Tradição no mercado brasileiro, as datas sazonais têm uma importância fundamental para o Varejo. Esse assunto foi destacado aqui no blog há alguns meses (você pode acessar o artigo clicando nesse link).
O segundo semestre reserva ótimas oportunidades e a primeira data sazonal dos últimos meses deste ano é o Dia das Crianças.
Segundo as informações mais conhecidas, o Brasil foi pioneiro em estabelecer uma data específica - 12 de Outubro - para homenagear os pequenos, a partir do decreto nº 4.867 assinado por Arthur Bernardes, então presidente do país, em 5 de novembro de 1924.
Mais de três décadas mais tarde, em 1959, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estabeleceu o dia 20 de novembro como o Dia Internacional das Crianças.
Voltemos ao Dia das Crianças no Brasil. Por aqui, a data se popularizou a partir de uma ação de marketing. Em 1955, a Estrela, lendária fábrica de brinquedos, iniciou uma campanha nacional com o nome “Semana do Bebê Robusto” e tinha o objetivo de focar no Dia das Crianças para aumentar as vendas.
Em 1965, a Jonhson & Jonhson também dedicou uma semana inteira às crianças com a campanha “Bebê Jonhson”.
De lá pra cá, o Dia das Crianças se tornou cada vez mais comemorado e se tornou referência no calendário do Varejo.
Expectativas de quem vende e comportamento do consumidor
Depois de mais de dois anos em um contexto de pandemia e impactos na economia, o Dia das Crianças representa um grande motivo para sorrir quando falamos em vendas.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que o Dia das Crianças deve movimentar R$13,68 bilhões no comércio brasileiro em 2022.
Os números são realmente animadores: 73% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras.
O estudo tem outros dados importantes: os consumidores planejam comprar 2,2 presentes, que vão custar em média R$241,60, aumento de R$42,00 na comparação com o Dia das Crianças em 2021.
Os presentes mais procurados são: roupas e/ou calçados (44%), bonecas/bonecos (40%), jogos educativos/de tabuleiro (28%) e avião/carrinho de brinquedo (20%).
O levantamento que foi feito em parceria entre CNDL e SPC têm boas notícias para quem vende pela internet: 47% das compras devem ser feitas nessa modalidade. Desse montante, 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram.
As lojas físicas também devem ser muito procuradas: shoppings centers (43%), shoppings populares (32%) e lojas de rua/bairro (29%).
E tem outra ótima notícia para os varejistas: entre os consumidores que vão utilizar a internet para pesquisar produtos e preços, 73% citam os sites e aplicativos de varejistas. Outros 63% vão recorrer aos sites de buscas e 34% têm preferências pelos sites que comparam preços.
O Dia das Crianças abre a reta final das datas sazonais: ainda temos a Black Friday, Copa do Mundo (excepcionalmente realizada no segundo semestre devido às condições climáticas do Catar, país que vai sediar esta edição) e o Natal.
Lembra que falamos sobre um impulso para o Varejo? Esta é a terceira data mais importante do ano para o setor, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
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