evolução do varejo no Brasil

A evolução do varejo no Brasil: do surgimento do comércio à transformação digital

A evolução do varejo no Brasil: do surgimento do comércio à transformação digital 600 300 Cléber Piçarro

Analisando o mercado varejista brasileiro e suas empresas, podemos observar importantes mudanças nesse segmento.

A evolução do Varejo no Brasil tem se pautado pelas alterações dos desejos e necessidades dos consumidores atuais.

Nesse sentido, a Revolução Industrial (todas as 4!) e o processo social da urbanização provocaram o desejo por uma maior quantidade e variedade de produtos.

Neste post, você vai entender melhor o crescimento de varejo no Brasil e o que sua empresa precisa fazer para acompanhar isso.

Veja também: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo

A evolução do varejo no Brasil

Estando a população com as necessidades básicas atendidas, novos desejos – como a socialização e a informação – foram despertados. E, na busca da satisfação desses anseios, as compras representavam momentos agradáveis e desejáveis para as pessoas, pois as opções eram escassas.

Este ambiente proporcionou oportunidades para o surgimento e o desenvolvimento de lojas de compra comparada, especializadas nas cidades mais desenvolvidas.

O perfil dos consumidores mudou. Hoje, eles estão buscando obter o máximo de valor pelo menor preço nos bens que adquirem, pela necessidade de reduzir os custos financeiros.

O preço passou a ser priorizado visando uma transação mais eficiente. Assim, deste novo perfil de consumidor, resultaram as estratégias de custos, no surgimento de novos formatos de varejo.

Ou seja, as lojas de departamentos, os supermercados e as lojas de variedades.

A volta do prazer de comprar

Mudanças mais profundas no perfil do consumidor surgiriam em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Isso levou a mais uma evolução do varejo no Brasil.

As compras, novamente, se transformaram numa tarefa agradável oferecendo interação social e lazer. Os produtos adquiriram dimensões psicológicas e as compras significavam atender mais a desejos que necessidades.

A experiência da compra era mais valorizada que a mercadoria propriamente dita. E, neste contexto, o ambiente propiciava à coexistência dos Shoppings Centers, das lojas especializadas e das lojas de departamentos.

Sendo assim, as empresas de varejo Brasil precisaram se adaptar a esses novos formatos.

Diversificação e fortalecimento de grandes grupos varejistas no Brasil

A oportunidade de atender a esta dimensão de desejos e necessidades, gostos e comportamentos faz surgir uma grande diversidade de lojas, as quais passaram a disputar o mercado varejista brasileiro.

Além disso, o varejo se transformou num negócio de alta tecnologia.

Quando se compra algo em um supermercado, numa loja de materiais de construção ou em uma loja de eletrodomésticos – por exemplo – é acionada uma seqüência de comunicações eletrônicas.

Assim, decisões determinantes das quantidades, especificações e demais características dos produtos que serão entregues ao cliente, são tomadas. Assim como sobre a reposição nos armazéns, o que se refle nas linhas de produção dos fabricantes.

Confira: Como a Transformação Digital está revolucionando o varejo

O novo milênio e a evolução do varejo no Brasil

Se o século XX se iniciou sob a hegemonia da indústria, muitos afirmaram que o varejo marcaria o novo milênio, pois ele se tornou o negócio que mais dinheiro movimenta no mundo.

Dessa forma, as atividades varejistas no Brasil vêm se consolidando em ritmo acelerado e um número crescente de empresas já aparece na relação das maiores empresas brasileiras.

Segundo analistas, à medida que as empresas varejistas se expandem elas passam a adotar avançadas tecnologias de informação e de gestão. Assim, desempenham papéis cada vez mais importantes na modernização do sistema de distribuição de bens e serviços e na economia nacionais.

O crescimento do varejo no Brasil com a revolução digital

Nas últimas décadas, um intenso ritmo de transformações foi observado nas instituições varejistas brasileiras. Basta retroagir no tempo – até início da década de 60 – e verificar que a maioria dos formatos de “varejo de loja” atual não existia naquela época.

Não se encontravam os shopping centers. Os hipermercados, os auto-serviços de materiais de construção ou as redes de franquias. E, muito menos, as lojas de eletrodomésticos associadas à informática e as empresas globalizadas como Carrefour, C&A ou Wall-Mart.

Veja mais: Tecnologia no varejo: a protagonista do seu negócio!

E você, vai ficar por fora dessa revolução digital?

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