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Estresse gratuito nunca mais: Vá para Nuvem agora!

Um relato dramático de um pequeno erro com graves consequências!

 

Estresse Gratuito, Não!

Ok, nem todos os problemas de TI estão na infra-estrutura (servidores, internet, etc.) ! Contudo, quando algumas situações perigosas já possuem soluções elementares, não vale a pena sofrer a toa! Vamos colocar energia naquilo que é importante e não tem solução trivial...

A dúvida!

Vamos começar de trás para frente! Há algumas semanas, depois de dois dias extremamente estressantes, um Cliente nos perguntou: “Meu funcionário de TI cometeu um erro grave”?

Que “saia justa”! Desgaste de tempo, dinheiro, pessoas, etc, etc, etc… a troco de quê?!

Antes de responder, vamos explicar mais um pouco sem expor empresas ou pessoas.

O que ocorreu

Temos um Cliente distante geograficamente da Nérus, o qual possui quase 20 lojas conectadas no Nérus, nosso sistema de gestão de lojas. Uma operação rentável e de alto giro. Ao final do sábado a noite, horário em que algumas lojas ainda operavam, recebemos uma ligação do técnico de TI do Cliente: “Meu servidor parou e não estou conseguindo ligá-lo novamente, será que podem me ajudar?". Claro, para isso temos pessoal de plantão 24 horas na Nérus. Contudo esse tipo de situação não era para demorar muito, em especial se o servidor de Backup estivesse ok. Para estresse geral, ficamos 2 (dois) dias praticamente ininterruptos tentando recuperar um servidor que parou pois o backup não estava ok. De sábado ao final do dia até segunda-feira ao final do dia, nossa equipe de suporte e nosso parceiro de infra-estrutura ficaram conectados remotamente, recuperando um servidor virtualizado.

Ok, mas o que casou tudo isso?

Ora, o que ocorreu? Como podemos gastar tanto tempo com isso? Descobrimos que o servidor estava sem espaço em disco e um dos arquivos do “servidor físico” foi manipulado de forma inadequada. Isso parou o serviço de virtualização. Eu não entendo nada de virtualização ou mesmo de servidores. Como não tínhamos muito tempo, acabamos improvisando alí, improvisando aqui e, voi-a-lá, 2 dias de trabalho extremamente desgastantes, com várias lojas operando em contingência (ainda bem que temos um PAF Offline para segurar as operações básicas), tudo voltou a funcionar.

O poderia ter sido feito diferente para não vivermos isso?

Nuvem, é claro! Mais barata, mais segura, mais rápida, mais tudo! Pelo menos para os Clientes que operam com o Nérus!

Hoje recomendamos que TODOS os Clientes estejam na nuvem. Alguns, como no caso em questão, ainda não tinham migrado por decisão interna. Se estivessem na AWS, Amazon Web Services, provedor de nuvem escolhido pela Nérus, isso não ocorreria. Se algo diferente ocorrer e causar uma parada, os servidores são automaticamente é recuperados em 5 minutos. SIMPLES ASSIM!!! Zero estresse nesse tipo de problema! Sem custo, sem perda de tempo, sem estresse...

De quem é a culpa

Vamos na pergunta lá de cima: “De quem é a culpa?” Tecnicamente, podemos até apontar um culpado mas, do nosso ponto de vista, a culpa não é técnica. Toda vez que optamos por “colocar dentro da empresa”, uma responsabilidade que poderia ficar fora sem nenhum comprometimento estratégico ou econômico da empresa, estamos errando! Infra-estrutura não é o negócio do varejista. Ele, o varejista, já tem problemas demais! Tirem a TI de dentro de casa, coloquem tudo na nuvem e vamos nos preocupar com aquilo que é realmente importante: o Cliente e o negócio.

Bom, este post em especial foi meio estressante. Prometo falar de coisas boas nos próximos!

 

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