Os empreendedores varejistas buscam a todo instante atualizar suas táticas comerciais com vários propósitos:
Assim, obtém mais lucros. Afinal, os lucros garantem a continuidade dos negócios, não é mesmo?
Porém, com as mudanças impostas pelos novos perfis de consumidores, estes setores estão aprendendo a garantir sua sobrevivência num ambiente cada vez mais competitivo. Todos buscam a melhor maneira de como alavancar vendas no varejo.
O que você pode fazer, então, para garantir o aumento de seus lucros no cenário atual? Em outras palavras: como aumentar o lucro de uma empresa de varejo?
Neste texto, você verá algumas estratégias para aumentar o lucro e poderá, com elas, montar um plano de ação para aumentar a lucratividade.
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Saber como aumentar a lucratividade de uma empresa de varejo pode ser complexo. Mas se você se organizar, segundo esses passos, os resultados logo virão.
Algumas fórmulas tradicionais, como a captação de clientes, obviamente ainda devem fazer parte das estratégias do varejo.
Contudo, a forma de fazer isso mudou e se modernizou. Hoje em dia, os consumidores prezam muito mais pela transparência de informações e a construção de relacionamentos mais profundos com as marcas dos produtos que costumam consumir.
Para consolidar a captação de novos clientes para sua empresa, você deve investir na divulgação online de produtos.
Hoje em dia, se sua empresa não estiver na internet, ela não existe para um grande contingente de consumidores. Não digo para você ter um e-commerce, não é isto. Mas sua empresa deve ter presença digital. Ou seja, se eu digito no Google o nome da sua empresa ou os produtos que ela vende, o que aparece como resposta?
Se a sua empresa apareceu na primeira página, parabéns você tem presença digital. Caso contrário, você deve começar a se preocupar. Não há como aumentar o lucro da empresa sem presença digital.
Outra dica importante é criar campanhas de e-mails para divulgar promoções ou novas coleções. Mas sempre tomando o cuidando para que o conteúdo seja relevante para os clientes e prospects. Não seja mais um importunando o seu cliente, seja único e diferente.
Vários clientes nosso estão usando esse recurso com bastante sucesso!
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Além de captar novos clientes, outra maneira de como aumentar o lucro de uma empresa é realizar ações para trazer de volta quem já comprou com ela, para que continuem a ter uma relação de fidelidade do cliente com a marca.
Você sabia que o retorno de um cliente fidelizado custa muito menos do que a captação de novos compradores?
Para isso:
Entre outras iniciativas.
Aqui é extremamente importante o cadastro de seus clientes com todos dados que você precisa. Toda interação com os clientes deve ser uma oportunidade para aprimorar o cadastro.
Alguns de nossos clientes usam o SMS para relembrar os clientes que novos produtos chegaram ou que o vendedor da sua preferência estará aguardando para mostrar as novidades.
Executando corretamente essa ação, consegue-se uma excelente taxa de retorno, além de sempre estar lembrando ao cliente que você se preocupa com ele.
É, não se pode pensar em como aumentar a lucratividade da empresa sem fidelizar clientes.
Além disso, como nos ensina Kotler, clientes fiéis fala bem de sua empresa. Confira a frase:
Fazer uma boa análise de informações acerca de seus clientes não significa apenas cadastrá-los e descobrir sexo, faixa etária e região em que moram ou o número do sapato que calçam.
É importante saber o que eles esperam de seus produtos e serviços, como os utilizam e o grau verdadeiro de satisfação após a compra.
Só assim você vai poder descobrir quais são os fatores que influenciam a sua venda, ampliar a reputação de sua empresa e, desta forma, ser mais assertivo em sua oferta. Com isso, venderá mais para clientes antigos e novos.
Além disso, é essencial que essa informação esteja disponível no software de ponto de venda (PDV), pois é lá que o uso dessa informação fará diferença na mão do vendedor.
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Os recursos tecnológicos evoluem cada vez mais para aperfeiçoar a eficiência das equipes de trabalho.
Um software que integre várias demandas de gestão, como um ERP, pode ter resultados magníficos no varejo. Isso, não só em áreas de contabilidade e controle de folhas de pagamento, mas, sobretudo, no âmbito de atendimento aos clientes e no ponto de venda.
A cada dia, a importância do ERP nas empresas de varejo fica mais clara.
Afinal, a otimização de tarefas gera muito mais satisfação nos consumidores. Além disso, presta um monitoramento mais rigoroso dos diversos dados de seu negócio e automatiza tarefas recorrentes.
Dessa forma, seus funcionários são capazes de se dedicarem a afazeres mais dinâmicos e proveitosos para o empreendimento.
Nossa última dica de como aumentar o lucro de uma empresa se fere a seus processos.
Sempre falo sobre a importância dos processos, mas não custa nada lembrar que se a sua equipe tiver modelos a seguir, ela vai se virar melhor quando surgirem dúvidas sobre o atendimento aos clientes, registro de mercadorias e outros afazeres comuns em um negócio varejista.
Isso evitará perdas e falhas humanas que antes seriam mais corriqueiras, o que trará um impacto positivo nos seus lucros.
Quer entender mais sobre a gestão de processos? Então, confira este vídeo:
Você tem tido problemas com a lucratividade em seu negócio varejista? O que você tem feito para melhorar a situação de sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários!
Saiba mais: Crie processos na sua empresa e aumente os lucros
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