Já falamos um pouco sobre o desafio que é escalar as vendas no ecommerce aqui.
Hoje quero falar um pouco como utilizar o relacionamento com os clientes atuais para gerar mais tráfego e vendas. Sabemos que conquistar a audiência na internet é cada vez mais difícil, seja porque a concorrência aumenta a cada dia ou pelo preço dos anúncios que ficam cada vez mais caros.
Neste cenário, a saída mais fácil para o pequeno e médio lojista é desenvolver um relacionamento com a clientela atual visando torná-los fiel a marca e ir expandindo aos poucos a presença na internet mas de maneira consistente. Vamos ver como podemos escalar o e-commerce em três passos:
Criar um departamento ou nomear um responsável que irá cuidar, engajar e fomentar este relacionamento dos clientes com a marca é essencial. Lembre-se que se não houver alguém responsável e que lidere este movimento a coisa simplesmente não vai acontecer sozinha.
Momentos e motivos não faltam no varejo para que possamos entrar em contato com nossos clientes: datas festivas, aniversário, pesquisa de satisfação, convites, etc. O que falta aqui é a atitude, perseverança e acreditar que isto irá trazer muitos resultados.
O segundo passo, uma vez montada a equipe, é entender o que é valor para os seus clientes e assim saber quais os serviços oferecidos pela empresa que poderão ser usados para gerar o engajamento necessário no relacionamento.
Aqui temos visto vários tipos de serviços que podem ou não fazer sentido para o seu negócio: atendimento especial ou com hora agendada, entrega grátis, parcelamentos especiais, descontos progressivos, brindes, direito de participação em sorteios, instalações grátis, entregas programadas com horário certo, etc.
Em outras palavras, para que o cliente queira se engajar conosco em um relacionamento teremos que pensar no que podemos oferecer em troca desta fidelidade. Aqui vale o conceito: vamos dar primeiro para depois receber.
Uma vez definidos os serviços que irão ser ofertados para os clientes especiais, está na hora de iniciarmos o nosso programa de fidelidade que irá garantir que somente os clientes que preencherem os critérios é que terão acessos a estes privilégios. Então o terceiro passo é definir nossa política de relacionamento e dar ciência a todos como poderão acumular os pontos e requerer os benefícios.
Aqui temos de ser bastante claros quais são as regras e como podemos aferi-las com transparência e honestidade. O consumidor quer ser respeitado e também não quer burocracia na hora de receber seus prêmios.
Lembre-se ainda que todo o processo vai levar de 06 a 12 meses para dar os primeiros resultados, mas eles serão crescentes e bastante consistentes. Pense também na adoção de estratégias multicanais pois o seu clientes hoje já é omnichannel.
Se você gostou e quer saber mais sobre este tema entre em contato conosco, a Nérus ajuda você a ganhar tração nas vendas de e-commerces e marketplaces.
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