Quais as vantagens e (desvantagens) de uma loja física em tempos de e-commerce

Quais as vantagens e (desvantagens) de uma loja física em tempos de e-commerce 600 300 Cléber Piçarro

 

O comércio eletrônico no país vem apresentando forte crescimento nos últimos anos. Deixou de ser uma tendência e hoje faz parte dos hábitos de consumo de muitos brasileiros.

Entretanto, apesar da evolução do e-commerce, é inegável a importância das lojas físicas. Há várias vantagens da compra presencial, mas todas as empresas já compreenderam que os modelos loja física e e-commerce são complementares. Por isso, estão sendo unidos. Na verdade, essa é estratégia certa que pode alavancar os resultados do negócio.

O comportamento do consumidor está mudando com o fácil acesso à internet. Isso porque ela agiliza as etapas anteriores à compra, como a pesquisa de produtos com grande detalhamento, análise de preços entre concorrentes, avaliação de recomendações de usuários e busca pelo endereço de lojas físicas.

Mas a conclusão da compra, muitas vezes, não acontece por uma série de fatores. Eles podem ser a sensação de insegurança, a baixa velocidade da internet ou sites que não tenham design responsivo, por exemplo.

Confira: 5 motivos para integrar a sua loja física ao e-commerce

E assim, a loja física continua tendo papel fundamental na fase final do processo de compra.

Veja a seguir algumas vantagens de uma loja física em tempos de e-commerce.

6 vantagens de uma loja física

Selecionamos algumas das vantagens de uma loja física. Mas, ao final, veja também um lista com suas desvantagens.

1- A experiência

Apenas na loja física o cliente pode ter uma experiência completa com o produto. Incluindo a avaliação do tamanho, percepção do material, o toque, o perfume ou o sabor.

Todos os sentidos podem ser acionados, favorecendo a compra. Pense nisso e leia mais sobre a arquitetura de ponto de venda, a forma como a estrutura de sua loja física intensifica toda a experiência de compra, e mais, te convida a experimentar, conhecer e, posteriormente, comprar!

2- A entrega

Na maioria das vezes o cliente já sai da loja física com o produto em mãos, pronto para ser utilizado com toda a comodidade, segurança e sem atrasos de entrega.

Essa agilidade também é um ponto que pesa na decisão pela compra presencial. Este é um diferencial ao e-commerce que deve ser aproveitado!

3- A confiança

Alguns clientes não adotaram o e-commerce, justamente por não sentirem confiança nas empresas envolvidas. Existe uma infinidade de sites vendendo de tudo na internet.

Além disso, saber como criar um e-commerce não é simples. Muitos pecam pela falta de estrutura, planejamento logístico, qualidade e credibilidade.

Na loja física, essa confiança é reforçada através do contato direto com o vendedor.

Não há, ainda, a necessidade de o cliente ceder dados pessoais ou bancários para efetuar o pagamento.

4- O atendimento

O atendimento pessoal, próximo e competente, favorece a construção de um ambiente seguro e acolhedor.

Dessa forma, o cliente pode conversar com o vendedor, explicar suas necessidades, esclarecer dúvidas, ouvir dicas e sugestões. Esse relacionamento é uma das vantagens da loja física.

Não adianta uma loja física muito bem estruturada, com os melhores produtos se o atendimento não estiver bem alinhado.

O cliente que escolhe a loja em detrimento de um e-commerce preza pelo atendimento pessoal, contato direto e seguro!

Ofereça isso ao seu cliente através da sua equipe de atendimento, este é um dos passos mais importantes, que colocam a loja física muito a frente do e-commerce.

5- A negociação

Em uma loja física existe a possibilidade de negociar descontos, ofertas, condições especiais de pagamento e parcelamento, tudo diretamente com o vendedor e baseado em um diálogo claro.

Uma conversa animada com o vendedor pode render bons negócios para o cliente.

6- A diversão

Fazer compras em uma loja física costuma ser mais do que simplesmente entrar, escolher e levar.

Normalmente faz parte de programa divertido, um passeio, um momento de lazer, que agrega outros fatores, como um almoço, café ou cinema. Mais uma das vantagens da loja física.

Algumas desvantagens de uma loja física

Falamos das vantagens de uma loja física. Mas é bom lembrar que existem vantagens e desvantagens em ter um estabelecimento como este.

Veja algumas das desvantagens da loja física:

  1. Manutenção da loja
  2. Aluguéis e IPTU
  3. Licenças e vistorias
  4. Perigo de assaltos e despesas com seguros
  5. Maior quantidade de funcionários
  6. Necessidade de manter um estoque me cada ponto de vendas

Vale reforçar que muitas empresas estão utilizando, cada vez mais, os dois canais de venda, visando atender todas as necessidades dos clientes. Ações para reforçar as lojas físicas, qualificar os vendedores, adotar as melhores práticas e pesquisar novidades no mercado, são essenciais para o sucesso do negócio, bem como investir em sites e plataformas atuais, de fácil navegação e repletos de conteúdo interessante, também deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa.

E então, você se lembrou de algum outro benefício da loja física que não citamos aqui no post? Compartilhe através dos comentários!


Nérus é um ERP para varejo extremamente completo. Com ele você pode aproveitar todas as vantagens de uma loja física, veja como:

  • Vender em uma loja e fazer a entregar o produto de outra
  • Integrar e emitir notas de acompanhamento de processo
  • Comandar a localização, separação, coleta, entrega e montagem dos pedidos
  • Acionar automaticamente todos fornecedores dos serviços envolvidos

Entre diversas outras funcionalidades.

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