nerus
Área do cliente

Mulheres no Topo

Entenda como a liderança feminina tem feito a diferença nas empresas em tempos de pandemia

Assim como é nos filmes dos super-heróis, tempos de crise na vida real exigem esforços extraordinários, muita dedicação e foco. E desde março de 2020, o mundo se vê diante de um de seus desafios mais complexos: a pandemia da COVID 19, um inimigo silencioso, sorrateiro e altamente letal. 

Existe um mundo antes e depois do novo coronavírus. Mudamos nossa forma de nos divertir, relacionar, e claro, trabalhar. A liderança e a gestão empresarial também passaram por alterações. É esse ponto específico o foco do nosso post. Lá na primeira frase falamos sobre esforços extraordinários. Mais do que isso, é preciso contar com as pessoas certas para uma missão tão importante. É aí que entra a Liderança Feminina

Estudo publicado pela Harvard Business Review aponta que as mulheres tem sido mais eficientes na gestão das empresas durante a crise sanitária. 

Intitulado “Mulheres são Melhores Líderes durante a Crise”, de responsabilidade dos pesquisadores Joseph Folkman e Jack Zenger, o estudo avaliou 454 homens e 366 mulheres no período entre março e junho de 2020, logo nos primeiros meses da pandemia. 

A metodologia dessa pesquisa foi baseada no livro “360º do Líder Extraordinário”, escrito por Joseph e Jack, e a partir da avaliação de comprometimento e satisfação dos colaboradores que trabalhavam diretamente com cada líder. 

Os pesquisadores estabeleceram 19 competências gerais e as mulheres foram melhores em 13 delas. 

As 19 competências listadas no estudo são: 

*Tomar Iniciativa

*Resiliência

*Práticas de Autodesenvolvimento 

*Movimentação para Resultados 

*Exibir Alta Integridade e Honestidade 

*Desenvolvimento de Pessoas 

*Inspiração e Motivação para os outros 

*Liderança Ousada 

*Construção de Relacionamentos 

*Mudança de Líderes 

*Estabelecimento de Grandes Metas 

*Colaboração e Trabalho em equipe

*Conexão com o mundo exterior 

*Comunicação Poderosa 

*Resolução e Análise de Problemas 

*Velocidade de Liderança

*Inovação 

*Conhecimento Técnico 

*Desenvolvimento de Perspectiva Estratégica 

As mulheres se destacaram principalmente nas chamadas Soft Skills, habilidades subjetivas, de difícil identificação, relacionadas à inteligência emocional, como trabalho em equipe, motivação e colaboração. As razões para isso vão muito além do estereótipo de que as mulheres seriam “mais intuitivas”. Desde a infância, levando em conta os aspectos sociais, as mulheres são estimuladas a desenvolver características ligadas à flexibilidade e habilidades de comunicação. 

Resultados, desafios e lições 

Também é importante ressaltar alguns pontos relacionados diretamente à pandemia. Em um tempo de muitas incertezas, principalmente no início da crise sanitária, as mulheres demonstraram maior preocupação sobre os medos e inseguranças dos colaboradores, por meio de estratégias, planos, exercício da escuta ativa, empatia e humildade. Esses fatores contribuíram diretamente para criar/reforçar uma conexão baseada em confiança e diminuição de conflitos. 

Os resultados financeiros também falam por si: a Peterson Institute for International Economics, organização de pesquisa independente sediada em Washington (EUA) e referência mundial em análises especializadas, aponta em estudo que as companhias que aumentaram a presença de mulheres nos altos postos de liderança tiveram um aumento de 15% na rentabilidade. 

Se há resultados na gestão e nas finanças, está tudo bem? Não. O cenário ainda é extremamente desafiador, como mostra o Relatório sobre Igualdade de 2020 do Fórum Econômico Mundial: em resumo, a equidade ainda é uma realidade distante. 

Outras pesquisas, da Folha de São Paulo e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), respectivamente, reforçam o cenário: as mulheres ganharam o mesmo valor que os homens somente em 2085 e trabalham em média três horas a mais que os homens. 

Apesar do contexto desafiador, há ótimas lições que podem e devem ser aprendidas pelas empresas, como a inclusão, o incentivo à participação feminina e a abertura de espaço para a liderança transformacional (mulheres são mais propensas a liderar pela inspiração). 

Todo espaço dado às mulheres na liderança e gestão das empresas é positivo e resulta em diversos benefícios. Reconhecê-las e dar suporte para que o trabalho tenha destaque também contribui para uma sociedade melhor. Pratique essa ideia nos negócios é fundamental.  

Empoderamento na Prática

E como o Empoderamento Feminino funciona na prática? A Nérus tem ótimos exemplos. 

Coordenadora Comercial, Janaína de Souza Alves fala sobre características da mulher que são diferenciais. “Nosso papel é estratégico. Pela essência, a mulher muitas vezes tem mais empatia e inteligência emocional em diversas situações. Isso pode contribuir para o desenvolvimento para equipe e trazer mais equilíbrio em situações de conflito, naturais em um ambiente corporativo”, avalia. 

Janaína comemora o reconhecimento e a valorização do papel feminino dentro da Nérus. “Fico muito feliz porque a percepção de valor tem crescido. Hoje as mulheres tem transitado em quadros estratégicos e vejo movimentos muito abertos para que possamos trazer lideranças femininas para contribuir nos resultados e no crescimento da cultura que a Nérus está buscando”, destaca. 

O lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive em cargos estratégicos dentro das grandes empresas! 

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross