A inteligência artificial já desembarcou no mundo do varejo. Desde então, essa não é mais uma grande novidade do mercado norte-americano ou europeu. Esse tipo de tecnologia já vem sendo aplicada em várias redes de lojas no Brasil.
E você, varejista, não pode ficar fora dessa tendênica: inteligência artificial no varejo.
Leia mais em nosso blog: Inteligência Artificial para revolucionar a sua gestão!
As informações de clientes que antes eram guardadas em cadernetas ou mesmo em planilhas Excel(confira: “Excel Resource Planning”: o sistema ERP gratuito que sai muito caro para o varejista!), foram agora migradas para plataformas digitais.
Essas ferramentas de gestão foram possibilitadas pela transformação digital, pela evolução da capacidade de processamento de dados e pelos aplicativos dos celulares, os famosos apps.
Cada compra é registrada digitalmente onde ela acontece, as lojas são conectadas online. Os dados de todas as vendas, sejam elas online ou offline, são armazenados de forma instantânea em uma central de dados integrada.
A partir das informações coletadas, a inteligência artificial no varejo traça o perfil do consumidor e identifica os produtos mais propensos à compra. Tudo baseado em análises de dados estatísticas e de maneira automática, sem a necessidade de intervenção humana.
Segundo reportagem publicada no site Computerworld, as recomendações feitas por meio de tecnologias de inteligência artificial no varejo vão responder por 35% de toda a receita das compras do período de final de ano nos EUA.
Esse número corresponde a nada menos que a um aumento de 25% em relação à mesma época do ano passado. Este estudo foi realizado pela Salesforce, e aponta que os smartphones vão dominar o comércio eletrônico no período.
Eles serão utilizados mais do que qualquer outro dispositivo para realizar pedidos em lojas virtuais e compras online. Além disso, a receita proveniente das compras deve crescer 13% em relação a 2017.
Por isso, se você tem um e-commerce ou outro tipo de negócio que usa a internet, já sabe: adapte seu site, loja ou blog para dispositivos móveis.
Na verdade, hoje, muitas empresas criam seus sites e lojas especialmente para dispositivis móveis. Só depois os adaptam para desktops. como se vê, é o contrário do que ocorria no passado.
Confira em nosso blog: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo
Com a ajuda da inteligência artificial no varejo, o estudo chegou às seguintes conclusões:
Lembre-se que o Brasil sempre está uns 05 (cinco) anos atrasado em relação ao que acontece com o mercado norte americano. Mas sempre caminha na mesma direção. Portanto, se sua loja ainda não embarcou na nova era da inteligência artificial no varejo, é bom se apressar.
Saber o que seu cliente quer é fundamental para você ter sucesso. E você não quer ficar para trás, quer?
Veja também: Inovação e tecnologia na busca pelo desenvolvimento empresarial
Ainda está em tempo de responder ao alerta de Warren Buffett:
“Em dez anos a indústria do varejo não se parecerá em nada com a de hoje. Agora, a loja de departamento é online”.
Leia também: Como a Transformação Digital está revolucionando o varejo
O Nérus é um sistema ERP desenvolvido especialmente para o varejo. E como foi criado por especialistas na área, tem todas as funcionalidades que você precisa. Inclusive, conta com versões especiais para diferentes seguimentos, como Moda e Calçados, Materiais de Construção, Móveis e Eletro e Autopeças.
Veja mais AQUI.
O que você quer encontrar?