nerus
Área do cliente

A importância de se ter uma contabilidade interna: vale a pena?

contabilidade interna

 

A contabilidade é um dos setores mais importantes para qualquer negócio. Afinal, é a área que garante não apenas o registro, mas também a avaliação e o adequado acompanhamento das movimentações financeiras.

Além disso, a contabilidade também é importante para garantir o cumprimento de obrigações fiscais previstas, podendo ser responsável por muitos dos bons resultados da empresa.

Confira a importância de ter uma contabilidade interna e avalie quais são as suas vantagens! Será que uma contabilidade online vale a pena? A terceirização de serviços contábeis?

Leia o post até o final e aproveite essas noções para seu negócio e decida: contabilidade interna ou terceirização contábil?

Leia também: SPED: 4 Dicas de ouro para cumprir as obrigações fiscais das empresas sem stress

10 vantagens da contabilidade interna

1- Maior controle dos recursos

Uma das principais vantagens da contabilidade interna é o fato de que ela permite um maior controle dos recursos, já que tudo é devidamente registrado e acompanhado. Com isso, é possível perceber se o negócio está indo bem ou não, se apresenta algum problema sobre sua lucratividade e mais. Além disso, a contabilidade interna também ajuda a evitar que gastos desnecessários aconteçam, já que tudo é controlado e, portanto, deve ser devidamente justificado.

2- Regularização da situação fiscal

Com uma contabilidade interna é possível manter a situação fiscal em dia, especialmente quanto a obrigações mais complexas e que necessitem uma série de lançamentos e de informações, como acontece com o Bloco K.

Ao manter a contabilidade em dia o negócio consegue cumprir adequadamente as suas obrigações fiscais, evitando problemas com a fiscalização, sanções e multas que podem prejudicar os negócios.

Controle de notas fiscais é outro ponto importante. Você sabe como fazer? Confira algumas dicas que podem ser úteis:

contabilidade interna

Fonte: NFe.io

3- Redução dos custos com tributação

Uma contabilidade interna de qualidade também garante que o negócio experimente uma redução dos custos com a tributação graças à escolha do melhor método de calcular os impostos.

É o caso, por exemplo, de o negócio escolher entre o Simples Nacional, lucro real ou lucro presumido.

Entretanto, para que essa redução efetivamente aconteça é importante garantir que o contador mostre todas as opções possíveis e viáveis, com projeções de custos.

Essa necessidade existe porque muitas vezes o contador pode escolher um método cujo trabalho contábil seja mais fácil ainda que isso signifique mais encargos para o negócio.

4- Facilidade de acesso ao crédito

Com uma contabilidade interna de qualidade é possível manter o controle sobre os custos. Além disso, também apresentar balanços que espelhem com clareza a situação real da empresa.

Isso ajudará os empresários em suas negociações com fornecedores e bancos.

A situação fiscal regular também garante que o negócio possua mais chances de conseguir o crédito desejado, como um financiamento. Dessa forma, uma contabilidade interna feita da maneira certa pode ajudar o negócio a crescer.

5- Proteção jurídica

Ter uma contabilidade interna também ajuda a proteger a empresa juridicamente. Isso, pelo fato de que ela passa a possuir todos os documentos necessários para contestações em caso de ações trabalhistas ou do Fisco, por exemplo.

Sem esses documentos é praticamente impossível provar a regularidade da situação. Eles fazendo com que a empresa tenha que encarar possivelmente algumas punições previstas em lei.

Ter uma contabilidade interna é fator fundamental para que o negócio experimente maior proteção e uma situação devidamente regular, podendo até mesmo garantir uma redução dos custos com impostos.

Para isso, entretanto, é preciso possuir um contador de qualidade e também considerar o investimento em um software de gestão para melhorar todo o controle contábil. Em busca de soluções para o seu negócio? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

Este post pode interessar à você: Conheça as mudanças na Substituição Tributária em Minas Gerais

O Nérus é um software de gestão de varejo completo porque foi criado por quem trabalha no varejo. Com excelente custo benefício, tem diversas funcionalidades e segue um processo cuidadoso de implantação.

Mantenha-se sempre atualizado sobre a últimas tendências do varejo. Conheça a revista Update

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross