Em outro recente artigo, registramos como o e-commerce tem crescido em todo mundo: 28% em junho de 2020 comparado com o mesmo período de 2019. Este é maior crescimento registrado desde o início da crise do covid-19, segundo dados da ACI Worldwide publicados no site “Mercado e Consumo”. Trata-se de um fato esperado já que boa parte dos pontos de venda físicos continuam fechados bom tempo. Logo, qualquer um que ainda não vendia pela internet está procurando uma forma de fazer isso (B2C). No entanto, a grande pergunta é: como levar a minha empresa para o e-commerce de forma consistente!?
Nesse mesmo artigo citado anteriormente, sugerimos uma estratégia: ande rápido, de forma integrada e aos poucos. Agora, vamos sair do campo da estratégia e entrar na prática.
Embora muitas empresas nasçam direto no e-commerce, a nossa abordagem aqui neste artigo está voltada para quem já possui um comércio, estoques e pessoal de vendas e retaguarda, etc. Queremos portanto aproveitar ao máximo esses recursos.
Nossa sugestão começa com um passo-a-passo bem básico:
Em resumo, o que queremos sugerir é: ande rápido mas de forma gradual, pensando em todos os detalhes que conseguir. Afinal de contas, existe um aprendizado que precisa ser respeitado. De acordo com alguns autores a inovação é um intenso processo de tentativa-e-erro (Sosna et al., 2010). Ignorar isso seria a maior ignorância.
Em resumo, e de novo: faça rápido, integrado e de forma gradual. Aprenda e divirta-se com a jornada. Se precisar de apoio ou ferramentas, converse a Nérus.
O que você quer encontrar?