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O que é marketplace e como funciona? Vantagens, como e porque entrar nessa!

Você já pensou em ter seu produto vendido pelo site da Americanas.com, pela Amazon, Magalu, ou qualquer outro gigante do varejo virtual? Desde que o modelo de marketplace se instalou no mercado isso se tornou possível. Como? A seguir, descubra o que é marketplace e como funciona!

Vamos imaginar que você tenha uma loja virtual que vende eletrônicos, como celulares, câmeras, componentes para PC e tudo relacionado a esse mercado. Apostando na parceria com uma estrutura de marketplace você pode ter a sua loja, vender esses mesmos produtos e também realizar vendas em e-commerces nacionais, como os citados acima e muitos outros.

Para você ter uma ideia, a lista dos mais importantes marketplaces do Brasil, inclui:

  • CasasBahia.com;
  • Dafiti;
  • Netshoes;
  • Carrefour;
  • Centauro;
  • Amazon;
  • B2W (que inclui Americanas, Shoptime e Submarino);
  • Magalu e mais.

O que é marketplace e como funciona?

Para entender o que é marketplace e como funciona podemos compará-lo a um shopping com várias lojas, algumas vendendo produtos similares.

Enquanto no shopping tradicional uma loja paga um aluguel para estar em ponto que possui muito movimento de pessoas, no marketplace a loja que deseja aproveitar esse movimento de usuários, paga uma comissão para a plataforma.

Uma forma mais comum das pessoas entenderem o que é marketplace e como funciona é relembrar que o Mercado Livre é um marketplace e, mais do que isso, é o maior do Brasil.

O Mercado Livre tem muito tráfego e cede o espaço para que lojas, grande e pequenas, possam comercializar seus produtos, em troca de uma comissão nas vendas.

Você provavelmente já acessou o Mercado Livre, caso nunca tenha navegado pelo site, faça esse exercício.

Na plataforma você tem uma infinidade de produtos, comercializados por diferentes vendedores que aproveitam o tráfego que a plataforma recebe, para vender mais.

De maneira similar, mas com características individuais próprias, as marcas que listamos acima têm a mesma lógica: possuem um site com alto tráfego de usuários e usam isso para atrair lojas menores interessadas em todo esse movimento. 

Ao contrário do Mercado Livre, entretanto, esses marketplaces também vendem seus próprios produtos. Em muitos casos eles não nasceram para ser marketplace, mas aproveitaram o movimento do mercado e incluíram esse serviço em suas estratégias.

Em troca, o marketplace recebe uma comissão para cada venda realizada. 

Na imagem abaixo, temos uma página, dentro do site do Pontofrio que indica que o produto será vendido e entregue por outra empresa (marcamos de azul para você visualizar essa informação com atenção).

Essa outra loja, poderia ser a sua! Trata-se de um parceiro do Pontofrio, que por sua vez adotou o modelo de marketplace e recebe vendedores de todas as regiões do Brasil, conectando e-commerces e clientes.

No caso do exemplo acima, o Pontofrio indicou a empresa que está oferecendo o melhor custo benefício para o cliente, mas ele não é a única loja a oferecer o produto em questão dentro do marketplace.

São várias lojas disputando para estar na buy box, que é esse lugar de destaque com a indicação da loja com melhor custo-benefício.  

A luta pelo menor preço

Uma das questões que mais dividem comerciantes no entendimento do que é marketplace e como funciona é a luta pelo menor preço que acontece dentro de um marketplace.

Isso porque, normalmente, a buy box é reservada para as empresas que oferecem o produto pelo menor preço.

Segundo alguns empreendedores, essa política força alguns empreendedores a baixarem seu preço continuamente para realizarem vendas, afinal, o cliente, na maioria das vezes, confia na indicação do marketplace.

Um olhar desatento diria que essa luta pelo preço torna o marketplace uma plataforma desfavorável para as lojas que buscam seu “lugar ao sol”, entretanto, observando mais atentamente, a verdade é que com sites como Google Shopping, Buscapé e Zoom, a comparação por preço dentro da internet já é uma realidade. Estando você, ou não, vendendo por um marketplace.

Leia também: 5 dicas de gestão para e-commerce varejista

Marketplace na prática: porque e como começar a vender em um?

Agora que você já sabe o que é marketplace e como funciona, é hora de aprender a como começar a vender por essas plataformas.

Em alguns marketplaces no Brasil, como o Mercado Livre, basta você criar uma conta como vendedor e começar a realizar vendas instantaneamente. 

Em outros casos você vai precisar negociar com a plataforma para poder começar a ter seus produtos comercializados dentro do marketplace.

Um dos critérios a serem negociados é a taxa por transação, que pode variar de 9% a 15%. Pode parecer um valor alto, mas lembre-se que esse valor já inclui o custo com mídia que você não vai precisar ter.

Além disso, com o marketplace você só vai pagar a taxa quando e se realizar uma venda.

Para dar o primeiro passo acesse o site do marketplace com o qual você deseja estabelecer parceria e busque pela página de parcerias. Em geral essas páginas indicam qual caminho percorrer. Fácil e rápido!

Um outro ponto a observar é alinhar o seu mix de produtos com o mix de produtos do marketplace, para que você consiga atingir o público que realmente está buscando por itens como o seu.

Por último,ao entender o que é marketplace e como funciona é válido que você saiba que não há a necessidade de abrir mão da sua loja virtual própria para começar a escalar suas vendas por meio do marketplace. Você pode sim manter as duas frentes de vendas, reforçando sua marca e ampliando suas vendas.

Quer ter acesso a mais dicas sobre o que é marketplace e como funciona? O vídeo abaixo é rápido e bem completo, com dicas sobre a escolha do marketplace ideal para você e mais. Vale conferir!

https://www.youtube.com/watch?v=5MS3H8ly8bI&feature=youtu.be

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