nerus
Área do cliente

Cuidado: os ladrões estão atacando. Proteja sua empresa nas nuvens!

Parece notícia de filme de ficção científica: Ladrões (ou Sequestradores) de dados! Infelizmente não é!

Nas últimas semanas, em especial, esses ataques foram notícia nos principais telejornais brasileiros. Até um Cliente nosso foi atacado. Basta "dar um Google" e vão encontrar outros casos. Em resumo, os larápios (hackers) de plantão, entram no servidor, criptografam (codificam com senha) o banco de dados (e os backups) de forma que ela não possa utilizar. Depois pedem um “resgate” para liberar a senha. Ora, como eles conseguem, quem são, como tem coragem de fazer isso?!?

Independente dos motivos e dos valores envolvidos, uma coisa é certa: o prejuízo pode ser enorme para o negócio. Salários e pagamentos atrasados, faturamento parado, quanto isso tudo pode custar para sua empresa? Quanto você pagaria para ter tudo resolvido? Muito, é claro! Logo, várias empresas acabam pagando ou, caso contrário, tem um custo enorme para retomar as operações se tiver um backup mais atualizado.

Contudo, o que mais me assustou, foram as soluções dadas pelos "especialistas de plantão": troquem as senhas, coloque um software de segurança, contrate um especialista, etc, etc, etc… Ou seja, estavam orientando as empresas a trazer toda essa "complexidade" para dentro dela. Ela, uma (empresa) leiga, vai ter que se defender desses nerds inescrupulosos (da China, Índia, Brasil, Russia, etc). Esses “Pseudo Profissionais Super Treinados” (e safados) ficam o tempo todo se dedicando a prejudicar os outros! Que chances essas empresas de médio e pequeno porte vão ter? Pense bem antes de responder…

Ora, o que você quer dizer com isso, Cléber? O óbvio: se você tem recursos sobrando, obviamente vale a pena investir para se proteger, não discordo disso. Contudo, também vai precisar dedicar tempo para contratar este tipos de serviços e tecnologias. Agora, se você é uma empresa menor (pequeno e médio porte) ou uma empresa que não quer gastar em tecnologia que acrescenta pouco ao seu negócio (aliás tem que fazer seu negócio funcionar), o correto é esquecer de tudo isso e colocar seus sistemas na nuvem! Sim, desista de manter este tipo de preocupação dentro de casa. Delegue isso para quem vive de tecnologia da informação (Iaas) e até contrata vez por outra esses malucos para testar sua própria segurança. Uma boa nuvem (AWS, Azure, Locaweb, Algar, etc) tem muito mais condições de se proteger e, por consequência, proteger sua empresa por tabela. Fuja dos ladrões, se esconda nas nuvens!

 

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross