Temos nos deparado constantemente com as perguntas sobre as vantagens do cloud computing no varejo:
Vamos tentar responder estas e outras perguntas nesse artigo, assim, você entenderá todas as vantagens do cloud computing para o seu negócio.
Saiba mais: O que é mais estável: computação em nuvem ou estrutura própria?
Em primeiro lugar, e mais importante, Redes de Lojas (acima de 5 lojas em especial) já são naturalmente uma aplicação na nuvem, só que numa nuvem privada!
Ora, num primeiro momento, o dono de uma rede com menos de 5 lojas, faz a gestão empresarial, às vezes, com softwares isolados. Mas se vê obrigado a conectar as lojas através de visitas frequentes e pelo telefone (fixo ou celular).
Sim, trata-se de uma rede mantida por esforço humano, manual!
Quanto temos de estoque, quanto temos no caixa, como está o atendimento ao cliente, etc.
Depois de 4 ou 5 lojas, dependendo do tamanho, ele não consegue mais usar o telefone ou o carro, e começa a pensar em softwares integrados para redes de loja.
Aí, o negócio complica um pouco mais, porque vocês têm que conectar as lojas pela internet. Agora será necessário falarmos de mais alguns pontos.
Nessa hora, a resposta é clássica: você acabou de montar uma aplicação distribuída (com várias lojas) e está agora mantendo uma "rede" (net) própria.
O que isso implica? Ora, você terá diversos problemas, tais como:
Você só vai ter que se preocupar com o primeiro ponto acima.
O resto, tudo mesmo, fica a cargo do provedor de nuvem. A nuvem agora é pública, não é mais sua, você apenas faz uso e paga pelo que usou.
Ou seja, literalmente para de se preocupar com um datacenter, CPD, etc. E, assim, se concentra exclusivamente com outros pontos críticos do negócio como: ponto, mix de produtos, giro, margem, vendas, etc.
Até muito pouco tempo atrás, havia uma séria dúvida sobre o custo da adoção de servidores nas nuvens.
Contudo, a resposta hoje é simples e direta: a nuvem oferece uma forte redução de custos na empresa!
Sim! Você recebe diversos serviços de um só fornecedor e o custo ainda diminui.
Como isso é possível? Ora, é simples: ganho de escala.
Imagine há 100 anos atrás quanto algum negócio precisasse de energia elétrica. A solução mais indicada para a infra estrutura da época era fazer uma pequena central de geração de energia (hidráulica ou eólica).
Assim, eram necessários uma fonte de energia, construção, engenheiros, linhas de transmissão, monitoramento, manutenção...
Com isso, o empresário tinha que se preocupar com tudo. Hoje em dia, a solução é simplesmente: ligar para a central de energia elétrica, a qual infelizmente está na mão do estado.
No caso dos datacenters, para nosso bem, está na mão da iniciativa privada!
Concorrência ajuda muito (nesse caso). Hoje, Google, Amazon, LocalWeb, Allog, etc. estão concorrendo o tempo todo para oferecer o melhor serviço ao menor custo.
Logo, temos o melhor dos mundos.
Veja também: Inove com baixo custo, com ajuda da nuvem
Uma outra preocupação era a segurança. Será que meus dados estarão seguros?
Outro dia um cliente da Nérus, dono de uma importante rede de lojas de roupas infantis, teve sua loja invadida. Levaram algum dinheiro e mercadoria, além de quebrar algumas portas. Mas nada crítico.
Imagine se o larápio quisesse levar o servidor que tinha firewall, anti-vírus, monitoramento constante e uma série de outros custos de segurança!
Imagine ainda que esse ladrão tivesse esbarrado no servidor e danificado o equipamento!
Que segurança você tem hoje de fato? Na verdade, datacenters na nuvem têm segurança física, segurança contra incêndio, segurança contra queda de energia, segurança quanto a impactos de veículos e muito mais.
Além disso, você sabia que os datacenters mantém todos os dados duplicados em diversos locais físicos.
A AWS (Amazon Web Services), por exemplo, provedor homologado pela Nérus, mantém dados duplicados no Brasil, Estados Unidos e Europa de tudo que você grava neles.
Logo, se "cair uma bomba" em um dos datacenters, sua rede de varejo continuará a operar de maneira imperceptível.
Tudo isso a um custo menor do que você tem hoje! Incrível, não é?
Outro grande problema do varejo são as datas críticas (dia das mães, natal, dia das crianças, etc).
Como fazer para que os meus servidores funcionarem bem nessa época? A resposta dada pela maioria dos "especialistas de informática" (seja internos ou externos) é o planejamento!
Sim, e aí vão orientá-lo para que se planeje e compre baseado sempre na demanda máxima!
O quê? Eu vou gastar dinheiro e a linha de corte será o teto máximo que eu preciso?
Mas tecnologia não é um produto que envelhece rápido?
Por que tenho que comprar baseado na demanda máxima e não na mínima?
Ora, simplesmente porque não havia outra saída.
Bom, para nosso alívio, os provedores de servidores nas nuvens, alguns em especial como a AWS, resolveram isso.
Como eles compram volumes muito grande de equipamentos, eles sempre tem uma boa folga. Logo, colocam esta folga a disposição dos varejistas!
Como? Você avisa algumas semanas antes que vai precisar de capacidade de processamento e eles liberam para você a medida que precisar.
Depois que passar a data, desligam este processamento. "Lógico", só vão cobrar o que você consumiu! Não é mágica, é tecnologia!
A Amazon é o maior consumidor de equipamentos, logo depois do Google e aprendeu a administrar estes recursos melhor do que ninguém.
Obviamente outros provedores farão o mesmo no futuro. Bom para o varejo e para o consumidor que pode ser atendido no momento desejado.
Leia mais: Por que o varejo precisa desesperadamente da Nuvem (Cloud Computing)
É bom lembrar que nem todos os fornecedores oferecem todos estes recursos.
Nossa sugestão é contratar uma empresa para lhe orientar sobre as melhores práticas.
Na Nérus, já temos parceiros homologados e também orientação clara sobre as melhores saídas. A AWS (Amazon Web Services) é nosso datacenter escolhido.
Tudo que descrevemos acima funciona da forma descrita. Baixo custo, flexibilidade, segurança e agilidade. Tudo num único lugar.
Agora, para que tudo isso funcione a contento, seu fornecedor de software de gestão também precisa estar preparado.
Uma aplicação precisa ser desenvolvida da forma correta para facilitar o uso na nuvem e aproveitar ao máximo as vantagens do cloud computing.
A arquitetura do Nérus, software de gestão para redes de loja é baseada em N-Camadas (N-Tier) e permite que o servidor de banco de dados, servidores de aplicação e estações de trabalho, equilibrem o processamento da melhor forma possível.
Durante as datas críticas de vendas para o Varejo, o Cliente pode ativar vários servidores de banco e aplicação na medida que precisem e depois desligá-los sem manter o custo nas alturas como outros fornecedores.
A Nérus já tem diversos cases de sucesso que se valarem de todas as vantagens do cloud computing.
Estaremos a disposição para explicar como isso funciona, quanto vai custar e quem vai implementar isso para você.
Procurem-nos e explicaremos tudo!
Nos falamos em breve!
Enquanto isso não acontece, confira um depoimento de uma empresa que confia em nossos serviços e já conta com todas as vantagens do cloud computing:
O que você quer encontrar?