Acabo de ler um interessante artigo da PWC sobre o futuro das lojas, Mobilidade, consumidores da era da Internet, WebRooming, Showrooming, e-commerce, realmente muito bom... Contudo, sempre volto a uma questão: o que temos hoje de tecnologia está pronto para o presente ou ainda temos que esperar o futuro?
Vamos de novo, tentar responder esta questão: Tecnologia para o Varejo, Futuro e o Presente...
Vamos lá...
O Presente
De fato nós na Nérus estamos empenhados em inovar com muita energia e investimento. Cloud Computing, Processos especializados, Mobilidade, Tablet, etc. Afinal nós vivemos disso e temos que estar preparados. Contudo, ainda encontramos muitas empresas de porte relevante precisando muito de processos que são muitas vezes taxados como "antigos". Quais? um bom controle de estoque, um bom planejamento de compras, acompanhamento on-line de vendas, fragilidade nos processos fiscais e contábeis... Quando falamos sobre tanta tecnologia o empresário fica muito animado mas também meio confuso... ainda tenho tantos problemas operacionais, como fazer para me aproveitar disso?
As "fundações" do futuro
Fazendo uma analogia com a construção de prédios, para que uma casa ou um prédio fique de pé é essencial que haja uma boa fundação. Na Nérus, não temos dúvida: (1) uma boa visão estratégica e (2) um bom sistema de gestão (envolvendo software) é a base de tudo. Não basta colocar um sistema, sempre recomendamos que nossos Clientes invistam seu tempo cuidando da sua estratégia (compras, mix de produtos, ponto de venda, atendimento, etc) e, principalmente, deixem o trabalho pesado para o sistema de gestão (ERP ou Sistema integrado de varejo). Ocasionalmente, ainda vemos muitos empresários gastando mais tempo ao optarem por um sistema genérico e mesmo por sistemas feitos sob encomenda... Um erro perigoso. Não nos consideramos melhores que ninguém, apenas mais especializados, mais diferenciados. Não trabalhamos com outro segmento. Acreditamos na especialização como uma forma de economizar tempo de nossos Clientes. Ao consultarem a Nérus, nossos Clientes encontram processos "pré-moldados" prontos para serem usados ao invés de construí-los dentro de casa. Ao utilizarem nossos sistemas e serviços, garantimos que as questões financeiras, fiscais, físicas (estoque) e contábeis estejam em dia (ou pelo menos em termos de sistemas estão prontas). Ao fazermos isso, deixamos que o empresário, os diretores e a alta gestão se preocupe com o que faz diferença, com o negócio. Com a estratégia.
O Futuro
Bom, feita uma boa fundação, tecnologia está sobrando! Computação nas nuvens, E-Commerce, WebServices, Serviços Inteligentes de Credit-Score, Mobilidade, BigData, etc, etc, etc. O que preciso para usar isso? Escolher de acordo com sua estratégia o que for mais adequado e patrocinar seu uso. Obviamente, mais uma vez, para que uma boa tecnologia dê frutos, processos consistentes precisam estar sendo monitorados. O que quero dizer com isso? Vamos ao exemplo. No Nérus, nossa solução de gestão integrada de redes de lojas, temos diversos processos e tecnologias. Uma das mais interessante está ligada ao monitoramento dos hábitos de consumo nas lojas (microlocalização / ibeacon). Com ela o varejista consegue saber onde o Cliente está, se o produto procurado foi encontrado e até estimular a compra através de um cupom on-line. Uma dúvida?! Você cadastra dados de boa parte dos seus Clientes?! Você mantém processos de fidelização?! Você mantém um estoque em dia com as demandas das lojas?! Se a reposta for um sonoro "Não", ora, então pra que tanta tecnologia? Faça o básico primeiro. Obviamente, procure um fornecedor que lhe garanta a evolução e a especialização necessária. Alguém que esteja de olho no futuro. Contudo, não dê um passo maior do que as pernas. Coloque o básico para funcionar, fique de olho no mercado e no consumidor e cuidadosamente, implemente o futuro.