5 passos rotineiros para um estoque preciso

Por Marcos Nannetti
O controle de estoque é essencial para uma boa gestão, independente do tamanho na empresa. Por isso, é muito importante que exista uma atenção especial no gerenciamento do estoque, evitando excessos e prevenindo a falta de produtos. Além disso, ele deve ser sempre planejando baseado nos melhores e piores períodos de venda da empresa. Se na sua empresa ainda não existe um controle de estoque eficiente, preparamos 5 passos para você começar a melhorar seu controle de estoque hoje mesmo.
1 – O estoque começa pelo pedido de compras
Alinhe sua equipe de compras para a realização de um pedido de compras muito bem realizado, que envolve o fluxo de vendas, análise do estoque, programação de pedido e de prazos de entrega.
2- Um detalhe que faz a diferença
Garanta que as informações do pedido de compra estejam em algum documento, de fácil acesso, para a conferência na entrega (produtos, quantidades, valores, frete, área fiscal, etc).
3- O profissional também é importante
Obtenha o máximo de assertividade no ato de uma conferência cega. Para isso, treine o profissional responsável.
4- Atento sempre
Tenha a vigilância constante para não ter estoque negativo. Isto impacta em todos os processos sequenciais do comércio (financeiro, contas a receber, PDV, etc). Processos esses que podem lhe trazer muita dor de cabeça.
5- O PDV também tem sua responsabilidade
Não basta administrar somente a entrada do produto, nem tão pouco o estoque em si. É fundamental o registro correto do produto na saída. Não somente a venda, mas também nas transferências e devoluções, o que justifica a importância da adequação para o uso de códigos de barras.
Problemas com seu controle de estoque? Saiba como mudar essa realidade!
Não deixe de ficar atento também com os seguintes tópicos:
- Identificar e eliminar os produtos obsoletos em estoque;
- Não aceitar erros quanto à condição de falta ou excesso de estoque em relação às vendas;
- Fornecer informações adequadas ao planejamento de curto, médio e longo prazo, das necessidades de materiais e estoques;
- Manter os custos em níveis econômicos, levando em conta os volume de vendas, prazos, recursos e seu efeito sobre o custo de venda do produto.
Leia também: Você vende o que compra, ou compra o que vende?
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