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Black Friday 2022 

O que fazer para ampliar as vendas e se destacar no mercado 

A maior temporada de promoções do ano promete! Esperada por consumidores e lojistas, a Black Friday 2022 vai impactar o mercado com vendas e grandes cifras. E isso é confirmado por especialistas e grandes players do mercado. 

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComM) a estimativa é que a Black Friday movimente R$6,05 bilhões no setor e o número de pedidos deve chegar a 8,3 milhões. O crescimento com relação a 2021 é de 3,5%

Os setores destaque são beleza, eletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis, informática, moda, saúde e telefonia. 

A expectativa também é positiva para os Marketplaces. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo aponta que 99 das 300 maiores redes varejistas do país tem marketplaces ou estão em plataformas de terceiros. Esse reforço na presença digital tem relação direta com os novos hábitos do consumidor durante a pandemia. 

A preferência dos brasileiros por essa plataforma tem crescido nos últimos anos: 41% compravam exclusivamente em marketplaces em 2019. Em 2020, 68%. Já em 2021, 71%. Os números fazem parte da pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, realizada pela Mirakl, grupo francês especializado em Marketplace Corporativo e referência mundial. Alguns fatores explicam porque o marketplace é tão estimado no Brasil: avaliações de outros usuários, segurança para resolver problemas relacionados a pagamento e/ou entrega e credibilidade das empresas. 

Importada dos Estados Unidos (realizada por lá imediatamente depois do tradicional feriado do Dia de Ação de Graças), a Black Friday chegou por aqui em 2010, caiu no gosto do brasileiro e é entendida como a oportunidade para adquirir diversos produtos com preços mais atrativos. Para aproveitar esse momento as empresas devem ter atenção a fatores que fazem a diferença ao oferecer uma experiência acima das expectativas de quem vai às compras.

O primeiro passo é o planejamento. Isso pode ser feito com base nos dados dos anos anteriores, como o número de vendas, receita, produtos com maior saída, interação nas redes sociais e número de visitas no site. 

O segundo passo é preparar o estoque. Já imaginou não estar preparado justamente na época mais aguardada pelos consumidores? Para evitar essa situação, alinhe o estoque à expectativa de vendas para a Black Friday. Selecione os produtos que estarão com desconto, negocie com fornecedores e tenha certeza da capacidade logística e controle de processos para aproveitar bem o período de promoções. 

O terceiro passo é planejar com antecedência a estratégia de divulgação. Defina quais produtos serão oferecidos com desconto - atenção especial para os que tem maior margem para isso, os que estão parados no estoque e os chamados “produtos isca”, itens de valor mais baixo que servem como porta de entrada para vendas mais robustas - e comunique nos canais mais adequados para o seu negócio (redes sociais, site, e-mail marketing, etc). 

O quarto passo é oferecer e integrar vários canais de vendas. Uma boa estratégia omnichannel , com soluções para o físico e o digital caminhem juntos, faz diferença na experiência do consumidor. Um exemplo é a possibilidade de comprar online e retirar em loja física. 

O quinto passo tem relação com o quarto: reforçar a presença digital. Estruturar bem o e-commerce (um site preparado para receber milhares de acessos simultâneos) e estar nos marketplaces é fundamental para destacar sua empresa e reforçar sua autoridade no mercado. 

Mencionamos a experiência do consumidor algumas vezes ao longo desse post. Ela tem tudo a ver com o sexto passo: oferecer múltiplos meios de pagamento (facilite a vida do cliente sempre que possível!) e descontos progressivos demonstram que sua empresa se preparou para a Black Friday e não quer simplesmente “empurrar” produtos. 

O sétimo passo na verdade é uma dica especial que preparamos para você: contar com parceria que agregue valor de verdade e leve seu negócio a outro nível! 

A Nérus tem diversas soluções, testadas e aprovadas por mais de 600 empresas em todo o Brasil, relacionadas à logística, operação e gestão no varejo e indústria. São sistemas que fazem a integração de lojas físicas e online, ecommerces, marketplaces e racionalizam e automatizam operações. Essas soluções fazem toda a diferença no dia a dia e são perfeitas para datas sazonais, como a Black Friday. 

Retorne à página principal do site para falar com um de nossos especialistas agora mesmo e começar uma parceria de grandes resultados para o seu negócio!  

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