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    Validação “Pingue-Pongue”

    Por Cléber Piçarro
    Por Cléber Piçarro

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    exemplos de gestão de qualidade

     

    Não estamos falando de “tênis de mesa” e nem de “pingue-pongue”.

    Estamos falando de “validação de sistemas” ou, melhor ainda, “validação de mudanças nos processos da empresa”.

    Toda vez que mudamos um processo na empresa, seja automatizado ou não, é muito importante que validemos isso.

    Em outras palavras, é importante que asseguremos se a mudança sugerida (seja em vendas, compras, estoque, etc.) atingiu os resultados mínimos esperados.

    Trata-se de uma questão de manter a qualidade dos serviços prestados. Neste posts, vamos entender esse exemplo de gestão de qualidade e como funciona a validação de processos pingue-pongue.

    A importância da qualidade em processos

    Teste de sistemas é uma área a parte em engenharia de software e não me proponho a falar sobre isso. Vamos nos concentrar em “como” fazer pessoas chegarem a um consenso se tudo está funcionando a contento. Isto é: vamos descobrir se a qualidade de processos está adequada.

    Aliás, isso é muito mais árduo do que parece.

    Por isso, vamos recorrer a alguns exemplos de gestão de qualidade e processos.

    Exemplo de gestão da qualidade em processo de recebimento

    Vamos lá, imaginemos a seguinte situação: você pediu ao seu fornecedor de sistemas (Nérus por exemplo) que mudasse o seu processo de recebimento de mercadorias em suas lojas.

    Ok, a Nérus enviou as orientações sobre quais os parâmetros do sistema devem ser ajustados. Você agradeceu, é claro, e voltou para “dentro de casa”, fez as alterações sugeridas e mandou um e-mail para todas as lojas avisando que o processo mudou.

    Ótimo, tudo funcionando. Pois o sistema é realmente bem flexível e atende às demandas do varejo.

    Contudo, é preciso ir além quando se trata de gestão e controle de qualidade de processos.

    Vamos supor, em um outro contexto, que não funcionou!

    Aliás, ficaram muitas dúvidas e o processo travou! O que? como pode um sistema completo como o Nérus não atender a uma demanda tão simples?

    Voltou no suporte, registrou sua reclamação e recebeu outras orientações. Ok, havia me esquecido que trabalhava com coletores de dados e eles não tinham sido configurados. Recebeu novas orientações e por aí vamos… pingue-pongue… pingue-pongue… (daí o nome desse exemplo de gestão da qualidade e validação de processos).

    Veja também: Game of Suporte: como a Gamificação pode ajudar a melhorar o desempenho de sua equipe!

    Validação de processos pingue-pongue: não siga este exemplo!

    Infelizmente, falando em sistemas, esta situação é muito frequente.

    Obviamente temos indicadores de desempenho em nosso suporte para detectar este tipo de problema.

    • Mas o que fazer quando isso acontece?
    • Como evitar exemplos de gestão da qualidade e validação de processos como esses?
    • Qual o procedimento correto neste tipo de caso?
    • Como evitar desgastes?

    Simples: pare de jogar pingue-pongue!

    Em outras palavras, quando se trata de gestão de processos e qualidade, vamos parar de empurrar a dúvida ou problema de um lado para o outro.

    Alguns Clientes, por incrível que pareça, resistem à isso, mas é básico. Temos que parar e fazer a validação de processos junto com o cliente, de forma síncrona.

    Em alguns casos, coisa de minutos, o que pode ser feito remotamente. Em boa parte, contudo, exige um trabalho de campo, junto com o cliente para entender, ajustar e testar junto.

    Simplesmente porque algumas mudanças parecem simples em termos de sistema, mas operacionalmente são complexas. Por isso, exigem capacitação para serem implementadas de maneira segura e rápida.

    Parece simples, mas não é bem assim…

    Em outras palavras, algumas mudanças parecem operacionalmente simples, mas podem ter reflexos severos na operação.

    Antes de implementar uma mudança, estime os impactos, analise os riscos e principalmente valide na prática envolvendo as pessoas mais importantes.

    Se a coisa funcionar rápido, ótimo. Se não funcionar, não insista com “pingue-pongue” convencional. Chame o fornecedor e tente fazer uma validação “síncrona” (em conjunto) remotamente.

    Se ainda assim não funcionar, traga o fornecedor para sua empresa e feche isso presencialmente. Claro que se houver problema no sistema, a responsabilidade é do fornecedor. Se não houver, faz parte.

    Lembrando que mudanças visam trazer melhorias (redução de custo ou aumento de receita) e obviamente, podem ter algum “preço” envolvido.

    Leia em nosso blog: Nérus EAD pode revolucionar a gestão do seu negócio!

    Conclusão: não deixe de fazer a validação de processos!

    Sempre que fizer uma mudança em seu sistema, só comece a trabalhar depois da validação.

    O Nérus é um sistema ERP para gestão de varejo que trabalha com toda transparência e segurança. Seu suporte é totalmente rastreado. O Nérus Mind é 24/7!

    Veja mais: SUPORTE