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    Varejo de bolso ou pocket retail, você conhece esse modelo de negócio?

    Por Cléber Piçarro
    Por Cléber Piçarro

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    pocket retail

    Como fazer para chamar a atenção do consumidor a tal ponto que ele se sinta seduzido a entrar na loja?

    Como desvendar os hábitos de consumo e preferências do cliente?

    Quais estratégias podemos utilizar para ganhar o consumidor no momentos mais adequado para a compra?

    Como fazer a oferta certeira para ter sucesso nas vendas?

    Essas e outras perguntas são respondidas pelo que hoje chamamos de pocket retail ou varejo de bolso.

    Confira também: Agendamento de entrega: veja como melhorar o processo de entrega de produtos aos seus clientes

    Como usar o pocket retail (ou varejo de bolso) em seu negócio

    O que é pocket retail, afinal?

    O conceito de pocket retail faz referência a um conjunto de processos e tecnologias que buscam mapear as demandas e os hábitos de consumo dos clientes, por meio de recursos como a geolocalização.

    Mas como funcional esse tal varejo de bolso? É isso que você vai entender agora!

    Funcionamento do pocket retail

    Sistemas monitoram de forma constante a localização do consumidor dentro da loja ou nas proximidades dela para que o varejista possa identificar o que interessa ao cliente. Assim é possível fazer ofertas – via celular – muito mais precisas e que vão ao encontro à real demanda do comprador.

    É quase como adivinhar o que o cliente quer comprar. Esse formato é estratégico para diminuir o incômodo com propagandas de produtos que não fazem parte do contingente de interesses do cliente. Eficiente para quem vende, prático para quem compra.

    Dados de pesquisa comprovam a eficácia do varejo de bolso

    Uma pesquisa divulgada pela Millward Brown – um dos maiores institutos de pesquisa sobre marcas, comunicação e mídia do mundo – mostrou que 40% dos consumidores permitiriam fornecer a localização em troca de informações de produtos e serviços.

    Antigamente, as marcas tinham que recorrer aos jornais para se disseminar. Depois, foram o rádio e a TV. A bola da vez é, certamente, o celular, em função do desenvolvimento das tecnologias mobile.

    Pela praticidade que o sistema representa para o varejista e para o consumidor, a expectativa não poderia ser outra se não de crescimento. Dados da consultoria européia Berg Insight apontam que as plataformas que utilizam geolocalização devem corresponder a 28% de toda a receita de publicidade móvel.

    Não por acaso, as empresas têm demandado iniciativas que supram a procura por tecnologias inteligentes e otimizem o contato direto com o consumidor por meio do celular.

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    Nérus SR: plataforma de varejo que engorda seu bolso

    Um dos exemplos mais completos é o Nérus SR, desenvolvido pela Nérus em parceria com a Handcom. O aplicativo para Android e iOS permite que o lojista identifique a posição física do cliente via georeferenciamento ou micro localização. Assim, é possível convidá-lo a entrar na loja.

    Já dentro da loja, o Nérus SR é capaz de identificar hábitos de consumo do comprador e convidá-lo a experimentar uma entre várias campanhas nas quais ele pode se encaixar. Tudo isso funciona de forma integrada ao Nérus.

    Apesar de todas as facilidade, aplicativos como o Nérus SR não podem ser entendidos como um mero disseminador de publicidades certeiras.

    É importante quando a tecnologia reflete a cultura do varejista em desenvolver políticas de relacionamento com o cliente, de conformidade com o que é interessante para o consumidor.

    A tecnologia, aliada à sensibilidade e preparação do varejista, é uma plataforma de impulso para o sucesso do negócio. Portanto, não deixe de ficar atento às novas tecnologias.


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