nerus
Área do cliente

O analista de TI é um herói do varejo

 

Quando decidimos ter um blog no novo site da Nérus, nos perguntamos: vamos escrever para quem? E então decidimos que essa nova área deveria ser dedicada ao Analista de TI das redes varejistas. Isso porque, para nós, o Analista de TI é um herói do varejo brasileiro. É ele o responsável por implantar e manter de pé os sistemas que gerenciam as redes de lojas espalhadas pelo país. Os clientes não têm ideia da quantidade de coisas ou a importância do trabalho que ele realiza.

Os clientes não sabem que ao comprar na loja e receber a mercadoria em casa, uma máquina enorme rodou para isso acontecer. Como acontece nos setores de móveis e material de construção. A venda, o controle e reposição de estoque, o faturamento, a emissão de notas, operações contábeis, compromissos fiscais, logística de materiais, tudo é controlado por um sistema, ou um conjunto de sistemas.

E quem controla esses sistemas?

O Analista de TI, muitas vezes administrando uma combinação de softwares e bancos de dados que, devido à adaptações, apresentam instabilidade ou que não conseguem fazer tudo automaticamente em toda a cadeia de compra, venda, entrega, estoque, financeiro. A pressão é grande. O sistema não pode cair – e se cair tem de voltar rápido, porque a venda não pode parar.

O Analista de TI faz muitas outras coisas. Ele é responsável pela infraestrutura de TI da rede. Estamos falando aqui de servidores, frota de computadores, links digitais e muitos outros detalhes técnicos que ninguém vê, mas que formam a base para que tudo funcione. Sem contar que ele ainda dá assistência técnica de helpdesk para todos os usuários, seja da central seja das lojas da rede.

O analista de TI vive atolado. Cuidando dos sistemas, da infraestrutura, do atendimento aos usuários. Ele se sente um “bombeiro” apagando incêndios em todos os lugares. Nem sempre é fácil fazer tudo isso, porque de um lado há um trabalho muito cerebral, que é a programação. De outro ele tem de decidir sobre questões técnicas de equipamento. E de outro, ainda, tem de lidar com as relações humanas entre pessoas estressadas porque não conseguem usar um computador ou um sistema.

E sabemos ainda uma outra coisa:

Aqueles que não conhecem a realidade do Analista de TI costumam menosprezar seus desafios. Não é por maldade, mas por desconhecimento do mundo da Tecnologia de Informação. Mundo que está se tornando cada vez mais sofisticado e mais complexo.

Por tudo isso, a partir de agora, vamos nos dedicar a tratar de temas do interesse do Analista de TI. Esse herói desconhecido do varejo.


Leia também: Dia internacional do trabalhador: a importância do profissional de TI

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross