Dilema na Gestão de Franquias: Tamanho dos Franqueados

Dilema na Gestão de Franquias: Tamanho dos Franqueados 226 240 Cléber Piçarro
Temos nos deparado com um dilema bem frequente na gestão de franquias: o tamanho dos franqueados varia demais! Em grande parte, pequenos franqueados, com demandas de gestão muito localizadas (faturamento, financeiro, etc). De outro lado, os grandes franqueados com uma demanda de gestão bem mais elaborada, como o nivelamento do estoque, fidelização de consumidores, promoções organizadas, etc.
Como resolver isso com o mesmo sistema?
Temos notado que os fornecedores tendem a nivelar por baixo as soluções ofertadas para as redes de franquias, oferecendo soluções excessivamente limitadas para todos os franqueados independente do seu tamanho. Esse fator limita também as alternativas de gestão e frustrando os pequenos quando precisam crescer e deixando os grandes franqueados muito limitados logo na “largada”.
Qual a solução então?
Entendemos que não existe apenas uma resposta. Nos concentraremos obviamente em como abordamos isso na Nérus. Depois de muitos anos lidando exclusivamente com o varejo, entendemos que precisamos de um sistema:
  1. Abrangente (faz básico mas não se limita a ele);
  2. Muito especializado (entrega as rotinas que o varejo precisa com grande aderência);
  3. Muito flexível (permitindo que se utilize apenas o que cada tipo de gerente/empreendedor precisa).
Acreditamos portanto que todo franqueado quer crescer, ainda que num primeiro momento vá usar apenas o básico. Em outras palavras, ele gostaria muito que o sistema acompanhasse o grau de amadurecimento do seu negócio. E esse acompanhamento manteria simplicidade no começo e sendo capaz de se sofisticar aos poucos.
Na outra ponta, o franqueado de grande porte quer um sistema que permita de fato entender sua rede de lojas de forma integrada (enxergar estoque entre as lojas, compartilhar clientes entre as lojas, padronizar as promoções e campanhas, padronizar as metas e comissões, etc). Na Nérus oferecemos uma abordagem mais elaborada garantindo um uso mais simples no começo, mas preparado para apoiar o crescimento do franqueado quando chegar o momento, sem ter que obrigatoriamente que mudar de sistema.
Arquitetura em nuvem
Um dos segredos dessa abordagem, o qual revelamos agora, é nossa arquitetura em nuvem. Num mesmo banco de dados, permitimos que vários franqueados compartilhem a “gestão das franquias”, mantendo obviamente sua independência jurídica, financeira, fiscal, contábil, etc. Isso garante que pequenos franqueados possam utilizar a experiência dos grandes franqueados na medida que sua pequena franquia crescer. Preparamos o sistema para atender o “grande” mas ligamos apenas os processos que o pequeno precisa.
Dessa forma, temos como compartilhar experiência em gestão entre os franqueados. Tudo rodando em nuvem, é claro! Para evitar que o pequeno franqueado tenha que se preocupar com detalhes de tecnologia.
Bom, por enquanto é isso. Se quiser saber um pouco mais, faça um contato conosco e entenda a metodologia de franquia Nérus. Temos todo um conjunto de processos que vai ajudá-lo a automatizar sua franquia sem ter que gastar uma fortuna em demoradas e desgastantes trocas de sistema na medida que sua empresa crescer.

Leia também:

Compartilhe