nerus
Área do cliente

Integração dos processos organizacionais melhora a logística do varejo de móveis e aumenta os lucros

integração de processos organizacionais

integração de processos organizacionais

A logística é muitas vezes o “calcanhar de Aquiles” das redes varejistas de móveis. Elas encontram dificuldades para gerenciar de forma eficiente todo o processo de entrega, montagem e assistência técnica das mercadorias para seus clientes.

Quando essa operação é bem administrada ela consome entre 6% e 9% do valor da venda. Porém, não são poucas as redes que consomem 15% ou até mais do seu faturamento por problemas logísticos. Nem sempre visíveis para o gestor.

Neste post, você vai ver como a integração de processos organizacionais pode trazer vantagens para a logística no varejo.

Integração de processos organizacionais e a complexidade logística do varejo

A complexidade do setor de móveis cresceu nos últimos anos, com exigência do consumidor, regras de trânsito, etc.

E várias empresas ainda fazem todo este processo de logística de varejo por meio de planilhas ou usando vários sistemas diferentes em cada área, os quais não conversam entre si.

“Esse cenário abre um grande espaço para a otimização da logística e consequentemente para melhorar consideravelmente as margens de lucro e o atendimento do consumidor”

Diz Cleber Piçarro, CEO da Nérus.

“Um software de gestão especializado, que integra a loja, o estoque, a gerência e o fiscal da operação permite que o varejo organize seus processos de forma adequada”

Afirma o executivo.

“Assim o gestor tem o comando do varejo em suas mãos”.

Vantagens do um software integrado na logística de varejo

Um software integrado conecta o ponto de venda com toda a retaguarda da empresa. I

Assim, a integração de processos organizacionais permite definir com precisão o prazo de entrega e o dia da montagem na hora de fechar uma venda.

O sistema otimiza o processo de logística de entrega, com a localização das peças e agregação de carga de forma muito mais eficiente.

As emissões das várias notas são feitas de forma automática. E o pessoal de montagem e assistência técnica pode ser acionado somente quando necessário.

Leia também: Programe a entrega e a montagem dos móveis na hora da venda

Com o controle das vendas, do estoque, do status da entrega e da montagem por meio da integração de processos organizacionais, fica mais fácil cumprir os prazos combinados.

Assim, a rede varejista de móveis pode aumentar de forma exponencial a satisfação de seu consumidor. E pode ainda tomar ações preventivas, porque o sistema alerta com antecedência a ocorrência de imprevistos.

Os resultados aparecem em todas as áreas

Com a experiência acumulada nos últimos 20 anos na automação de redes de lojas com o software Nérus, Cleber Piçarro garante que o investimento em sistemas e integração de processos organizacionais se paga em menos de 2 anos.

“Os resultados aparecem em todas as áreas”

Diz ele, citando números médios de eficiência conquistado por seus clientes:

  • Redução de estoque em até de 40%.
  • Aumento do giro de estoques de 4,5 para 8,5 ao ano.
  • Redução da frota de entregas de 30 veículos para 14 veículos.
  • Redução da equipe de montadores de 60 para 35 colaboradores.
  • Redução do custo de entrega na ordem de 40%.
  • Redução do custo de montagens na ordem de 35%.

Segundo Eduardo Leandro, Gerente de TI nas Lojas Móbile, um dos clientes Nérus, o software permitiu a organização de fluxos e processos de mercadorias e notas fiscais dentro de sua rede de lojas.

Com isso, melhorando a eficiência da operação, trazendo ganho de escala, redução de estoques e otimização de logística de entrega e montagem.

Leia mais: Aumente as vendas com serviços agregados

O Nérus é um ERP de gestão de empresas de varejo que integra todos os seus processos. Desenvolvido por especialistas na área, é supercompleto. Além disso, existem versões específicas para diferentes áreas do varejo.

Veja mais aqui.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross