nerus
Área do cliente

Como um software de automação no varejo pode ajudar minha empresa?

automação no varejo

automação no varejo


O uso de softwares no dia a dia pode fazer milagres pela sua empresa. Aproveitar a transformação digital e usar o avanço da tecnologia a seu favor ajuda a gerenciar melhor seu tempo e o de seus funcionários.

Além disso, otimiza a gestão financeira e administrativa com a integração de diversos processos. E também torna acessíveis a um clique dados essenciais para a tomada de decisão. E a automação no varejo chegou para ficar!

Confira como um software para comercio varejista pode ajudar sua empresa!

Confira também: O que considerar na hora de escolher uma empresa de software?

5 benefícios da automação no varejo

Se você ainda não adotou a automação comercial no varejo, jea passou da hora de fazer isso!

Confira algumas vantagens importantes que só um programa de administração de varejo pode trazer para seu negocio.

1- Informações mais apuradas e acessíveis

É muito comum que as informações financeiras de uma empresa de varejo não fiquem centralizadas em um só lugar.

Muitas vezes, os dados ainda são de difícil acesso, distribuídos por diversas planilhas nos computadores de diversas pessoas. Em alguns casos, essas planilhas podem desaparecer facilmente por um descuido, ou serem alteradas de forma errada por um acesso indevido.

Ao apostar no uso de um software ERP, esta situação caótica, com dados descentralizados e nada exatos, acaba.

A ferramenta reúne todas as informações da companhia, tornando-as de fácil acesso para todos os funcionários da empresa de varejo. Como o conteúdo é armazenado em um só lugar, os dados são mais consistentes e precisos. jAfinal, não há o risco de haver discrepância entre a informação que diferentes funcionários registram sobre o mesmo cliente, por exemplo.

Além de manter registro de todas as alterações, ainda é possível saber quem inseriu e quem modificou qualquer dado informado. Isso é o que chamamos de “rastreabilidade da informação”.

2- Trabalhar com indicadores de performance

Para gerenciar corretamente o seu varejo, nada melhor do que estabelecer indicadores de desempenho em todos os departamentos da empresa, não é mesmo?

Essa é outra das grandes vantagens de empregar a automação no varejo.

Somente através da medição e do gerenciamento dessa informação é que sabemos se estamos indo ou não em direção à meta estipulada.

Vamos citar um exemplo da gestão de estoques no varejo: que indicadores de performance são relevantes nesse setor?

Com certeza, seria a medição do giro de estoque, do índice de cobertura e do índice de financiamento desse estoque pelo capital de giro próprio.

Pense como seria bem mais fácil a sua vida, como empreendedor do varejo, se você tivesse à disposição, com um toque de botão, todos esses índices calculados automaticamente por um software para comercio varejista?

E, ainda, com a capacidade de estratificar esses números em lojas, grupos, departamentos e seções.

É isso que um programa para administração de varejo do tipo ERP pode fazer por sua empresa. Assim, ajudar a calcular e monitorar os índices de desempenho que você desejar para cada um dos departamentos de sua loja.

Leia mais: Como escolher um bom Software para uma rede de lojas varejista?

3- Diminuição do retrabalho

Cada vez que um trabalho tem que ser refeito, sua empresa perde tempo e, consequentemente, dinheiro.

Com um software tipo ERP integrando todos os processos da sua loja, o retrabalho é eliminado, aumentando drasticamente a produtividade.

A automação no varejo atualiza automaticamente, por exemplo, suas contas a receber, sempre que uma venda é realizada na empresa. Os boletos de cobrança são gerados de forma automática e enviados para os clientes por e-mail, logo após a emissão da nota fiscal.

Dessa forma, além de facilitar o gerenciamento, evita que funcionários tenham que monitorar a emissão do documento cada vez que ocorre um novo evento.

4- Alocação de funcionários em atividades mais estratégicas

O uso de um software ERP possibilita deixar a cargo da automação no varejo do diversas questões operacionais e repetitivas, como:

  • a baixa de estoques;
  • emissão de listagens de devedores;
  • a conciliação de cartões de crédito a receber etc.

Com isso, os profissionais da sua equipe são liberados para a realização de tarefas mais complexas e estratégicas para o seu varejo. Tais como a análise de mercado e da concorrência ou o relacionamento com os clientes e fornecedores.

5- Controle de estoque mais eficaz

A gestão do inventário no varejo sempre foi um desafio. Trabalhamos com o varejo há mais de 20 anos e o que mais ouvimos de um cliente novo é:

“é impossível controlar o estoque no varejo, eu já desisti!”

A todos eles temos que lembrar que, através dos arquivos SPED e Sintegra, os varejistas são obrigados a informar ao Fisco as posições do estoque, item a item.

Dessa maneira, já existe um lugar onde o seu estoque bate e está correto. Você sabe que lugar é esse? Sim, na Receita Federal do Brasil. Lá existe o valor que você informou para cada item do seu estoque e está muito bem guardado.

Portanto, já que o Fisco sabe, item a item, o que você tem na loja, não é melhor você tomar as rédeas dessa situação e gerenciar melhor essa informação?

Além disso, ao deixar os velhos métodos de controle de estoque de lado, e adotar a automação no varejo, você ganha um tempo precioso de trabalho. O software para comércio varejista agiliza e facilita a administração do estoque do varejo.

Com um sistema ERP eficiente, utilizando código de barras e coletores de dados, além de um processo bem definido e à prova de falhas, é possível realizar o controle das entradas e saídas com rapidez e eficiência.

Dessa forma, ao ter dados que permitam um gerenciamento rápido e eficaz do estoque, você tem maior controle em relação a perdas e roubos. Além de ter as informações necessárias para fazer as melhores compras e aumentar o giro do produto. Com isso, libera os recursos que estão presos no estoque.

saiba mais: O que não pode faltar em um software de gestão no varejo?

Conclusão: a automação comercial no varejo só traz vantagens

Usando a automação no varejo com um software como Nérus, seu negócio só tem a ganhar.

Como foi desenvolvido por varejistas experientes, tem tudo que você precisa. Além disso, conta com versões especiais para diferentes varejos, como:

  • Móveis e eletro;
  • Materiais de construção;
  • Moda e calçados;
  • Autopeças.

Veja mais detalhes aqui.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross