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    Como aproveitar ao máximo o Omnichannel? Como ele encurtou a relação entre online e offline e melhorou a experiência do cliente.

    Por Marketing Nérus
    Por Marketing Nérus

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    O Omnichannel foi desenvolvido para encurtar a relação entre online e offline e melhorar a experiência do cliente. Essa estratégia tem como base o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. Logo, ser omnichannel não é apenas ter vários canais de comunicação, mas também, ter uma sintonia entre eles.
    Analisando a etimologia da palavra, encontramos prefixo “omni”, que em Latim significa: de tudo e inteiro. Já “channel”, é uma palavra inglesa que significa canal. Assim, omnichannel refere a algo como “todos os canais”. Basicamente, omnichannel trata-se da unidade em diversos canais de uma marca. 
    Em outras palavras, o consumidor sentirá que tudo está interligado, tanto loja física quanto e-commerce. Assim, com a experiência integrada, as vendas podem ser iniciadas e finalizadas em canais diferentes sem ruídos na comunicação. 

    • Imagine estar na loja física e conseguir verificar a disponibilidade do produto que deseja pelo app. Do mesmo modo, comprar no site e retirar na loja. Parece incrível, certo?! Com o Omnichannel isso é possível!

    Inclusive, existem diversas outras possibilidades, portanto, vale a pena saber como aproveitar ao máximo o Omnichannel. Pensando nisso, selecionamos desde as principais vantagens até como conseguir aplicar essa estratégia em seu negócio. Vamos lá?!

    Principais vantagens do Omnichannel

    1. Melhora na logística e atendimento ao cliente 
    O Omnichannel permite visualizar todas as encomendas de forma unificada em uma rede de distribuição. Isso inclui: 

    • fornecedores;
    • lojas de varejo;
    • centros de atendimento;
    • pedidos que estão em trânsito, e muito mais.

    Tendo essas informações em mãos, fica mais simples para a sua empresa: 

    • reduzir os custos das entregas e do controle de estoque;
    • produzir relatórios e análises mais objetivas e assertivas;
    • fidelizar clientes com respostas mais ágeis;
    • ampliar o número de entregas pontuais.

    2. Ampliação da marca
    Ao adotar uma operação omnichannel se conquista uma percepção positiva para a marca. Afinal, ela passa a transitar em diferentes canais, nutrindo e convertendo o consumidor por vias distintas. Isso, por sua vez, também aumenta a visibilidade dos produtos e a credibilidade perante o mercado.
    Para tanto, os clientes se tornam fiéis com as boas experiências que tiveram. Assim, a empresa que é omnichannel tem maior capacidade de fidelização devido a relevância das possibilidades que viabiliza.

    Como aplicar e aproveitar ao máximo o Omnichannel?

    1. Tecnologia adequada
    Para ocorrer a integração de pedidos e informações é fundamental contar com a tecnologia. Nesse sentido, se faz necessário contar com um software de integração omnichannel. 
    O Nérus O2, por exemplo, é uma excelente alternativa. Isso porque ele permite empresas de médio e grande porte vender em vários canais ao mesmo tempo. Assim, essa opção disponibiliza, ainda, uma integração de ponta a ponta, independentemente se a venda foi feita na loja física ou na internet. Esse software consegue unir:

    • processos de atualização de cadastros; 
    • preços; 
    • estoques; e 
    • vendas.

    ???? Descubra também: o que é o PIX e quais as suas vantagens.
    2. Comunicação alinhada
    Para que o consumidor não note diferença entre online e off-line, diversos aspectos da sua marca deverão estar bem alinhados. Vale destacar que a identidade visual e a comunicação são muito importantes, por isso não devem possuir contradições. 
    Treine a sua equipe para definir padrões cujo o formato funcione em todos os canais. Isto é, independentemente da origem ou da abordagem – dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios, alinhe a sua comunicação.
    Nesse sentido, além de beneficiar na memorização do consumidor, isso evita experiências ruins por posicionamentos que não correspondam com a estratégia.
    3. Fiscalização do desempenho
    Assim, não adianta criar todo um sistema omnichannel se ele possui falhas na experiência do consumidor ou na sua administração. Portanto, compreenda que a fiscalização e o alinhamento contínuo devem ser um dos pilares para que a estratégia dê certo.
    Por fim, agora que você sabe como aproveitar ao máximo o Omnichannel, extraia todo o potencial do seu negócio. Esperamos ter lhe ajudado nesse processo de transformação. Até mais!