?

ERP significa Enterprise Resources Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em português.

Trata-se, na verdade, de um sistema que integra todas as informações das diversas áreas do negócio. Com isso, todos se beneficiam e a tomada de decisão é muito mais ágil e assertiva.

Neste post, você vai entender definitivamente as vantagens do ERP, confira!

Veja também: Passo a passo de como escolher o melhor ERP para varejo

4 vantagens do sistema ERP nas empresas

Entenda as vantagens do ERP para seu negócio e porque sistemas podem fazer a diferença no dia a dia de sua empresa.

1- Problema x Oportunidade

Frequentemente, quem trabalha com ERP, recebe a seguinte demanda por parte do mercado: “Vocês podem resolver os meus problemas?”.

Claro que como fornecedores, ficamos empolgados com os desafios, pois eles significam negócios para a empresa.

Contudo, fica uma dúvida: “como podemos realmente ajudar e no que não podemos ajudar?”.

Em outras palavras quais as vantagens do sistema ERP nas empresas.

Uma delas é exatamente tornar a comunicação interna mais ágil e transparente, permitindo detectar problemas e oportunidades com facilidade.

Mas vejamos as outras vantagens de um ERP.

2- Estratégia x Operação

Em primeiro lugar, devemos deixar bem claro que ferramentas ou softwares de gestão empresarial não resolvem problemas estratégicos.

Em outras palavras, se seu mix de produtos está errado, se o seu pessoal não está bem treinado, se os seus pontos de venda não estão bem posicionados, não existem processos operacionais (compras, estoque, vendas, gestão de rede, crediário, cartão de crédito, entrega, montagem, etc) que resolvam o problema.

Costumamos falar que “a ineficiência de uma operação pode derrubar uma boa estratégia, mas não há milagres na eficiência operacional que faça uma má estratégia funcionar”.

Sistemas não resolvem problemas estratégicos, esse é papel do dono, da diretoria, dos consultores, dos gerentes sêniores.

Muito debate, boa orientação, ação coordenada e as vezes capital são o remédio para isso.

Não se engane! Quando alguém lhe oferecer um sistema que vai resolver todos os problemas da sua empresa, existe uma grande chance de não ser verdade.

As verdadeiras vantagens dos sistema ERP nas empresas estão em auxiliar na tomada de decisão, não em fazer milagres.

3- Operação x Desperdício

A operação, via de regra, desperdiça muitos recursos: pessoas, estoque, tempo, informação preciosa e, obviamente, dinheiro.

Aí, sistemas como os da EAC são essenciais. Um sistema especialista pode ajudar a empresa a ganhar eficiência e economizar tempo.

No momento que o dono, a diretoria, os gerentes sêniores, começam a gastar muito tempo para explicar para o fornecedor de sistema o que ele deve desenvolver ou o que esta no seu processo, estão perdendo um tempo precioso.

Estão deixando de atender clientes, estão deixando de monitorar o ponto de venda, a concorrência, os fornecedores, o mercado de maneira geral.

Nessa hora, é essencial encontrar um parceiro de sistemas que entenda do seu negócio. Ele economizará tempo e dinheiro da operação.

Ele liberará o tempo precioso das pessoas mais experientes da organização para olhar para o que realmente importa. Essa é outra das vantagens do sistema ERP nas empresas.

4- Inovação

Outra tarefa essencial dos fornecedores de sistemas é estar a frente do “tempo da empresa”, buscando novos processos e tecnologia.

Tablets, Cloud (nuvem), WMS, E-Commerce, podem fazer diferença para seu negócio. É a famosa transformação digital.

Se você tiver que buscar isso sozinho certamente gastará tempo de novo. Seu tempo deve ser dedicado para olhar para o mercado e para selecionar as melhores ferramentas para seu negócio.

Nenhum de nossos Clientes consegue usar mais do que 50% a 60% dos nossos sistemas. Por isso, ele é constantemente desafiado a melhorar, essa é a vantagem de ter um fornecedor de confiança e especialista no seu ramo.

Ele vai lhe levar inovações e você vai escolher as que melhor se adaptam a sua realidade.

Outro erro comum é o excesso de customizações. Sempre que você tem que fazer muitas customizações no seu sistema, significa que não está capturando as inovações que precisa do fornecedor.

Claro que na EAC fazemos customizações mas elas são como vinho: poucas, muito bem escolhidas e tratadas com muito cuidado.

Fuja de quem oferece customizações excessivas, além de não estar atendendo ao mercado, seu sistema ficará exclusivo e você terá um alto custo de manutenção num futuro próximo.

Conclusão

Veja um resuma das vantagens do sistema ERP nas empresas:

  • Sistemas não resolvem problemas estratégicos. Você precisa de tempo para se dedicar a essa tarefa essencial do seu negócio!
  • Sistemas podem economizar recursos e tempo preciosos da operação. Melhorar a Eficiência Operacional é o que conseguimos fazer de melhor para você e sua empresa!
  • Sistemas podem trazer inovação constante para o negócio e você deve selecionar o que lhe interessa.
  • Sistemas não devem ser excessivamente customizados ou estará pagando para inovar, gastando tempo e dinheiro.

Em resumo, entendemos que um bom fornecedor de sistemas especialistas para o Varejo pode lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro para sua operação.

Use esse tempo e esses recursos para investir na estratégia e no crescimento do negócio. Use o que tem pronto e se concentre naquilo que realmente interessa, o Cliente e o Mercado.

 

Compartilhe