marketing digital para loja virtual

Especialistas mostram como fazer marketing digital para loja virtual

Especialistas mostram como fazer marketing digital para loja virtual 600 300 Marcos Nannetti

Estudo realizado pela Exact Target na State of Marketing: Brazil 2014, com 400 empresas brasileiras, aponta que 97% dos gestores de e-commerce pretendiam aumentar os investimentos em marketing digital.

Isso porque trazem resultados bastante positivos para o varejo online.

Desse total:

  • 80% planejam focar em ações de conteúdos;
  • 77% em análise de dados, como CRM e Big Data;
  • 72% em marketing nas mídias sociais;
  • 71% em e-mail marketing;
  • 70% em SEO.

Quer saber como vender mais com marketing digital? Então, confira este post e descubra como usar o marketing digital para loja virtual.

Confira em nosso blog: Do Limbo à Glória em 03 Atos – A virada da Best Buy

Com fazer marketing digital para loja virtual

O mesmo estudo também levantou uma série de desafios no marketing digital para e-commerce.

Entre os principais, destacam-se:

  • o conhecimento e a interação com o cliente, agindo por meio da precificação e ações de individuais;
  • ações em campanhas de e-mail marketing e nas redes sociais para envolver e engajar os usuários.

Para tratar sobre esse tema, gestores de marketing das principais empresas do mercado apresentaram algumas dicas. Elas tratam sobre como utilizar esse recurso de forma eficaz em seu negócio.

Isso aconteceu em um evento promovido pela VTEX, empresa líder em tecnologia para e-commerce da América Latina. Confira!

Como vender mais com marketing digital para loja virtual

1- Precificação inteligente

Luiz Pereira, diretor comercial da Precifica, empresa que trabalha com precificação inteligente, enfatiza que é necessário conhecer seus concorrentes por completo. Tanto os de grande porte quanto os menores:

“Existe a real necessidade de acompanhamento contínuo dos valores praticados pelo mercado. É preciso entender como os concorrentes estão agindo para superá-los. Ferramentas que monitoram e automatizam rotinas de precificação podem trazer ganhos em escala, devido ao elevado volume de portais e páginas que deveriam ser consultadas para análise da concorrência”.

2- Compra de mídia

André Prado, chefe do setor de varejo do Yahoo!, comentou algumas boas práticas de marketing digital para loja virtual na hora de comprar mídia:

“A mídia está cada vez mais dispersa e é necessário cuidado na análise do que está efetivamente trazendo resultados para geração do tráfego e da compra na loja virtual”

Prado destacou ainda a questão do modelo de atribuição. Ele ajuda o lojista a entender quais das suas mídias foram acessadas antes da decisão de compra do cliente. Muitas empresas só analisam onde o cliente clicou por último:

“E tomam uma decisão precoce de adequar os investimentos sem considerar todo mix de meios utilizados, que podem também ter sido acessados em algum momento”.

Saiba mais: Como atrair clientes para sua loja virtual? Confita 4 táticas que funcionam!

3- Merchandising

Para Marco Aurélio de Paula, CEO do Grupo Idoc, empresa especializada em gerar conteúdo para portais:

“Quando um possível cliente acessa a loja virtual, é importante que existam algumas estratégias que façam interação com ele, de forma pontual. Como exemplos, podemos citar banners e destaques que reforçam um produto específico ou que contenham alguma informação que deva ser passada para o cliente”.

4- Captação de e-mails

Diego Jusinskas, gerente de Full Commerce e sócio da VTEX, sinalizou que os lojistas devem focar não apenas em canais de mídia que tragam tráfego para o site, mas precisam investir também em estratégias para captação de leads, ao pensarem em como vender mais com marketing digital para loja virtual:

“Para conseguir este tipo de informação, é necessário que o varejista online conceda algo em troca. Isso pode ser um desconto, brinde, conteúdo ou mesmo acesso a algo exclusivo. Mais importante que isso é saber utilizar a base de clientes de forma segmentada para não dirigir uma mensagem irrelevante a um cliente que não deseja receber determinadas informações de marketing direcionado”.

Conclusão: o marketing para ecommerce é complexo

Como você viu, não tem como vender mais com marketing digital para loja virtual sem usar diversas táticas em conjunto.

Por isso, use a tecnologia para descobrir as melhores oportunidades e divulgue sua loja para o público certo.

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Além de divulgar, é preciso gerenciar bem seu varejo. Já pensou em adotar um ERP para varejo completo e com excelente custo benefício? Então, clique AQUI e conheça o Nérus!

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